Governo Municipal de Sertânia intensifica ações de combate à dengue

O Governo Municipal de Sertânia continua com uma intensa campanha contra o Aedes Aegypti. A gestão elaborou um calendário para combater o transmissor da dengue, chikungunya e zika em todo território sertaniense. O intuito é baixar o índice de infestação.

Os Agentes de Endemias visitarão várias localidades promovendo ações de combate ao vetor nos domicílios, para identificação e erradicação de focos. Será colocado larvicida nos reservatórios de água e haverá distribuição do peixe GUP, que come as larvas do Aedes.

Além desta iniciativa, serão realizados bloqueios com venenos em alguns bairros da sede. Essas comunidades foram escolhidas por apresentarem alto índice de focos do mosquito. Mas a principal atividade consiste na campanha educativa, que orienta moradores sobre como proteger suas residências do Aedes Aegypti. Considerando que a conscientização é a melhor alternativa para a eliminação dos criadouros.

A Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana também estão atuando em parceria com a Vigilância em Saúde. Serão feitos trabalhos de capinação, recolhimento de entulhos e varrição. Ações de limpeza que contribuem para a não proliferação do Aedes.

A Prefeitura de Sertânia reforça que é necessário o apoio da população nesta atividade, pois cerca de 80% dos focos são encontrados em imóveis residenciais.  Quem desejar pegar o peixe GUP, pode se dirigir à Vigilância em Saúde, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Se forem apresentados sintomas como febre, dor de cabeça e dor no corpo, o primeiro passo é sempre buscar atendimento médico para se obter um diagnóstico assertivo e dar início ao tratamento adequado.

De fevereiro até o momento, o município de Sertânia apresentou 200 notificações de arboviroses, sendo confirmados 53 para Dengue. Nenhum caso de chikungunya e zika foram registrados. 

Confira o calendário completo das localidades que serão atendidas:

Cronograma Dengue.jpeg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top