Sertânia inicia Campanha Novembro Azul; atividades serão realizadas nas UBSFs

Depois da atenção voltada ao púbico feminino durante a Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Sertânia agora direciona o foco para os homens com a Campanha Novembro Azul. O objetivo é prevenir o câncer de próstata. As atividades integram a política de saúde da atual administração.

Na Princesa do Moxotó foi preparado um cronograma que conta com ações educativas e exames preventivos. A proposta é conscientizar a população masculina sobre a prevenção de doenças. O objetivo é que esse público, resistente aos cuidados médicos, procure regulamente os serviços de saúde.

A programação do Novembro Azul vai acontecer, durante todo o mês, nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Serão realizadas solicitações para ultrassonografia e PSA, que trata-se de um exame de sangue para diagnosticar alterações na próstata.

Tanto o USG, quanto o PSA serão solicitados após consulta médica, se houver necessidade.  Assim, devem ser marcados na Central de Regulação, localizada na Secretaria de Saúde. A recomendação desses exames é para homens a partir de 40 anos.

Além da solicitação dessas averiguações e das consultas médicas serão realizados testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites), avaliação bucal, exame de glicemia, aferição de pressão e orientações de promoção da saúde do homem. Também acontecerão rodas de conversa para tirar dúvidas sobre o câncer, sintomas, prevenção e tratamento. Um momento de esclarecimentos.

Confira as datas de cada UBSF:

Vila da COHAB 14/11 (noite)

Ferro Velho 19/11 (manhã)

Alto do Rio Branco 20/11 (manhã)

Rio da Barra 22/11 (manhã)

Algodões 26/11 (manhã)

Mário Melo 26/11 (tarde)

13 de Maio 26/11 (tarde)

Cerâmica 28/11 (manhã)

Albuquerque Né 28/11 (manhã)

O câncer de próstata é o de maior incidência em homens depois do de pele. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas, por isso a importância do diagnóstico precoce. Se descoberto no início, o paciente tem até 95% de chance de cura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top