Governo Municipal de Sertânia realiza mobilização em bairros para combater mosquito Aedes Aegypti

O Governo Municipal de Sertânia, por meio da Vigilância em Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (1) uma grande mobilização no bairro Vila da Cohab, com o objetivo de combater o mosquito Aedes Aegypti. O bairro recebeu também uma nebulização espacial com veneno. A comunidade foi escolhida por apresentar maior incidência do problema.

A Cohab recebeu a visita de 14 Agentes de Endemias. Os profissionais realizaram uma ação porta a porta para encontrar nas residências possíveis criadouros do mosquito. Os ACEs colocaram larvicida nos reservatórios de água e também distribuíram o peixe GUP, que come a larva do Aedes.

Mas a principal iniciativa consistiu na campanha educativa que foi desenvolvida. Foram distribuídos panfletos e realizada uma orientação para conscientizar cada morador da Vila da Cohab sobre os perigos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

A mobilização realizada pela Prefeitura de Sertânia se estenderá por outras localidades do município. Na próxima quinta-feira (4), o Alto do Céu receberá a visita dos Agentes de Endemias e na sexta-feira será a vez da 13 de Maio. No dia 09/04 a ação chega a Algodões e Cruzeiro do Nordeste e no dia 08/04, em Rio da Barra e Albuquerque Né.

No último levantamento do LIRA, o município de Sertânia foi classificado como área de risco, sendo importante o apoio de toda a população para o combate ao Aedes Aegypti, pois 80% dos focos são encontrados nas residências.  O intuito é baixar em toda cidade esse índice de infestação.

Quem deseja pegar o peixe GUP pode se dirigir a Vigilância em Saúde, o órgão fica na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Outros cuidados importantes referem-se ao uso constante de repelente nas áreas expostas do corpo. Se forem apresentados sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo, o primeiro passo é sempre buscar atendimento médico para se obter um diagnóstico assertivo e dar início ao tratamento adequado. 

A Vigilância em Saúde de Sertânia elenca quais cuidados devemos tomar para eliminar os focos do Aedes Aegypti:

Usar terra ou emborcar pratinhos usados nas plantas; lavá-los duas vezes por semana;

Guardar pneus em lugares cobertos;

Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água;

Retirar entulhos;

Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top