IPA tem novo presidente

Fortalecer a agricultura familiar no Estado está nos planos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Através do novo presidente, o economista Odacy Amorim, o órgão estará presente para prestar serviços ligados à extensão rural e pesquisa, além de melhorias na infraestrutura. Nessa terça (22), aconteceu no auditório do IPA a solenidade de posse de Amorim, que contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais e federais, representantes de entidades de classe e sociedade civil.

Um dos projetos que estão no planejamento do novo presidente é a construção do Plano Diretor de Propriedade Rural para ter um monitoramento maior da produção em Pernambuco. “Através desse plano, a ideia é realizar um diagnóstico em cada propriedade rural. Vamos discutir a demanda de cada produtor e saber se ele precisa de melhorias pelo serviço público ou se seriam ações feitas por ele mesmo. Então, vamos procurar saber o que ele precisa para melhorar a produção, seja água, energia, construção de barragens, e infraestrutura, como a colocação de cercas na propriedade”, destacou Amorim, ao complementar que irá apresentar a ideia do projeto aos diretores do IPA e à sociedade.

O desafio do órgão também será ampliado para o agronegócio. “Vamos trabalhar a agricultura familiar, mas sem esquecer do agronegócio. Pernambuco tem setores importantes, como a fruticultura irrigada, a bacia leiteira e a produção de açúcar e álcool através da cana-de-açúcar”, comentou Amorim. Nesse cenário, o IPA continuará buscando formas de conviver com a seca, principalmente, através dos estudos de climatologia.

Segundo Amorim, é preciso encontrar caminhos para a melhoria das produções. “Pretendo estimular a piscicultura, por exemplo, na Zona da Mata e no Sertão do Estado. Então, para fortalecer essa e outras atividades vamos incentivar a capacitação, além de buscarmos a captação de recursos para investimento, seja através de financiamentos, emendas parlamentares, receita gerada pelo IPA, convênios com os governos Federal e Estadual e parceiras com os municípios”, explicou.

O IPA, que está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário – pasta do secretário Dilson Peixoto -, desenvolverá um trabalho integrado para promover a melhoria da vida no campo.

Informações: Folha de Pernmabuco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top