Paulo Câmara visita ExpoSertânia

Neste sábado (26) o candidato a governador Paulo Câmara (PSB) estará em Sertânia e visitará o Parque de Exposição às 14:00h, onde está acontecendo até domingo (27) a ExpoSertânia – Exposição de Caprinos e Ovinos de Sertânia.
Paulo chegará acompanhado pelos companheiros de chapa, o candidato a vice Raul Henry e ao senado Fernando Bezerra que serão recebidos pelos deputados Ângelo Ferreira, Gonzaga Patriota e lideranças de toda a região.


“Carta para Ariano,

Foto: "Carta para Ariano,Quem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo. Um dos cavalos do teu Grilo. Aquele que te sente todos os dias, nas ruas, nos bares, nas casas. Toda vez que alguém,  homem, mulher, criança ou velho, me acena sorrindo e nos olhos contentes me salva da morte ao me ver Grilo.Esse que te escreve já foi cavalgado por loucos caubóis: por Jó, cavaleiro sábio que insistia na pergunta primordial. Por Trepliev, infantil édipo de talento transbordante e melancólicas desculpas. Fui domado por cavaleiros de Sheakespeare, de Nelson, de Tchekov. Fui duas vezes cavalgado por Dias Gomes. Adentrei perigosas veredas guiado por Carrière, por Büchner e Yeats. Mas de todos eles, meu favorito foi teu Grilo.O Grilo colocou em mim rédeas de sisal, sem forçar com ferros minha boca cansada. Sentou-se sem cela e estribo, à pelo e sem chicote, no lombo dolorido de mim e nele descansou. Não corria em cavalgada. Buscava sem fim uma paragem de bom pasto, uma várzea verde entre a secura dos nossos caminhos. Me fazia sorrir tanto que eu, cavalo, não notava a aridez da caminhada. Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.Depois do Grilo de você, e que é você, virei cavalo mimado, que não aceita ser domado, que encontra saídas pelas cêrcas de arame farpado, e encontra sempre uma sombra, um riachinho, um capim bom. Você Ariano, e teu João Grilo, me levaram para onde há verde gramagem eterna. Fui com vocês para a morada dos corações de toda gente daqui desse país bonito e duro.Depois do Grilo de você, que é você também, que sou eu, fui morar lá no rancho dos arquétipos, onde tem néctar de mel, água fresca e uma sombra brasileira, com rede de chita e tudo. De lá, vê-se a pedra do reino, uns cariris secos e coloridos, uns reis e uns santos. De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma mesma linda estória pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro.Teu,Matheus Nachtergaele"...A cobertura completa da morte de Ariano Suassuna: http://diariode.pe/MorreArianoQuem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo. Um dos cavalos do teu Grilo. Aquele que te sente todos os dias, nas ruas, nos bares, nas casas. Toda vez que alguém, homem, mulher, criança ou velho, me acena sorrindo e nos olhos contentes me salva da morte ao me ver Grilo.

Esse que te escreve já foi cavalgado por loucos caubóis: por Jó, cavaleiro sábio que insistia na pergunta primordial. Por Trepliev, infantil édipo de talento transbordante e melancólicas desculpas. Fui domado por cavaleiros de Sheakespeare, de Nelson, de Tchekov. Fui duas vezes cavalgado por Dias Gomes. Adentrei perigosas veredas guiado por Carrière, por Büchner e Yeats. Mas de todos eles, meu favorito foi teu Grilo.

O Grilo colocou em mim rédeas de sisal, sem forçar com ferros minha boca cansada. Sentou-se sem cela e estribo, à pelo e sem chicote, no lombo dolorido de mim e nele descansou. Não corria em cavalgada. Buscava sem fim uma paragem de bom pasto, uma várzea verde entre a secura dos nossos caminhos. Me fazia sorrir tanto que eu, cavalo, não notava a aridez da caminhada. Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.

Depois do Grilo de você, e que é você, virei cavalo mimado, que não aceita ser domado, que encontra saídas pelas cêrcas de arame farpado, e encontra sempre uma sombra, um riachinho, um capim bom. Você Ariano, e teu João Grilo, me levaram para onde há verde gramagem eterna. Fui com vocês para a morada dos corações de toda gente daqui desse país bonito e duro.

Depois do Grilo de você, que é você também, que sou eu, fui morar lá no rancho dos arquétipos, onde tem néctar de mel, água fresca e uma sombra brasileira, com rede de chita e tudo. De lá, vê-se a pedra do reino, uns cariris secos e coloridos, uns reis e uns santos. De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma mesma linda estória pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro.

Teu,
Matheus Nachtergaele”


NOTA À IMPRENSA


 A matéria publicada hoje (23/07), pelo jornal Folha de São Paulo, ao citar o meu nome, sugere, irresponsavelmente, a associação da minha imagem a uma suposta ação criminosa. Em função da matéria publicada por esse jornal, baseada em denúncia formulada por um parlamentar pernambucano, sinto-me obrigado a me posicionar em defesa da minha honra e credibilidade, o maior patrimônio que construí ao longo da minha vida. É importante destacar, que o deputado José Augusto Maia, que serviu como fonte da reportagem, responde a duas ações criminais por fraude em licitação e formação de quadrilha, e foi condenado, pela justiça pernambucana, em abril deste ano, por improbidade administrativa, tendo os seus direitos políticos suspensos pelo prazo de três anos, além da condenação e dos processos em andamento no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco.

Importante também ressaltar a relação histórica de amizade e apoio de José Augusto Maia ao nosso adversário direto, o ex-empresário Armando Monteiro Neto, que desde as primeiras horas do dia da publicação da matéria tenta tirar proveito eleitoral do assunto. O que me parece mais grave é a tentativa caluniosa de me descredibilizar. Sou servidor público há 22 anos, com uma trajetória séria e reconhecida. Nunca, em nenhum momento, fui vítima de qualquer ação que questionasse os princípios que levo, de casa, à vida pública: honestidade, correção, respeito, senso de justiça. Daí a minha mais profunda indignação diante deste episódio. Será que, pela condição de candidato ao governo, devo ser exposto publicamente por conta da má fé de elementos como o referido senhor? Atitudes assim envergonham a atividade política e, pior, buscam arrastar para os espaços nebulosos, onde atua um “ficha-suja”, pessoas que estão na vida pública apenas com o intuito de exercer sua vocação e atender a uma convocação. Figuras como José Augusto Maia devem ser banidas da política, como já foi determinado pela justiça.

Portanto, em meu nome, da minha família e de todos aqueles a quem represento, nesta caminhada, como cidadão e homem público, anuncio que estou tomando todas as medidas judiciais cabíveis contra José Augusto Maia e todos os envolvidos nesta nefasta e inadmissível atitude. Mais do que uma retaliação, do mais baixo nível, como se poderia esperar, pelo seu autor, fui vítima de um golpe que me obriga a reagir, imediatamente, e com força proporcional – não necessariamente à repercussão, mas à intenção.

Tenho uma missão a cumprir e assim será. Estou convencido de que o ocorrido servirá apenas para nos fortalecer nesta luta, contra adversários desleais. Manteremos o rumo e, apesar da indignação, não perderemos a serenidade. Pernambuco conta comigo. E estou cada vez mais firme na decisão, coletiva, de vencer com trabalho e respeito.

Assessoria de Imprensa do PSB


Armando pede que MP investigue denúncias contra Câmara

O candidato ao governo do estado pelo PTB, Armando Monteiro Neto, afirmou, hoje, que a sua coligação vai entrar com um pedido de investigação no Ministério Público do Estado para que o órgão apure denúncias feitas pelo deputado federal José Augusto Maia (PROS), de que seu partido decidiu fazer aliança com o PSB após receber promessas de vantagens financeiras no valor de R$ 2,5 milhões. Outros partidos, como o PP, de Eduardo da Fonte, também teriam recebido propina para aderir à campanha de Paulo Câmara para o Palácio do Campo das Princesas. Os valores no total giram em torno de R$ 6 milhões, podendo chegar a mais.

A denúncia de José Augusto Maia, destituído da presidência do PROS num acordo feito pelo PSB com a direção nacional do partido em junho, foi feita à Folha de São Paulo. Em Pernambuco, anteriormente, o parlamentar já havia dito aos aliados que tinha recebido propostas “pouco republicanas” para declarar apoio a Paulo Câmara, mas, como havia recusado, tinha perdido o comando da sigla.

“É possível inferir a gravidade dos fatos que estão ali apontados. Por isso, nossa coligação vai propor uma medida, que seria absolutamente imprescindível, que é a de que o Ministério Público Eleitoral apure profundamente os fatos ali apontados”, declarou Armando, após uma reunião com o conselho político de sua campanha.


Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna

Em março de 2010, Ariano Suassuna deu uma aula-espetáculo durante o Festival de Teatro de Curitiba (Foto: Lenise Pinheiro / Folhapress)Morreu no Recife, nesta quarta-feira (23), o escritor, dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Português, onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo boletim médico, o escritor faleceu às 17h15. “O paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana”. A família ainda não informou os detalhes do funeral.

A cirurgia da segunda foi feita para a colocação de dois drenos na tentativa de controlar a pressão intracraniana. Na noite de terça-feira (22), o quadro dele se agravou, devido a “queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada”, conforme foi informado em boletim.

Em 2013, Ariano foi internado duas vezes. A primeira delas em 21 de agosto, quando sentiu-se mal após sofrer um infarto agudo do miocárdio de pequenas proporções, de acordo com os médicos, e ficou internado na unidade coronária, mas depois foi transferido para um apartamento no hospital. Recebeu alta após seis dias, com recomendação de repouso e nenhuma visita.

Dias depois, um aneurisma cerebral o levou de volta ao hospital. Uma arteriografia foi feita para tratamento e ele saiu da UTI para um apartamento do hospital, de onde recebeu alta seis dias depois da internação, no dia 4 de setembro.

Na aula-espetáculo, Ariano mistura causos, informações sobre elementos da cultura popular nordestin a (Foto: Costa Neto / Secretaria de Cultura de Pernambuco)

Ativo até o fim

Ariano Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em João Pessoa, e cresceu no Sertão paraibano. Mudou-se com a família para o Recife em 1942. Mesmo com os problemas na saúde, ele permanecia em plena atividade profissional. “No Sertão do Nordeste a morte tem nome, chama-se Caetana. Se ela está pensando em me levar, não pense que vai ser fácil, não. Ela vai suar! Se vier com essas besteirinhas de infarto e aneurisma no cérebro, isso eu tiro de letra”, disse ele, em dezembro de 2013, durante a retomada de suas aulas-espetáculo.

Em março deste ano, Ariano foi homenageado pelo maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. Ele pediu que a decoração fosse feita nas cores do Sport, vermelho e preto, e ficou muito contente com a homenagem. “Eu acho o futebol uma manifestação cultural que tem muitas ligações com o carnaval”, disse, na ocasião.

No mesmo mês, o escritor concedeu uma entrevista à TV Globo Nordeste sobre a finalização de seu novo livro, “O jumento sedutor”. Os manuscritos começaram a ser trabalhados há mais de trinta anos.

Na última sexta-feira, Suassuna apresentou uma aula espetáculo no teatro Luiz Souto Dourado, em Garanhuns, durante o Festival de Inverno. No carnaval do próximo ano, o autor paraibano deve ser homenageado pela escola de samba Unidos de Padre Miguel, do Rio de Janeiro.

Obra

A primeira peça do escritor, “Uma mulher vestida de sol”, ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948. Ariano escreveu um de seus maiores clássicos, “O Auto da Compadecida”, em 1955, cinco anos depois de se formar em direito. A peça foi apresentada pela primeira vez no Recife, em 1957, no Teatro de Santa Isabel, sem grande sucesso, explodindo nacionalmente apenas quando foi encenada – e ganhou o prêmio – no Festival de Estudantes do Rio de Janeiro, no Teatro Dulcina. A obra é considerada a mais famosa dele, devido às diversas adaptações. Guel Arraes levou o “Auto” à TV e ao cinema em 1999.

O escritor considera que seu melhor livro é o “Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta”. A obra começou a ser produzida em 1958 e levou 12 anos para ficar pronta. Foi adaptada por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela Rede Globo em 2007, com o nome de “A pedra do reino”.

Na década de 70, Ariano começou a articular o Movimento Armorial, que defendeu a criação de uma arte erudita nordestina a partir de suas raízes populares. Ele também foi membro-fundador do Conselho Nacional de Cultura.

Após 32 anos nas salas de aula, Suassuna se aposentou do cargo de professor da Universidade Federal de Pernambuco, em 1989. O período também ficou marcado pelo reconhecimento nacional do escritor – Ariano tomou posse na cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, em 1990.


Prefeito de Sertânia decreta feriado municipal na segunda-feira (28)

decretoO prefeito de Sertânia Gustavo Lins assinou na terça-feira (22) decreto que estabelece feriado na segunda-feira (28), após o período da EXPOSERTÂNIA que acontece de 24 a 27 deste mês de julho.


Brasil segue invicto no Mundial de Handebol de Areia

As Seleções Brasileiras Masculina e Feminina de Handebol de Areia seguem invictas no VI Mundial, disputado na Praia do Pina, em Recife (PE). A competição, com 24 equipes, sendo 12 de cada naipe, teve início nesta terça-feira (22) e segue até o domingo (27).

As meninas foram as primeiras a entrar em quadra para a segunda partida do dia. O duelo entre Brasil e Taipei começou equilibrado, com as duas equipes pontuando. Taipei chegou a ficar à frente no placar, mas as brasileiras mostraram seu poderio e viraram. No segundo set, a vantagem brasileira aumentou ainda mais e a equipe venceu por 2 sets a 0, com parciais de 16 a 10 e 24 a 7.

Sobre a segunda vitória, Milena Braga afirma que a equipe acertou mais em relação ao primeiro jogo. “A gente entrou melhor. Elas são mais baixas e, por isso, abusamos das jogadas aéreas, o que deu muito certo”, contou.

Nascida em Recife (PE), Milena está literalmente em casa. Segundo ela, a sensação é indescritível. “É sensacional jogar aqui, ao lado da minha família e dos meus amigos. Todos me incentivam muito. É algo inexplicável mesmo. Mas, acima de tudo, mantenho o foco no jogo”, contou.

Rossana Marques destacou o potencial da equipe dentro da quadra e a garra para conquistar os objetivos. “As meninas se conhecem bem e a tendência é que elas se soltem cada vez mais no jogo. Elas estão preparadas, são fortes e focadas. A parte psicológica está bem trabalhada para não deixarem se abater nos momentos tensos da partida”, disse.

Outros dois confrontos completaram a rodada do feminino. A Itália ganhou do Uruguai por 2 sets a 0, com parciais de 17 a 14 e 19 a 14. A Noruega levou a melhor sobre a Austrália no shoot out, após empatar em 1 a 1, com parciais de 16 a 18, 26 a 14 e 9 a 6.

Pelo masculino, o Brasil não encontrou muita dificuldade para superar o Uruguai por 2 sets a 1, com parciais de 20 a 6 e 24 a 16.

“O vento estava bastante forte. No primeiro set, jogou a nosso favor e no segundo, contra. Em nossa fase de treinamento em João Pessoa (PB), treinamos com chuva para evitar problemas nessas intempéries, que não podemos evitar. Foi uma boa partida e os meninos estão bem”, relatou.

Após a vitória do Brasil, foi a vez da Sérvia comemorar o resultado positivo sobre a Austrália por 2 sets a 1, com parciais de 14 a 18, 28 a 11 e 9 a 8, no shoot out. Na sequência, a Dinamarca derrotou Omã por 2 a 0, com parciais de 19 a 13 e 12 a 11.


Casa do Estudante de PE abre inscrições para estudantes do interior

A Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), no Recife, abriu inscrições para 20 vagas destinadas a estudantes do interior que já estudam ou vão estudar na capital. Candidatos podem se inscrever, a partir da próxima quinta (24), somente pela internet, onde também pode ser consultado o edital do processo. A taxa custa R$ 50.

A seleção tem duas etapas, sendo a primeira de comprovação da renda familiar do candidato e a segunda com realização de provas de português, matemática, geografia e história. A data prevista para aplicação dos testes é 31 de agosto. Os locais ainda serão divulgados.

Aprovados tornam-se sócios efetivos externos da entidade e têm acesso a benefícios como alimentação, serviço odontológico, núcleo de informática, biblioteca com mais de três mil títulos, espaço para estudo climatizado e com cabines, aulas de preparação para o Enem, além de atividades culturais e esportivas.

G1


Padres candidatos na Paraíba não poderão celebrar missas

O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, publicou uma norma em que determina que padres envolvidos em política partidária sejam impedidos de celebrar sacramentos, principalmente missas. Com a suspensão do uso de Ordens na Circunscrição Eclesiástica da Arquidiocese da Paraíba, os padres candidatos não vão poder exercer o ministério presbiterial e cargos eclesiásticos.

Além disso, caso sejam eleitos, a Ordem continuará suspensa durante todo o período do mandato. A norma abrange apenas a área da Arquidiocese da Paraíba. O arcebispo também enfatiza que os políticos não devem fazer da igreja cabo eleitoral.

A norma da Arquidiocese da Paraíba ainda lembra que o Código de Direito Canônico impede que padres assumam cargos públicos e se envolvam com partidos políticos e associações sindicais. Segundo o documento, a determinação é baseada na norma de 2003 dos bispos da Regional Nordeste 2, que é contrária à participação de padres em disputas de cargos políticos.


Mais um caso de perseguição?

oficioA informação que a redação do MG recebeu parece mais um caso claro de perseguição por parte da Prefeitura de Sertânia.

Uma atleta da Seleção de Handebol da cidade foi suspensa dos treinamentos da equipe, segundo a SEJECT – Secretaria de Juventude, Esportes, Cultura e Turismo, por indisciplina.

Taísa Emanuela recebeu um ofício da SEJECT, sem qualquer assinatura de um responsável, comunicando o seu desligamento do time por tempo indeterminado.

Sem saber realmente o motivo do afastamento a atleta relata que antes de receber o comunicado oficial foi tratada com desdém por um dos responsáveis pelos treinamentos da seleção que é funcionário da prefeitura.

Alguns dias antes de ser impedida de participar dos treinamentos, Taísa fez críticas ao governo municipal em uma rede social alegando falta de apoio e estrutura para as equipes de handebol, o que pode ter motivado a suspensão, segundo a própria atleta.

Vale salientar que todas as seleções do município trabalham com atletas voluntários que muitas vezes patrocinam com o próprio dinheiro viagens para competições regionais.


Ibope: Dilma tem 38%; Aécio, 22%; e Eduardo, 8%

A primeira pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial após a oficialização das candidaturas, divulgada na noite desta terça-feira, apontou a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), com 38% das intenções de voto. O tucano Aécio Neves vem em segundo, com 22%, e o candidato do PSB, Eduardo Campos, aparece com 8% das intenções de votos.

Também foram citados na pesquisa o nome do PSDC, Pastor Everaldo, com 3%; Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge, com 1% cada. A soma das citações dos candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) atinge, juntos, 1% das intenções de voto.

De acordo com o instituto, não há um quadro definido sobre a segunda etapa da disputa, por isso foram feitas simulações do segundo turno. No primeiro cenário, a presidente Dilma aparece com 41% das citações, contra 33% de Aécio Neves. No outro cenário, a presidente Dilma permanece com 41%, contra 29% do ex-governador Eduardo Campos.

A pesquisa também aferiu o nível de rejeição de cada um dos candidatos. A que aparece em primeiro lugar nesse quesito é a presidente Dilma, com 36%, seguida por Aécio, com 16; Pastor Everaldo, com 11%; Zé Maria, com 9%; Eduardo Campos, Eymael e Levy Fidelix, com 8%; Luciana Genro, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta, com 6% e Eduardo Jorge, com 5%

O levantamento do Ibope foi feito entre os dias 18 e 21, quando foram ouvidos 2.002 eleitores de 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.


Terezinha Nunes declara apoio a Paulo Câmara

A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) encontrou-se nesta terça-feira (22) com o candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo, Paulo Câmara (PSB), para declarar seu apoio, acompanhando a decisão de seu partido. A tucana afirmou não ter dúvidas de que o socialista é o mais qualificado para assumir o comando do Estado. “Estou convencida de que Paulo Câmara representa a renovação na política. As vozes na rua têm pedido mudanças não apenas dos métodos mas das pessoas que comandam as esferas de poder. É alguém que realizou, nas missões que assumiu no Governo, um trabalho profícuo e objetivo. Além do mais, as manifestações espontâneas têm mostrado que o povo quer ser ouvido, quer participar, e Paulo é uma pessoa aberta ao diálogo”, explicou.

O socialista afirmou que o apoio da legisladora foi recebido com muita alegria por ele e seus companheiros de chapa: Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), para o Senado. “Terezinha Nunes sempre uma deputada atuante, que mesmo na oposição sempre contribuiu para a discussão política no Estado. Além disso, as sugestões que ela traz para o nosso Programa de Governo vêm ao encontro de muitas das nossas ideias para Pernambuco, e serão incorporadas por nós”, comemorou o candidato, que apontou na chegada da tucana mais uma mostra do sentimento de unidade que reuniu em torno da Frente Popular a maior aliança partidária já vista no Estado.

Entre os pontos que Terezinha trouxe para contribuir com o programa da Frente Popular, nas reuniões que antecederam o anúncio, estão a universalização do acesso às escolas de tempo integral e a construção de um hospital especificamente voltado para o atendimento aos idosos (a tucana é presidente da Frente Parlamentar de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa). Paulo já havia assumido o compromisso de garantir vagas naqueles estabelecimentos de ensino a todos os alunos que queiram se matricular e de construir o Hospital do Idoso, no Recife.


Prefeitura de Itapetim inicia construção de arquibancadas no estádio “O Maxixão”

O governo do prefeito Arquimedes Machado está tornando realidade mais um antigo sonho da população itapetinense. No último final de semana, a Prefeitura Municipal iniciou a construção de dois blocos de arquibancadas no Estádio Municipal Pedro Nunes “O Maxixão”.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Antônio Delfino, a obra, executada em parceria com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Esportes, se encontra na fase de fundação. As arquibancadas somam cinquenta metros de extensão e terão seis degraus.

O investimento demonstra a atenção da Administração Municipal com o esporte itapetinense. Além da construção das arquibancadas, no governo do prefeito Arquimedes Machado, “O Maxixão” foi totalmente reconstruído e hoje é um dos mais modernos estádios do Pajeú pernambucano.


Criminosos assaltam comerciante e levam R$ 29 mil em São José do Egito

Um comerciante de 58 anos teve a quantia de R$ 29 mil em espécie tomada durante um assalto em São José do Egito, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, dois homens armados em uma motocicleta teriam abordado a vítima, que também estava em uma moto, na PE-275, próximo ao povoado Olho D’água. A ação criminosa ocorreu na segunda-feira (21).

Ainda segundo a polícia, os bandidos obrigaram o comerciante a entrar em uma estrada de terra. No local, os assaltantes o agrediram com um revólver e em seguida fugiram levando o dinheiro. A vítima foi até a delegacia local e prestou queixa. Os suspeitos não foram localizados.


Mais de seis mil pés de maconha são erradicados em Custódia

Pés da erva foram incinerados no local pelos policiais (Foto: Divulgação/Ciosac)

Policiais da Companhia Independente de Operações de Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) erradicaram 6.676 pés de maconha na segunda-feira (21). A droga estava plantada no Sítio Serra Branca, zona rural de Custódia, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Ciosac, a plantação foi localizada após investigações. Um homem que estava irrigando o plantio fugiu quando os policiais chegaram. Ainda segundo a Companhia, no local também foram encontrados mais de 1 kg de maconha e uma espingarda. Os pés da erva foram incinerados. Já os outros materiais foram levados para a Delegacia de Polícia Civil no município.