Governo Municipal de Sertânia publica decreto com medidas de enfrentamento ao Coronavírus

O Governo Municipal de Sertânia publicou nesta terça-feira (17) um decreto com várias medidas temporárias de prevenção à pandemia do coronavírus (covid-19). Não existem casos confirmados ou suspeitos até o momento no município, mas a intenção é evitar a disseminação da doença na Princesa do Moxotó. A iniciativa segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Entre as principais ações está à suspensão de:

eventos de qualquer natureza com público superior a 200 pessoas;

aulas das escolas municipais e privadas a partir de 18/03/2020, pelo período de 15 dias;

atividades ofertadas pelo Serviço de Convivência do Idoso e outros;

atividades como judô, aulas de música e escolinhas de esportes ofertadas pela Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo e outros órgãos municipais;

atividades do Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC e da Academia das Cidades e;

viagens de servidores municipais à serviço do Município, com destino em território nacional ou no exterior, (em casos excepcionais, esses deslocamentos poderão ser autorizados pelo prefeito, após justificativa formal da necessidade do deslocamento feita pelo secretário da pasta interessada e entregue com antecedência mínima de cinco dias úteis da data da viagem).

Entre outras decisões está a determinação de que os jogos de campeonatos de futebol, caso mantidos, ocorram sem a presença do público ou torcida. Os secretários também estão autorizados a permitir que servidores públicos com mais de 60 anos realizem seu trabalho em casa, com exceção das áreas de saúde e outros serviços essenciais e apenas em situações onde a presença física não é imprescindível.

O decreto permite, ainda, que as férias dos profissionais da saúde, assistência social e outros setores da administração municipal poderão sofrer alterações. O governo municipal também criou um Comitê Gestor de Crise, que realizará reuniões constantes tendo em vista a necessidade do emprego urgente de medidas de prevenção e controle do Covid-19. O objetivo é minimizar os danos e agravos à saúde pública, além de garantir a proteção dos sertanienses.

Segundo o prefeito Ângelo Ferreira, as medidas são preventivas, “Não temos nenhum caso em Sertânia, essas são ações de prevenção. Uma atitude responsável e que segue as recomendações feitas até o momento pelas autoridades em saúde”, comentou o chefe do Executivo Municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

 
Scroll To Top