Paulo Câmara inicia rodada de encontros com ministros de Bolsonaro

Em Brasília, Paulo foi recebido por Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura / Fotos: Alberto Ruy/MInfra
Em Brasília, Paulo foi recebido por Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da InfraestruturaFotos: Alberto Ruy/MInfra RENATA MONTEIRO

O governador Paulo Câmara (PSB) iniciou, nessa segunda-feira (28), uma série de encontros com ministros do governo Jair Bolsonaro (PSL) para discutir pleitos pernambucanos que necessitam de apoio da União para sair do papel. Pela manhã, no Recife, o socialista encontrou-se com o titular da pasta da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que estava na cidade para empossar o novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Alfredo Bertini (leia mais em Cultura). À tarde, em Brasília, Paulo esteve com Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura, com quem tratou sobre temas como a conclusão das obras da Ferrovia Transnordestina e a manutenção das BRs 232 e 423. Outras reuniões com o primeiro escalão do governo federal são aguardadas ainda para essa semana.

Após o encontro com Tarcísio de Freitas, Paulo afirmou ao jornalista Romoaldo de Souza, correspondente da Rádio Jornalem Brasília, que ficou animado com a conversa, uma vez que o ministro teria sido bastante “receptivo” em relação aos pleitos de Pernambuco. “Ele colocou claramente a preocupação que tem com a finalização da Transnordestina e demonstrou que pensa da mesma forma que nós, que o parceiro privado atual não está dando conta do recado para destravar as obras da ferrovia”, detalhou o governador.

Atualmente, as obras da ferrovia – que deveria ter sido entregue em 2010 – são tocadas pela Transnordestina Logística S.A. (TLSA). Há cerca de três meses, a empresa apresentou um novo cronograma para conclusão dos serviços, desta vez prorrogando-a para 2027. “Será necessária uma ampla discussão com o Tribunal de Contas da União para a gente ver a melhor forma de retomar essa obra, dessa vez com um outro parceiro”, afirmou Paulo.

Ações direcionadas aos Portos de Suape e do Recife também estiveram na pauta do governador com Freitas. Na ocasião, ficou acertado, inclusive, que o secretário Nacional de Portos, Diogo Tonietti, receberá o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, para aprofundar as tratativas acerca desse tema. “Essa questão (portos) foi uma das nossas prioridades e o ministro já encaminhou o secretário de Portos para, junto com as nossas equipes, ver a melhor forma de Suape voltar a ter as suas licitações e o Porto do Recife a ter as suas obras. E isso tudo deve andar em um prazo rápido”, pontuou Paulo Câmara.

LEILÃO

Outros pontos abordados no encontro foram a manutenção de rodovias federais que cortam Pernambuco e a situação dos aeroportos do Estado. A respeito do Aeroporto do Recife, por exemplo, o governador confirmou que o leilão do equipamento ocorrerá no dia 15 de março, num pacote junto com os terminais de Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). “O ministro nos convidou (para o leilão), nos mostrou toda a parte que está sendo cuidada por parte do ministério e está muito confiante que haverá uma concorrência importante que vai garantir os investimentos no Aeroporto do Recife e que possa, realmente, manter Pernambuco como campeão na movimentação de passageiros a partir de investimentos do setor privado junto com essa concessão”, relatou o socialista.

Na próxima quinta-feira (31), Paulo Câmara recebe no Recife os ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; o da Cidadania, Osmar Terra; e o de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. Nesse dia também está agendada uma reunião com o superintendente da Sudene, Mário de Paula Guimarães Gordilho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top