Sertânia realiza 3º Semana da Pessoa com Deficiência; tema inclusão será debatido nas escolas do município

Começa nesta segunda-feira (21) a 3ª Semana da Pessoa com Deficiência em Sertânia. Com o tema Políticas Públicas e Educação Inclusiva: Desafios e Possibilidades, o evento segue até sexta-feira (25) com uma agenda que pretende mobilizar a comunidade sobre a importância do fortalecimento de intervenções que contribuam para a inclusão.

A abertura oficial será realizada segunda-feira (21) na quadra da Escola Municipal Etelvino Lins de Albuquerque. No local acontecerá a benção ecumênica e apresentação de recital com mediadores e mães, a partir das 8h. Terça-feira (22) haverá a gincana inclusiva no ginásio Epaminondas Morais, às 8h. O momento contará com alunos da Escola Constância Rodrigues, Marcelo Lafayette (Agrícola) e Creche Dr. Bartolomeu Brasiliano de Melo.  Nesta mesma data acontece uma sessão solene na Câmara de Vereadores, às 19h. 

Na quarta-feira (23) serão apresentadas as experiências exitosas 2018/2019 e as atividades da Escola Municipal Presidente Vargas. A ação será na sede da instituição, recém reformada, às 8h. Quinta-feira (24) ocorrerá o Cinema da Inclusão, às 8h, no galpão da Escola Municipal Isaura Xavier dos Santos. 

Já na sexta-feira (25) decorrerá a culminância da Semana da Pessoa com Deficiência em Sertânia. O Semed e todas as escolas da sede farão a Caminhada da Inclusão, saindo da escola Etelvino Lins de Albuquerque, às 15h.  A proposta é ajudar os alunos a entenderem a importância de dialogar sobre o tema. A ideia é propor uma mudança de atitude, por isso, todas as escolas, tanto da sede, quando da zona rural vão trabalhar a temática. 

Sertânia tem conquistado grandes avanços no que diz respeito à inclusão. No município existem várias iniciativas que asseguram os direitos da pessoa com deficiência. Na educação os mais de 100 alunos com alguma necessidade especial têm apoio de um mediador nas salas regulares de ensino e no contraturno são atendidos nas salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Os estudantes com deficiência em Sertânia têm um apoio e incentivo para o aprendizado, a convivência e o desenvolvimento.

A Secretaria de Saúde também está atenta a essa demanda e dispõe de uma equipe com profissionais capacitados e iniciativas que visam atender de forma qualificada esse grupo, como o ambulatório que acolhe crianças autistas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do CRAS, conta com o Corpo Inclusivo, que atende as pessoas com deficiência há 11 anos. Atualmente conta com 46 membros, que quatro vezes por semana participam de atividades de dança, teatro, artesanato, música, entre outras. Essas pessoas são acompanhadas ainda por uma equipe multiprofissional: educador; psicólogo, assistente social e outros.

Além disso, o Governo Municipal de Sertânia está realizando serviços de requalificação no trânsito da cidade e tem prezado por intervenções que promovem a acessibilidade, como a construção de rampas em vários pontos do município e garantia de vagas de estacionamento para deficientes.

Recentemente, o Governo Municipal de Sertânia foi incluído, por parte da gestão estadual, no programa Olhar para as Diferenças. A iniciativa acompanha as crianças com deficiência de 0 a 6 anos. A ideia é orientar as famílias sobre os cuidados, estímulos e encaminhamentos necessários.

Toda a rede de atendimento a pessoa com deficiência em Sertânia tem como proposta desconstruir preconceitos e provocar reflexão pela igualdade de direitos e de oportunidade, com respeito às diferenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top