Por enquanto, aulas não serão suspensas em escolas euniversidades do estado

O avanço do novo coronavírus no mundo levou à suspensão de aulas em vários países afetados pela pandemia. No Brasil, os casos do Covid-19 têm crescido e chegou a 73 confirmações, sendo dois casos em Pernambuco, divulgados nesta quinta-feira (12) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). No entanto, não há, até a tarde desta quinta, orientação do Ministério da Saúde para suspensão de aulas no país. Em Pernambuco, as universidades e escolas não vão interromper as atividades.

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) informou que não há previsão de suspensão de aulas na instituição. A Universidade de Pernambuco (UPE) também não teve a rotina alterada após as confirmações de dois casos no estado, assim como a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que também não prevê a interrupção das atividades acadêmicas, informou que foi criado um comitê de pervenção ao novo coronavírus. O grupo vai monitorar e criar ações que serão divulgadas a toda a comunidade acadêmica a partir desta sexta-feira (13). A instituição está avaliando e vai publicar orientações sobre viagens de membros da comunidade para outros estados e para fora do país.

A posição do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) informada às escolas privadas do estado é de que as unidades continuem funcionando. “Tivemos uma reunião ontem e a pauta incluía esse assunto. Até o momento, não há orientação do Ministério da Saúde para a suspensão de aulas no país. Vamos seguir as recomendações dos órgãos”, afirmou o diretor-executivo do sindicato, Arnaldo Mendonça.

Sem orientação dos órgãos de saúde, as aulas também não serão suspensas na rede estadual de Pernambuco. Até esta sexta-feira (13), uma série de atividades de conscientização sobre a prevenção ao novo coronavírus acontecem em todas as 1.060 escolas da rede estadual de ensino. O objetiv da ação, fruto de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), é fazer com que as informações confiáveis sobre o assunto sejam repassadas aos estudantes da rede estadual, evitando a propagação de boatos.

Em coletiva de imprensa nesta quinta, o secretário estadual de Saúde, André Longo, descartou, neste momento, interferência no calendário escolar, como vem acontecendo em outros estados com casos confirmados. “Não há nenhuma recomendação técnica do Ministério da Saúde ou de secretarias municipais e estaduais. Isso não quer dizer que, numa necessidade futura, deixemos de comunicar isso, já que as coisas são muito dinâmicas. Mas, agora, não há essa necessidade”, disse.

Eventos cancelados

Nesta quinta-feira (12), uma empresa de soluções em tecnologia cancelou um evento sobre mulheres na área de tecnologia que aconteceria no Bairro do Recife. A confirmação de casos do novo coronavírus no estado foi o motivo informado pela organização. “Não queremos colocar ninguém em risco”, pontuou a empresa em mensagem que informava o cancelamento.

A 13ª Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais, programada para acontecer de 17 a 20 de março, em Olinda, foi cancelada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). “Em razão da declaração de pandemia mundial do coronavírus, decidimos cancelar a realização do evento”, informou a organização do evento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top