Urgente: Secretaria de Saúde confirma dois primeiros casosde coronavírus em Pernambuco

Em coletiva na manhã desta quinta-feira (12), a Secretariade Saúde de Pernambuco confirmou os dosi primeiros casos de coronavírus(Convid-19) no Estado.

Os dois primeiros casos do novo coronavírus em Pernambuco são referentes a um casal de idosos, moradores do bairro de Boa Viagem, no Recife, e que voltaram recentemente de uma viagem prolongada de férias na Itália. A mulher tem 66 anos e o homem, 71. Ambos estão internados em um hospital particular do Recife. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (12), em coletiva de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O casal passou por cidades italianas como Roma e chegaram ao Recife em 29 de fevereiro. Ambos começaram a apresentar sintomas como febre, tosse e dor de cabeça. O caso foi notificado em 5 de março e, na noite dessa quarta-feira (11), a SES recebeu os resultados positivos dos exames, realizados pelo Instituto Evandro Chagas, do Pará. 

A idosa está em isolamento, mas em uma área normal. Já o idoso, que é hipertenso, está na UTI do hospital. Segundo o infectologista Demertrius Montenegro, o casal está sob vigilância e evolui bem, em estado estável. 

Há a possibilidade de um terceiro caso de coronavírus no estado, referente a uma mulher de 47 anos que trabalha como empregada na casa dos idosos. Moradora do Pina, ela está com sintomas gripais leves. Caso se concretize (o exame laboratorial ainda está sendo feito), será a primeira contaminação dentro do estado de Pernambuco.

O tratamento do casal de idosos está sendo feito com medicações gripais, como o Tamiflu, e antibióticos, por causa da febre.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95 Confira o mapa de casos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top