Secretaria de Desenvolvimento Agrário recomenda o adiamento de eventos agropecuários programados para o primeiro semestre

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) enviou, nesta segunda-feira (16), comunicado às prefeituras e associações promotoras de eventos agropecuários recomendando o adiamento das feiras e exposições programadas para o primeiro semestre. A medida segue a orientação do Decreto Estadual 48.809, de 14 de março de 2020, que determinou a suspensão temporária de eventos com público superior a 500 pessoas.

A ideia, segundo explicou o secretário Dilson Peixoto, é transferir a realização desses eventos para o segundo semestre. “Não se trata do cancelamento dos eventos, mas do seu adiamento em virtude da pandemia do novo Coronavirus e das medidas preventivas e de enfrentamento adotadas pelo Governo de Pernambuco”, detalhou. No mesmo documento que orienta a suspensão dos eventos, a Secretaria solicita às prefeituras e promotores das exposições a indicação de nova data para reformulação do Calendário de Eventos Agropecuários de Pernambuco.

Além do adiamento das exposições, a SDA, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e de seus extensionistas, programa uma ação de conscientização, voltada às famílias de agricultores, sobre os cuidados a serem adotados para evitar a exposição ao Covid-19. “Vamos aproveitar a capilaridade da Diretoria de Extensão Rural do IPA para alcançar o maior número de trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado”, explicou.

COMERCIALIZAÇÃO – O secretário Dilson Peixoto manteve ainda reunião com os presidentes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Paulo Roberto Lima; e do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), Gustavo Melo, para avaliar o funcionamento do centro de abastecimento e das feiras de animais. A princípio, ficou definida a manutenção das feiras e o funcionamento do Ceasa, que terão um acompanhamento sistemático quanto às medidas de proteção e prevenção visando a saúde de consumidores, comerciantes e funcionários.

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