Sertânia recebe kits do programa “Olhar para as Diferenças”

Em 2019, o município de Sertânia foi um dos primeiros a ser contemplado com o programa “Olhar para as Diferenças”, do Governo do Estado de Pernambuco.  Depois de formações com os profissionais que estarão envolvidos na iniciativa, a cidade recebeu kits com brinquedos que serão utilizados pelas crianças com deficiência, matriculados na rede municipal de ensino. A entrega aconteceu nesta segunda-feira (17), na sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) da Escola Etelvino Lins de Albuquerque.

Os itens disponibilizados contêm jogos, materiais pedagógicos e equipamentos de tecnologia assistiva como: bandinha rítmica, jogo da memória tátil, quebra-cabeça, dominó de percepção braile, baú criativo, blocos lógicos e outros. O objetivo é que os docentes possam usá-los para ajudar no desenvolvimento infantil. Objetos que vão contribuir para a aquisição de linguagem, raciocínio lógico, sensório-motor, social e afetivo.

A iniciativa vai beneficiar 65 crianças com deficiência. As escolas contempladas foram Etelvino Lins de Albuquerque, Presidente Vargas e Coronel Ernani Gomes, em Rio da Barra. Além dos kits, foram entregues cartilhas sobre Deficiências na Primeira Infância e a Síndrome Congênita do Zika Vírus.

O programa Olhar para as Diferenças trata-se de uma união entre as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para juntas elaborarem políticas públicas com intuito de promover o desenvolvimento social e cognitivo das crianças com deficiência de 0 e 6 anos. A finalidade é que esse público seja atendido e acompanhado nessas três áreas.

Na Educação, um dos importantes pontos que serão trabalhados é o estímulo ao aprendizado, respeitando as singularidades de cada deficiência. Na Saúde, a proposta é atender e acompanhar todas as crianças com deficiência no município. Inclusive, a pasta também recebeu um kit para usar com os pacientes do ambulatório de gagueira e autismo.

Na área da Assistência Social a ideia é trabalhar, entre outras coisas, o fortalecimento de vínculos. Os três setores irão realizar as ações em parceria com as famílias, prestando orientações sobre os cuidados e fazendo os encaminhamentos necessários. O Olhar para as Diferenças chega para fortalecer a rede de atenção à primeira infância em Sertânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top