Pernambuco prorroga campanha de vacinação contra gripe até o dia 17 de maio

Foi prorrogada até o dia 17 de maio a Campanha de Vacinação contra a gripe. O anúncio foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (10). Em Pernambuco, 1,6 milhão de pessoas fazem parte dos grupos prioritários e devem procurar os postos de saúde – 71% delas (1.035.318 pessoas) foram imunizadas até agora e a meta é chegar a 80%.

A vacinação evita as internações hospitalares e reduz os índices de mortalidade causados pelas complicações da doença. Entre os grupos prioritários deste ano estão indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, idosos (a partir de 60 anos) e trabalhadores da área de saúde, além de grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doentes renais crônicos). A população privada de liberdade também será contemplada.

Neste ano, a vacina contém três tipos de vírus inativados da doença: sazonal, H1N1 e H3N2. Segundo o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações por pneumonia. A mortalidade global costuma cair entre 39% e 75%.

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top