Nota de Esclarecimento

O Governo Municipal de Sertânia vem por meio desta nota esclarecer informações errôneas a respeito dos casos de dengue no município.

A vigilância em Saúde, Sanitária e Epidemiológica informa que de fevereiro até esta quinta-feira (11), 47 pessoas procuraram o serviço de saúde de Sertânia com sintomas semelhantes aos que são causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti.  Os pacientes receberam o tratamento adequado e foi realizada a sorologia, exame que confirmará ou não se trata-se de dengue, chikungunya ou zika.

Até o momento foram confirmados 8 casos de dengue, sendo 7 dengue clássica e dengue hemorrágica. É importante salientar que o paciente diagnosticado com dengue hemorrágica recebeu a devida intervenção e já recebeu alta.  Nenhum caso de chikungunya e zika foram registrados. 

A prefeitura ressalta que tem empreendido todos os esforços para combater o Aedes Aegypti. Estão sendo realizadas diariamente ações em todo o município com o objetivo de combater os focos do mosquito.

Está sendo realizada uma campanha educativa por meio do diálogo e distribuição de panfletos. Os Agentes de Endemias têm realizado visitas domiciliares para conscientizar a população sobre os perigos das doenças transmitidas por esse vetor. Os profissionais também estão colocando larvicida nos reservatórios de água e distribuindo os peixes GUP, que comem a larva do mosquito.

Ainda dentro das atividades educativas, a Vigilância em Saúde realizou na última quarta-feira (10), uma reunião na Câmara de Vereadores com os gestores das escolas municipais para explicar a esses profissionais tudo sobre o Aedes Aegypti. O objetivo é que esses gestores multipliquem esses aprendizados para os alunos.

Já a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana tem intensificado os trabalhos de limpeza pública, como capinação, retirada de entulho e lixo. Foram visitadas as comunidades Vila da Cohab, que recebeu também uma intervenção com veneno, 13 de Maio, Alto do Céu, além dos distritos Rio da Barra, Albuquerque Né e o povoado de Cruzeiro do Nordeste. Nesta sexta-feira (12), a comunidade de Algodões recebe os mesmos serviços.  Na próxima semana as atividades voltarão para a sede atendendo os seguintes bairros: Mario Melo, dias 15 e 16, e Vila da Caixa, dia 17.

Além destas ações, a gestão está distribuindo repelente para a população, é necessário apenas que o interessado apresente o cartão do SUS na Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima.

Sobre a solicitação da população para o carro fumacê, a prefeitura explica que esse só pode ser solicitado ao Governo do Estado quando o município está em epidemia, que não é o caso de Sertânia, que está em estado de alerta.

Por fim, o Governo Municipal de Sertânia pede a colaboração da comunidade na luta contra o Aedes Aegypti, pois cerca de 80% dos focos são encontrados em imóveis residenciais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top