Sertânia, parabéns pelos seus 143 anos de Emancipação Política

sertania_bandeira

A região na qual se situa o município de Sertânia, era habitada por índios, segundo se conhece, os verdadeiros donos eram os CARIRIS (piripães, caraíbas, rodelas, jeritacés, todos da nação TAPUIA ), que no início do povoamento já estavam semi-domésticados.

As “ENTRADAS”, buscando aprisionar os índios para o trabalho na região canavieira, foi o marco inicial do devassamento do território. Existem indícios de ‘que os holandeses estiveram na região, onde se aliaram aos Cariris, contra os portugueses.

No final do século XVII (1782), Antão Alves de Souza, natural de Vitória de Santo Antão, mudou-se para Moxotó, no intuito de desenvolver negócios de gado. Lá chegando, casou-se com D. Catarina, filha do português Raimundo Ferreira de Brito e Leandra Nunes de Vasconcelos.

Os pais de Catarina resolveram oferecer ao jovem casal uma faixa de terra para que nelas começassem a vida. Nas terras do sogro existiam duas lagoas – a lagoa de cima e a lagoa de baixo – os noivos escolheram a parte de terra que pertencia a lagoa de baixo e transformaram-na em uma fazenda de criação de gado. A nova fazenda passou a denominar-se Alagoa de Baixo que logo transformou-se em núcleo habitacional.

Na primeira década do século XIX, Antão Alves iniciava a construção de uma igreja sob orago de Nossa Senhora da Conceição, concedendo, em 1810, para patrimônio da igreja, uma data de uma légua quadrada de terra. O nascimento de uma povoação foi uma consequencia normal do costume sertanejo de construir residências ao redor das igrejas, principalmente em terras onde a água existisse em abundância. Como o rio Moxotó banhava a povoação, o seu progresso foi rápido e constante.

Os registros informam que Sertânia foi elevado à categoria de distrito em 1942, com o nome de Alagoa de Baixo. Nesta mesma data foi criada a sua freguesia, cuja sede foi transferida, posteriormente, para o povoado de Jeritacó.

O topônimo Sertânia significa: ” CIDADE SERTANEJA”.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Alagoa de Baixo, pelas leis provinciais nº 93, de 04-05-1842 e 639, de 03-06-1865 e por lei municipal nº 52, de 03-08-1892, subordinado ao município de Cimbres.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Alagoa de Baixo, pela lei provincial nº 1093, de 24-05-1873, desmembrado de Cimbres. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-04-1878.

Elevado à condição de cidade e sede do município com a denominação de Alagoa de Baixo, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909. Pela lei municipal de 15-10-1909, é criado o distrito de Custódia e anexado ao município de Alagoa de Baixo. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Alagoa de Baixo e Custódia. Pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembra do município de Alagoa de Baixo o distrito de Custódia. Elevado à categoria de município.

Pelas leis municipais nºs 39, de 02-04-1919 e 96, de 18-01-1929, é criado o distrito de Algodões e anexado ao município de Alagoa de Baixo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Alagoa de Baixo Algodões.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 4 distritos: Alagoa de Baixo, Algodões, Henrique Dias (ex-Tigre) e Rio da Barra.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o município de Alagoa de Baixo passou a denominar-se Sertânia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município Já denominado Sertânia é constituído de 4 distritos: Sertânia, Algodões, Henrique Dias e Rio da Barra.

Pela lei municipal nº 133, de 14-02-1953, é criado o distrito de Albuquerque Né, criado com terras do distrito de Rio da Barra e anexado ao município de Sertânia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 5 distritos: Sertânia, Albuquerque Né, Algodões, Henrique Dias e Rio da Barra.
Assim permanecendo em divisão territorial.

Fonte: IBGE


Sertânia: Festa adiada para esta terça-feira

A Prefeitura de Sertânia informa que o excesso de chuvas comprometeu a estrutura elétrica do palco e para resguardar a segurança de todos, o prefeito Guga Lins decidiu adiar a festa desta noite com Harry Estigado e Cavaleiros do Forró.

A festa será realizada nesta terça-feira (24), a partir das 22h, na Praça de Eventos. A decisão foi tomada em comum acordo com a produção das duas atrações, que se comprometeram em se apresentar normalmente amanhã sem acréscimo de custos para a Prefeitura. O restante da programação segue sem alterações.


Escreve, Leitor: Arcoverde: a oposição dividida

Rumo_eleicoes_2016_2Por Edilson Xavier*

Arcoverde se prepara para vivenciar uma provável eleição em que as oposições se apresentarão divididas, como ocorreu nos anos de 1992 e 2004, cujos respectivos resultados eleitorais contrariaram os prognósticos.

Na primeira eleição em que a oposição disputou o pleito com mais de um candidato e Rosa Barros, que era a favorita perdeu a eleição em razão dessa divisão. Em 2004, Julião era o franco favorito, a oposição se apresentou com dois candidatos e o resultado todos conhecem. Agora, esse quadro politico está na iminência de ser repetido, quando na presente fase pré-eleitoral as oposições apresentam três candidatos a prefeito.

O fato é que se cogita de três nomes oposicionistas em disputa no pleito municipal desse ano, mudará o formato da disputa. Está se movimentando plenamente Neriane Cavalcanti, esposa do Dr. Zeca, Deputado Federal, que foi Secretária de Ação Social, por oito anos e se prepara para entrar na disputa eleitoral, bafejada ainda pelo prestigio eleitoral do ex-prefeito, que chefiou o Executivo por dois mandatos.

Quem pretende também entrar na disputa eleitoral é o deputado estadual Eduíno Brito, que já disputou eleição de prefeito em 2004, ficando na terceira colocação bem distanciado dos candidatos Zeca, eleito e Julião, cuja eleição foi decidida por apenas 334 votos. Por último, cogita de disputar a eleição de 2016, o ex-vereador e ex-deputado estadual Israel Guerra, veterano em disputas eleitores no campo majoritário e proporcional, quando disputou e se elegeu vereador e deputado estadual, respectivamente.

Israel disputou eleições municipais para o cargo de Prefeito em 2000 perdendo para Rosa Barros e em 2012 para a prefeita Madalena Brito. É de curial sabença que em se mantendo esses nomes das oposições que pretendem disputar o cargo de prefeito com  Madalena Brito, certamente o quadro eleitoral se apresentará amplamente favorável à Prefeita, simplesmente pelo fato de que as três lideranças oposicionistas disputando o pleito com seus respectivos candidatos, não padece de dúvida, que prestarão de forma consciente ou não, um grande serviço á reeleição da prefeita municipal que está esperando por essa imensa ajuda eleitoral e os agradecerá por esse monumental gesto que facilitará sua reeleição.

A análise que se faz desse quadro eleitoral que momentaneamente se apresenta, tendo em vista o fato de que a atividade política é muito dinâmica, é que se for mantido, contribuirá muito para uma reeleição mais que tranquila da prefeita Madalena. E certamente terá o condão de não contribuir para que haja uma boa e acirrada disputa eleitoral no pleito que se avizinha.

O que move as oposições para não se apresentar com um só candidato? Qual a influência sofrem os líderes desses grupos, que não se juntam para a disputa eleitoral? Será que atendem a uma ordem superior para se proporcionar uma eleição mais fácil para a atual prefeita? Pela atuação dos lideres das oposições nos últimos pleitos municipais, observa-se com clareza solar, que não haveria impedimento de ordem pessoal para que se unam e não obstante esse fato, sequer se dispõem ao proveitoso diálogo que poderia ensejar um pleito disputado em forma de clássico eleitoral.

*Foi presidente da Câmara Municipal e da OAB de Arcoverde.


SARA e Conab articulam retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Caprinos e Ovinos

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, articula a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Caprinos e Ovinos em Pernambuco com o apoio da superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PE). Em reunião, nesta segunda-feira (23), com o superintendente Elizaldo Sá, ficou acordado que os dois órgãos vão apresentar a proposta, ainda este mês, ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

A compra direta de caprinos e ovinos é uma ação estratégica para o governador Paulo Câmara  e a operacionalização do programa será realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e a Conab. Os dois órgãos vão realizar desde o cadastramento dos produtores, inspeção dos animais, aquisição, transporte,  armazenamento até a doação do produto (carne) em hospitais, creches, asilos, escolas e às famílias que apresentam risco de insegurança alimentar.

“A ovinocaprinocultura é uma tradição no Estado, que possui um rebanho de  4.7 milhões de animais. Temos concentrado esforços em consolidar políticas públicas de fortalecimento das principais cadeias produtivas e com o retorno do PAA Caprinos e Ovinos vamos impulsionar a comercialização desses animais gerando renda para os produtores familiares, além de atender instituições assistenciais”, explicou o secretário Nilton Mota.


Agência dos Correios é assaltada em Sertânia

  • Assalto aconteceu na tarde dessa segunda-feira (23) / Foto: Reprodução/Google Maps

Assalto aconteceu na tarde dessa segunda-feira (23)
Foto: Reprodução/Google Maps
JC Online

Uma agência dos Correios foi alvo de assalto na cidade de Sertânia, no Sertão do Estado, na tarde dessa segunda-feira (23). Segundo a Polícia Federal, a ação durou cerca de cinco minutos e contou com a participação direta de pelo menos dois homens armados. Os suspeitos fugiram levando uma quantia não informada.

A dupla, bastante agitada, anunciou o assalto por volta das 13h50, apontando as armas para as pessoas que estavam na agência. Como não conseguiram acessar o cofre, que só abre em horário programado, os suspeitos levaram apenas o dinheiro que estava em uma gaveta de atendimento.

O carro utilizado pelos homens na fuga teria sido roubado na cidade de Arcoverde, também no Sertão.


Prefeitura de Monteiro divulga programação do São João

Monteiro_SJ

 A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Comunicação Social, divulgou nesta segunda-feira (23) a programação oficial da oitava edição do Melhor São João de Todos os Tempos, que este ano acontece no período de 12 a 28 de junho.

Assim como nos anos anteriores a prefeita Edna Henrique optou por realizar um São João que atenda a todos os seguimentos do forró, priorizando a tradição junina da região através dos artistas da terra e oferecendo a oportunidade de mais uma vez os monteirenses conhecerem as revelações musicais do país, a exemplo de Márcia Fellipe, Marília Mendonça e mantendo atrações como Dejinha de Monteiro, Luciene Melo, Solteirões do Forró e Magnifícos, entre outros.

Programação junina de Monteiro tem sua abertura com o Festival de Quadrilhas de Ruas que acontece nos bairros da cidade entre os dias 12 a 22 de junho, sequenciado pelas atrações musicais que estarão se apresentando no período de 23 a 28 de junho nas imediações da Praça João Pessoa, onde será montada uma mega estrutura de palco e camarotes.
Confira abaixo a programação completa:

DIA 23 – Dejinha de Monteiro / Patrões do Forró / Pegada do Momento

DIA 24 – Forró do Muído / Maike José / Xodó do Cariri / Chiquinho de Belém

DIA 25 – Márcia Fellipe / Adriano Silva / Neno ‘O Magnífico’ / Ramon do Acordeon

DIA 26 – Solteirões do Forró / Luciene Melo / Gente Boa

DIA 27 – Marília Mendonça / Tony Farra / Laerte Lins

DIA 28 – Banda Magníficos / Forró Mais Eu / Franklin Dias


Sem verba, MEC pode suspender programas como Pronatec

 

A continuidade dos programas de alfabetização, educação integral e do próprio Pronatec neste ano vão depender de o MEC (Ministério da Educação e Cultura) negociar recursos com a área econômica do governo interino Michel Temer (PMDB-SP).

Esses programas estão com orçamento financeiro zero no MEC, segundo a reportagem apurou com fontes da nova equipe. Não há recursos, por exemplo, para programas como o PNAic (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), Mais Educação (de Educação Integral) e Pronatec (programa de ensino profissional e técnico). Essas iniciativas tiveram destaque na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

O MEC ainda estaria fazendo os cálculos para definir se haverá recursos para custear essas políticas neste ano. A previsão no orçamento para os programas que custeiam essas políticas é, no total, de R$ 3,77 bilhões.

O ministro Mendonça Filho (DEM) reforçou na primeira semana no cargo que não haveria descontinuidade de projetos, citando o Pronatec e Fies (Financiamento Estudantil). Ele se reuniu na quinta (19) com membros do Ministério do Planejamento para tratar de orçamento. Entre os integrantes da equipe do ministro já há a certeza de que alguns programas terão interrupção. A falta de recursos financeiros para os programas pode ser reflexo dos ajustes do MEC após o corte orçamentário anunciado por Dilma, nos primeiros meses do ano, e, também, da queda de arrecadação neste ano. “A queda da receita pode ter feito o governo ter autorizado orçamento em outras áreas e não na educação”, diz o professor da UnB (Universidade de Brasília) Luiz Araujo, especialista em orçamento da educação. “E o que foi repassado para a Educação pode ter sido priorizado para gastos obrigatórios”, completa.

Também estão sem orçamento outros programas, como o Ciência Sem Fronteiras, de intercâmbio internacional para estudantes e pesquisadores, e o Pacto pelo Ensino Médio, que envolve bolsas a professores que atuam nesta etapa. Entretanto, esses dois já estavam parados desde o ano passado. Os outros programas que não contam com orçamento atualmente já haviam sofrido falta de recursos no ano passado, com adiamentos e atrasos.O Pronatec, por exemplo, só passou a funcionar no segundo semestre de 2015.

No Mais Educação, que financia escolas de tempo integral, parte das cerca de 60 mil unidades beneficiadas desde 2008, quando ele foi criado, registraram atrasos nos pagamentos. Professores alfabetizadores e bolsistas do PNAic também tiveram atrasos. No ano passado, o MEC gastou nesses programas R$ 3,44 bilhões, segundo o Portal da Transparência. O valor é menos da metade do que estava previsto no orçamento do início daquele ano (de R$ 7,33 bilhões).

O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante já havia anunciado a iniciativa de reformular o PNAic e o Mais Educação, além de contar com a colaboração do Sistema S para continuar com o Pronatec. A nova equipe do MEC vai avaliar o desenho das políticas e decidir pela continuidade ou não dos planos anteriores.

Despesas de custeio, como o de merenda, transporte escolar e gestão das universidades federais, estariam garantidos por enquanto pelo MEC. Na semana passada, o MEC liberou R$ 211 milhões para as instituições federais de ensino para manter o pagamento de despesas básicas, como material de consumo, contas de energia elétrica e águ


Chegou em Sertânia a novidade que só em falar você vai ficar com água na boca.

Sparia

Soparia e Tapiocaria da Tia Mima, oferecendo várias opções de sopas e tapiocas, cada uma melhor do que a outra, e o melhor café da manhã e jantar da nossa região.

Prove também os deliciosos sucos naturais que vão lhe ajudar a se manter saudável

Soparia e Tapiocaria da Tia Mima, localizada na rua Quntino Bocaiúva, 75, Sertânia – PE.


Mundico Laet lança nova edição de livro sobre Sertânia

Livro_Mundico

O historiador Raimundo de Sá Laet Cavalcanti de 94 anos (Mundico Laet) lançou esta semana a segunda edição (revisada) do seu livro “De Uma História de Amor Nasceu Sertânia” em comemoração aos 143 anos de emancipação política do município.

A publicação conta com relatos, informações, fotos e documentos da história social e política do município mais antigo do Sertão do Moxotó.

O livro está à venda na Casa das Revistas na Rua Raul Lafayette no centro.


Enem já tem mais de 6 milhões de inscritos

  • Provas serão aplicadas dias 5 e 6 de novembro / Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

Provas serão aplicadas dias 5 e 6 de novembro - Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

A um dia para o término das inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) já contabilizou mais de 6 milhões de inscritos (quantitativo registrado até as 20h de quarta-feira, 18). Candidatos devem se cadastrar até esta sexta-feira (20), no site do Inep. A taxa de inscrição, no valor de R$ 68, pode ser paga até dia 25 em qualquer agência bancária, casa lotérica ou Correios. As provas serão dias 5 e 6 de novembro.

No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, fixo ou celular, válido. Também é necessário cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não pode ser usado por outro participante. O sistema de inscrição determina ainda a criação de pergunta e resposta de segurança para o acesso. É importante também que o número de CPF e a data de nascimento informados durante a inscrição estejam de acordo com os dados na base da Receita Federal.

O MEC estima ter 8 milhões de inscritos no Enem. Concluintes o ensino médio, este ano, em escola pública, fazem a avaliação de graça. Estão isentos do pagamento da taxa também aquelas pessoas que declararem carência.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Ene


Janot pede que STF investigue Renan e Jucá por esquema de corrupção em Belo Monte

Estadão Conteúdo

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para investigar quatro integrantes da alta cúpula do PMDB por envolvimento em um esquema de corrupção na construção de Belo Monteque só foi descoberto com o avanço das investigações da Operação Lava Jato. São alvos de Janot o senador licenciado e ministro do Planejamento, Romero Jucá, o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e os senadores Valdir Raupp (SC) e Jader Barbalho (PA).

Janot pede que os quatro sejam incluídos no mesmo inquérito já aberto no STF que investiga o senador Edson Lobão (PMDB-MA) por suposto recebimento de propina paga pelas construtoras responsáveis pela construção da usina no Pará na época em que ele era ministro de Minas e Energia. O processo tramita em sigilo, ou seja, quando não é possível acompanhar seu andamento no sistema virtual do STF, e seu relator é o ministro Edson Fachin.

A inclusão dos quatro novos investigados tem como base duas delações premiadas obtidas na Lava Jato: a do ex-diretor de energia da Camargo Corrêa Luiz Carlos Martins e a do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS). Ambos descreveram ao Ministério Público um esquema de desvio de dinheiro dos contratos para a construção de Belo Monte que servia para financiar campanhas eleitorais de diversos candidatos, inclusive da presidente da República afastada, Dilma Rousseff.

Repartindo a propina

De acordo com Delcídio, as negociações para a construção de Belo Monte envolveram o pagamento de pelo menos R$ 30 milhões de propina ao PT e ao PMDB. O ex-senador relata que os repasses aos petistas foram coordenados pelo então ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e foram destinados tanto para a campanha de Dilma quanto para outras campanhas eleitorais.

O ex-senador também envolve os ex-ministros Erenice Guerra (Casa Civil) e Silas Rondeau (Minas e Energia) na articulação do esquema. Delcídio disse que, no âmbito do PMDB, era justamente Rondeau o responsável por distribuir o dinheiro desviado, cujo destino era o “grupo” do ex-senador José Sarney (AP): além de Lobão e do próprio Rondeau, os beneficiados seriam Renan, Jucá, Raupp e Jader.

Já Luiz Carlos Martins narra com detalhes a “ocorrência sistêmica”, conforme chamou Janot, do pagamento de propinas a agentes políticos facilitadores da construção da usina de Belo Monte. Além de mencionar explicitamente que Lobão, enquanto ministro de Minas e Energia, era o agente político corrupto por deter o controle dos contratos da Eletrobras, o delator também afirma ter sido cobrado a pagar propina para o PMDB, tendo feito contratações simuladas e usado notas frias para enviar dinheiro desviado ao Maranhão, estado do senador.

“Os políticos não apenas tinham consciência de que os valores eram provenientes das vantagens indevidas destinadas aos diretores e altos funcionários de empresas públicas e sociedades de economia mista federais, mas também atuavam, direta ou indiretamente, para a continuidade do esquema de pagamento de vantagens indevidas, seja pela manutenção dos diretores em seus cargos, seja pela manutenção do cartel de empresas ou, ao menos, pela não interferência em seu funcionamento” sustenta Janot no pedido enviado ao STF.

No pedido enviado ao STF, Janot lembra que o caso de Belo Monte também está sendo investigado pelo juiz Sérgio Moro, na primeira instância, que acumula os processos contra quem não tem foro privilegiado. Segundo a PGR, além de Erenice, Palocci e Rondeau, fazem parte desta lista o diretor afastado da Eletrobras Valter Cardeal e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Outros inquéritos

Renan, Jucá, Raupp e Jader já são investigados na Lava Jato. Do grupo, o presidente do Senado é o recordista de procedimentos no STF, com 12 inquéritos no total, nove dos quais por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras. Se o pedido de Janot sobre Belo Monte for aceito, será o 13º inquérito contra Renan no Supremo.

Jucá, além da investigação na Lava Jato, acumula mais quatro inquéritos. Ele aparece inclusive ao lado de Renan em uma investigação da Operação Zelotes, por indícios de que ambos negociaram no Senado pagamentos de R$ 45 milhões com lobistas, em troca de aprovar emenda parlamentar de interesse de montadoras de veículos.


Jovem assassinado em Sertânia

Um homicídio foi registrado pela polícia por volta das 8h da manhã desta quarta-feira (18) em Sertânia, um jovem identificado por Mateus dos Santos Melo de 15 anos, morador da cidade de Monteiro – PB, foi assassinado nas imediações da 2ª Travessa Mario Melo no bairro Francisco Dias Araújo conhecido por Mario Melo Nova.

A vítima estava nas proximidades da casa de familiares quando dois homens em uma moto de cor preta e placa não anotada se aproximaram e um deles efetuou um disparo de arma de fogo atingindo o tórax da vítima que morreu no local.

O corpo foi removido para o Hospital Municipal e em seguida levado para o IML de Caruaru.


Após pressão, SDS revê regras para candidatos ao concurso da Polícia Militar

  • Mais de 121 mil pessoas se inscreveram no concurso da PM. Foto: JC Imagem

Mais de 121 mil pessoas se inscreveram no concurso da PM. Foto: JC Imagem

 

A menos de duas semanas para as provas do concurso da Polícia Militar de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social (SDS) se comprometeu a fazer alterações na publicação do edital. Em audiência no Ministério Público de Pernambuco, nessa segunda-feira (16), ficou definido que travestis, transexuais e homens trans não serão excluídos da seleção, que conta com mais de 121 mil inscritos.

As alterações no edital devem ser publicadas em até 15 dias úteis, conforme prometido durante a audiência. Nas avaliações físicas (uma das etapas do concurso), por exemplo, as regras serão as mesmas adotadas pelo comitê olímpico – respeitando as características biológicas dos travestis, transexuais e homens trans.

As mudanças acontecem após denúncia de discriminação feita pelo Centro de Combate à Homofobia de Pernambuco ao MPPE.

De acordo com o promotor Maxwell Vignolli, da 8ª Promotoria de Justiça de Direito da Cidadania de Recife, o edital anterior retira o direito de transexuais serem admitidos no concurso, ao prever a eliminação de quem apresentar as patologias constantes no CID-10 – Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, adotado pela Organização Mundial de Saúde.

No CID-10, o transexualismo é tratado como transtorno de identidade sexual. Apesar disso, segundo o promotor, o ato de uma pessoa ser transexual não a impede de exercer função policial. Há na corporação pernambucana um soldado trans.

Concurso

As provas do concurso da PM serão aplicadas no próximo dia 29, no Recife e Região Metropolitana e nos municípios de Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina e Serra Talhada. Com a aprovação nos testes de habilidades e conhecimentos gerais, o candidato ainda será avaliado em aptidão física, psicológica, exames médicos e investigação da vida social.

Durante o período de treinamento, após aprovação em todas as etapas, o aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças receberá Bolsa-Auxílio de Formação Profissional no valor de R$ 970,42. Após nomeação, o soldado da PM receberá salário de R$ 2.319,88.


Governador de Pernambuco entrega mais uma Escola Técnica Estadual

ETE_Arcoverde_1

O governador Paulo Câmara entregou mais uma Escola Técnica Estadual na noite desta segunda-feira (16). A ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa,  construída em Arcoverde, recebeu um aporte de R$ 10 milhões (recursos estaduais e federais), funciona em um espaço de 12 mil mª e é a quarta inaugurada neste ano, somando um total de 35 já em funcionamento no Estado.

O empreendimento, que segue o padrão das unidades já existentes no Estado, é composto por seis blocos interligados, auditório, biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva coberta e um bloco pedagógico e administrativo composto por 12 salas de aula. O espaço conta, ainda, com laboratórios de biologia, química, física, matemática, línguas e informática, além de laboratórios especiais voltados para estudantes do ensino profissionalizante.

Ao todo, 1,3 mil estudantes serão atendidos nas modalidades integrado (Ensino Médio junto com o Ensino Técnico) e subsequente (para os estudantes já concluintes do Ensino Médio). Neste primeiro momento, serão oferecidos cursos nas áreas de Rede de Computadores e Logística, para as turmas do integrado. A partir do segundo semestre, estão previstos os cursos em Edificações e Segurança do Trabalho, voltados para alunos da modalidade subsequente.

Personagem querido e respeitado do município de Arcoverde, Francisco Jonas Feitosa Costa foi professor de matemática e diretor-presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. Apaixonado por música, Costa foi também um dos primeiros músicos a formar a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, a Super Oara. Faleceu aos 67 anos, em fevereiro de 2012.

ETE_Arcoverde_2 Acompanharam Câmara durante agenda no Sertão do Moxotó, os secretários estaduais João Campos (Chefe de Gabinete) e Antônio Carlos Figueira (Casa Civil); o senador Fernando Bezerra Coelho; os deputados Gonzaga Patriota (federal) e Angelo Ferreira (estadual); além do presidente da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), Eugênio Guimarães.


Coluna Moxotó – Salve o América Esporte Clube

AECColuna Moxotó – Salve o América Esporte Clube

Palco de grandes eventos durante décadas, o América Esporte Clube de Sertânia passou por um longo período de abandono, o qual o seu atual presidente, José Carlos Veras (Carlinhos  de Natalício) garante que vai acabar e em breve o espaço poderá ser utilizado pela população sertaniense.   

Uma disputa judicial pela presidência e também por uma nova avaliação do valor de parte do terreno do Campo do América, fez com que o prédio do clube no centro da cidade sofresse com a ação do tempo e a falta de manutenção, o que o deixou inutilizado por anos.

O terreno vendido para prefeitura de Sertânia para a construção de uma creche terminou sendo avaliado em 220 mil reais. Oitenta mil já tinham sido depositados em conta judicial pela então prefeita Cleide Ferreira, o complemento, segundo Carlos Veras, ainda está em negociação com prefeito Guga Lins.

Atualmente, o América Esporte Clube passa por uma grande reforma devido a liberação, pela justiça, de 80% do valor depositado por Cleide. Os projetos foram elaborados pelo engenheiro Hamilton Veras e pelo arquiteto Fábio Pestana.

Entre as principais modificações estão a elevação do teto, instalação de saídas de emergência, novos banheiros e construção de uma área de alimentação e recreação em um pavimento que será construído em cima do “dance pequeno”, e que terá vista panorâmica para o salão principal e para a rua Dr. Raul Lafayette. A reforma esta orçada em aproximadamente 300 mil reais e ainda não tem data prevista para ser concluída.

A população aguarda para ter de volta uns dos patrimônios do município de Sertânia. Salve o América Esporte Clube!

VAPT-VUPT

CAMPANHA – Diante do custo da reforma, a diretoria do America Esporte Clube vai lançar a “Campanha do Cimento”. Quem tiver interesse em colaborar pode procurar o presidente do clube, Carlos Veras (Carlinhos de Natalício)

ELEIÇÃO – Já é acirrada a “briga” por cabos eleitorais para as próximas eleições. Inclusive com troca de apoio no xadrez eleitoral. Nos bastidores comenta-se que Naé de Albuquerque Né tinha decidido apoiar Gildão para vereador, mas depois de uma conversa de pé de ouvido com Magaly, resolveu apoiar a reeleição da vereadora. Isso vai acontecer muito daqui para outubro.

ELEIÇÃO II – Nos últimos dias, institutos de pesquisa estiveram fazendo levantamento junto ao eleitorado de Sertânia. Os postulantes da situação, oposição e terceira via querem dados para saber em que terreno andarão na campanha eleitoral. Como as pesquisas não são registradas, os números não serão divulgados.

KIT PARA O CONSELHO TUTELAR – O Conselho Tutelar de Sertânia será contemplado com um kit para ajudar no trabalho dos conselheiros. O Kit é composto um carro 0km, computadores, impressora multifuncional, geladeira e bebedouro.