Grupo luta pela preservação da Caatinga no Sertão do Pajeú

Segundo estudo, cerca de 140 caminhões levam madeira da Caatinga semanalmente. / Foto: Marcos Michael/Acervo JC Imagem

A vegetação da Caatinga, em municípios pernambucanos do Sertão do Pajeú, vem sofrendo ações de desmatamento intenso diariamente. Entidades não governamentais se uniram ao bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, na região afetada, para combater a extração irregular de madeira no bioma e exigir do governo uma fiscalização permanente.

“Cerca de 15 ONGs se uniram para formar o grupo Fé e Política e atuar na conscientização ecológica da população no município”, explicou Dom Egídio Bisol. O grupo enviou uma carta oficial ao governo do Estado, no último mês, para tentar solucionar o problema do desmatamento na área.

Na semana passada, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), através da Setor de Fiscalização Florestal (UFF), abordou 20 caminhões que transportavam lenha nativa e resgatou 289 animais silvestres criados em cativeiro de forma ilegal. A ação foi realizada em Sertânia, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Flores, Carnaíba, Tuparetama, Quixaba e Arcoverde, no Sertão.

Segundo Bisol, a operação já é resultado da pressão da população do Pajeú para aumentar a fiscalização no lugar. “A grande retirada de madeira é destinada à produção de carvão e cerâmica”, falou. “Lutamos por uma ação constante para preservar o bioma da Caatinga. Uma fiscalização esporádica não é o suficiente”, disse.

Bisol informou que foram contabilizados cerca de 70 caminhões transportando lenha da Caatinga sem fiscalização ou controle das autoridades, semanalmente. “Totalizamos uma média semanal de 140 veículos levando toras clandestinas da vegetação nativa, já que muitos geralmente fazem duas viagens nesse período”, afirmou o bispo.

A pesquisa foi realizada pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Afogados da Ingazeira. A entidade analisou a situação de quatro municípios no Sertão do Pajeú: São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Iguaraci e Tuparetama. No estudo, foi constatada a retirada irregular de vários tipos de árvores nordestinas, a exemplo de braúna, catingueira, juazeiro, angico e umbuzeiro.

“Essa avaliação com certeza está muito aquém da realidade. Sabemos que é uma análise geral. A situação é muito mais grave”, afirmou Egídio Bisol.

A CPRH anunciou que possui um planejamento de fiscalização em todas as regiões do Estado. De acordo com o órgão, as operações são realizadas conforme a programação ou diante de demandas da ouvidoria. As denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelo número: (81) 3182-8923

Do JC


Sertaniense Sebá foi tema do quadro ‘Viver com Arte’ da Tv Asa Branca

O artista sertaniense Sebastião Alves Cordeiro Filho, o conhecido Sebá, foi tema do quadro “Viver com Arte” da TV Asa Branca, exibido nesta quinta-feira (22) no NETV 1ª edição.

Radicado em Caruaru, Sebá é reconhecido como um dos ícones mais importantes da cultura popular regional.

Clique e confira a história de Sebá


Greve dos professores: Teresa Leitão critica ‘acirramento’ e defende negociações com o governo

Foto: reprodução/Facebook

A deputada e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, Teresa Leitão, na manhã desta quinta-feira (24), defendeu a abertura imediata de um canal de negociações entre os trabalhadores em educação, em greve desde o último dia 11 e o governo Paulo Câmara.

Não deu uma palavra sobre a postura do sindicato, que pune jovens com a interrupção das aulas. Pelo que se sabe, o governo não se nega a discutir os aumentos, desde que os professores voltem ao trabalho.

Como a data base da categoria é em junho, e o sindicato é controlado pela CUT, braço sindical do PT, cada diz fica mais claro a politização do movimento. Nesta sexta (24), uma nova assembleia deve ser realizada.

Na Alepe, a deputada pediu aos deputados da bancada do governo que façam gestões junto ao Executivo para garantir a abertura das negociações com os trabalhadores e lembrou que há uma semana a Comissão de Educação solicitou uma reunião com o governo com o propósito de mediar uma saída para greve, com a presença do líder na Casa deputado Waldemar Borges e da oposição, Silvio Costa Filho.

“Em apelo aos deputados do governo que deem valor à cadeira que ocupam nesta Casa, porque aqui estão por delegação do povo. Se essa comissão de parlamentares não for recebida pelo governo será um desrespeito à Casa. O poder Legislativa já se encontra enfraquecido perante a população e interessa ao governo desacreditá-lo ainda mais”, registrou.

Teresa destacou ainda o nível de acirramento que está existindo entre os parlamentares em relação à greve da educação, registrando que esse fato não é visto apenas na Casa.

“Tem ações praticadas por pares, colegas da assembleia em sua base territorial. Estão distorcendo posições de uma forma que eu nunca vi nesses 12 anos de Casa. Já enfrentamos situações muito mais sérias que esta e sempre nos respeitamos. Mas tem deputados usando os meios que tem, inclusive rádios, as concessões dadas a ele aleatoriamente, para distorcer o que aconteceu aqui. Como é que pode? Cada um assumiu uma posição em relação ao PL do governo, inclusive alguns se retiraram como posição política. Por que distorcer? “, protestou.

Deputados atacados pelas redes sociais

Em resposta às críticas, o deputado Tony Gel, do PMDB, disse que se houve radicalismo, é necessário investigar, porque essa não é, na sua visão, uma prática do Governo. Segundo ele, deve haver correntes no Sindicato que se contrapõem nesse processo, mas ressaltou que é preciso negociar e que o Executivo está disposto a isso.

Rodrigo Novaes, do PSD, afirmou que o Sintepe veiculou, nas redes sociais, material ofensivo a parlamentares governistas. Em sua opinião, essas informações estão distorcidas e os deputados da base teriam sido injustiçados. Ele ressaltou que é favorável à valorização profissional do magistério e se colocou à disposição para articular a negociação, caso os professores encerrem a greve.

O deputado Ângelo Ferreira, do PSB, considerou provocativo o pronunciamento de Teresa Leitão. Ele disse que não costuma se esconder para expressar suas opiniões e que há um serviço de informações da deputada em Sertânia. Para o parlamentar, a distorção das informações foi feita pelo Sintepe, ao divulgar cartazes denegrindo a imagem de deputados nas redes sociais.

Do Blog do Jamildo


Homicídios caem 100% em Sertânia

O número de assassinatos caiu 100% no município de Sertânia, Sertão de Pernambuco. O último crime do tipo ocorreu no dia 21 de abril do ano passado, contra um homem de 51 anos no Sítio Santa Luzia. E, de 21 de abril de 2013 até a mesma data de 2014, foram registrados apenas seis homicídios. Os dados são do 3º Batalhão de Polícia Militar.

“A gente vive trabalhando para preservar a vida e, quando recebemos essa notícia, é muito bom”, diz o major José Alex Bezerra, responsável pelas ações externas. O oficial afirma ser gratiticante chegar a essa marca. “Sertânia é o sétimo maior município em extensão no estado, está na divisa com a Paraíba e tem uma zona rural muito grande. Tudo isso dificulta um trabalho ostensivo da PM, mas estamos conseguindo”, garante.

Para o oficial Valme Zeferino de Souza, comandante do 3º BPM, boa parte do resultado tem origem em trabalhos que complementam o de segurança. “Devemos destacar que em Sertânia foi massificado programas com filosofia de Polícia Comunitária. Policiais militares, por exemplo, vão às escolas para palestras. Também acompanhamos nossos jovens no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)”, comenta.

Outros municípios
Com o nome de Área Integrada de Segurança-19, além de Sertânia, o efetivo de 400 policias aproximadamente atende a dez municípios. Em Custódia, o índice de homicídios ainda é alto. Em Pedra e Tupanatinga, há casos, mas, para a polícia, não seria uma situação de alerta. Com grande histórico de incidência, Buíque e Ibimirim têm apresentado diminuição. Já em Arcoverde, Venturosa, Itaíba e Manari existem poucos registros. Estas avaliações também são do 3º BPM.

Do G1


IFPE fará vestibular para preencher 2.206 vagas em cursos técnicos

Cursos técnicos têm duração média de dois anos. Aulas começarão no segundo semestre. / Foto: Divulgação/ IFPE

Começam segunda-feira (27) as inscrições para o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que vai ofertar 2.206 vagas em cursos técnicos, com aulas a partir do segundo semestre. Pode concorrer quem terminou o ensino médio. As vagas estão distribuídas nos 16 câmpus da instituição. As provas serão dia 14 de junho.

Interessados devem se inscrever até 7 de maio, exclusivamente no site www.ifpe.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 20 e pode ser paga nas agências do Banco do Brasil até 8 de maio. Os cursos têm duração média de dois anos.

Metade das vagas é destinada a quem cursou o ensino médio integralmente em escola pública. Ainda há cotas para os candidatos autodeclarados negros, pardos e indígenas e para quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Candidatos da zona rural também contam com reserva de vagas, caso optem pelos cursos com vocação agrícola.

Os cursos são oferecidos nas cidades de Recife, Abreu e Lima, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Olinda, na Região Metropolitana. No interior há opções em Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Pesqueira e Vitória de Santo Antão.

A prova terá 30 questões de múltiplas escolhas, sendo dez de português, dez de matemática e outras dez de conhecimentos gerais.

ISENÇÃO – Quem não tem condições de pagar a taxa de inscrição no vestibular pode pedir isenção entre os dias 27 e 29 de abril, no site do IFPE. A gratuidade é concedida para candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que, cumulativamente, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Também são isentos da taxa egressos dos programas Mulheres Mil, inclusive os seus dependentes, e PROIFPE


Sintepe negocia, mas quer fim das demissões

Cerca de 600 professores da Região Metropolitana e Zona da Mata, mobilizados pelo Sintepe, fizeram, há pouco, em Timbaúba, onde acontece o Todos por Pernambuco, um protesto contra o endurecimento do Governo diante da greve decretada pela categoria.

Com faixas, carro de som e vestidos de vermelho, os manifestantes bloquearam a estrada que passa em frente a Escola Técnica Estadual de Timbaúba, forçando o governador a sair do local em direção ao município de Aliança pelos fundos do prédio. O presidente do Sintepe, Fernando Melo, informou que recebeu dois representantes do Governo para reabrir o dialogo.

O governador tem dito que só reabre o dialogo com os professores com o encerramento da greve, conforme reafirmou na entrevista que deu logo após a abertura do seminário. Já o Sintepe quer que o Governo reveja sua decisão de radicalizar o enfrentamento com o afastamento de diretores que exercem cargos de confiança, de professores de escolas em regime especial, além da imposição de faltas e ameaças de demissões. “Nós estamos abertos ao dialogo, mas o Governo tem que acabar com a repressão e com as intimidações”, afirmou o presidente do Sintepe.

Do Blog do Magno


Material didático e mobiliário abandonados em escola fechada pela prefeitura de Sertânia

Com tantas dificuldades enfrentadas por escolas e outros setores da administração municipal, a prefeitura de Sertânia se dá ao luxo de abandonar material didático e mobiliário, como carteiras escolares da Escola Municipal Constantino José da Silva, no sítio Salgadinho, que foi fechada pelo prefeito Guga Lins em 2015.

Segundo informações de pessoas ligadas ao quadro da educação do município, a alegação foi de que a unidade escolar não obtinha resultados educacionais desejados por que funcionava com salas multisseriadas (em que um mesmo professor atende estudantes de diferentes idades em uma mesma turma). Os 23 alunos e as duas professoras da escola fechada foram transferidos para unidades em Waldemar Siqueira e Rio da Barra, zona rural de Sertânia.

Porém, em um vídeo que circula nas redes sociais denuncia que a prefeitura está jogando fora o dinheiro do contribuinte com o abandono do prédio, de material didático e de bancas escolares. As imagens revelam que tudo o que ficou na escola fechada está em bom estado de conservação e poderia estar sendo usado em outro lugar, ou ser recolhido e guardado pela secretaria de Educação. Confira o vídeo

Diante da situação, os moradores da localidade resolveram fazer um mutirão para limpar e organizar o prédio abandonado pela prefeitura. Confira o vídeo

Um fato interessante é que o cidadão que fez o vídeo disse que foi informado que vai ser processado, possivelmente por ter invadido o prédio público para fazer as imagens. Sendo assim, a ameaça também deverá chegar aos moradores da localidade que “invadiram” a escola para fazer a limpeza.


Sintepe admite encerrar a greve dos professores na próxima segunda

O presidente do Sindicato dos Professores de Pernambuco, Fernando Melo, admitiu nesta terça-feira (21) encerrar o movimento na próxima assembleia geral da categoria que está marcada para o dia 27.

Até lá, segundo ele, o Sintepe vai cumprir o calendário de eventos aprovado na última assembleia geral realizada no Centro de Convenções.

De acordo com esse calendário, os professores farão uma manifestação nesta quinta-feira, em Timbaúba, onde o governador Paulo Câmara estará participando do seminário “Todos por Pernambuco” e no dia seguinte em Palmares.

É para pressionar o Governo do Estado a retomar as negociações com o Sintepe, que foram interrompidas na semana passada após a decretação da greve.

O Governo afirma que só volta a negociar se a greve for encerrada. Os professores reivindicam 13,01% de reajuste para todo o quadro e não apenas para os que ganhavam abaixo do piso salarial.

Do blog de Inaldo Sampaio

 


Seminário Todos por Pernambuco chega à Zona da Mata

O terceiro ciclo do Seminário Todos por Pernambuco chega à Zona da Mata nesta quinta-feira (23). O primeiro município a ser visitado pelo governador Paulo Câmara, acompanhado por todo secretariado estadual, é o de Timbaúba, na Mata Norte. Na sexta-feira (24), será realizada a etapa de Palmares (24), na Mata Sul. As três rodadas do Todos por Pernambuco, até agora, registraram 10,9 mil participantes e coletaram 12 mil propostas.

A grande participação popular demonstra a consolidação da construção democrática das prioridades do Governo do Estado. A eficiência do Todos já foi comprovada com um prêmio internacional concedido pelas Nações Unidas de Serviço Público, em 2012.

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, responsável pela coordenação do evento, destaca a importância do Seminário. Segundo ele, as contribuições dos participantes são fundamentais para estabelecer as prioridades do governo. “A palavra do povo foi ouvida nos ciclos de 2007 e 2011 e mudou a vida dos pernambucanos. E vai ser ouvida novamente. Nós estamos reafirmando nossos compromissos de campanha e vamos construir, juntos, as nossas prioridades”, afirma.

Oito temas serão disponibilizados para discussão nas salas temáticas, sendo sete deles comuns aos dois municípios: educação e cultura; saúde; segurança; água; infraestrutura; cidadania e economia, sustentabilidade e inovação. Em Timbaúba, também haverá discussão sobre habitabilidade e o espaço público. Em Palmares, ocorrerá uma sala temática sobre desenvolvimento rural.

A partir das 8h em cada município, são realizadas as inscrições e o credenciamento da população para participação no seminário. Os interessados também podem dar suas contribuições pelo site www.todosporpe.pe.gov.br. A abertura do evento está marcada para as 8h30, com a participação do governador Paulo Câmara. Logo depois, são realizadas as salas temáticas. À tarde, durante plenária, são apresentadas as principais propostas discutidas nas salas e o encerramento do Seminário.

As três rodadas do Todos por Pernambuco, neste ano, foram realizadas no Sertão e no Agreste do Estado.  A ação percorreu os municípios de Surubim, Garanhuns, Caruaru, Araripina, Petrolina, Salgueiro, Floresta, Afogados da Ingazeira, Arcoverde. Educação e Cultura foi o tema mais procurado do Seminário no Sertão e no Agreste.

A rodada de encerramento do Todos por Pernambuco será realizada na Região Metropolitana do Recife. Na capital, o seminário será realizado no dia 29, no Centro de Convenções.


Estado desconta na folha de grevistas

De acordo com o Governo do Estado de Pernambuco, a greve dos professores da Rede Estadual de Ensino, decretada em 12 de abril, vem perdendo a força e a adesão dos docentes a cada dia. Nos dois primeiros dias de paralisação (25 e 26 de março) houve 8.326 faltas, já na segunda paralisação (08 e 09 de abril) foram ao todo 7.386 faltas.

Durante o período em que a greve foi decretada por tempo indeterminado, o quadro levantado, entre os dias 12 e 16 de abril, foi o seguinte: Segunda-feira, 13 de abril (4.428 faltas); Terça-feira, 14 de abril (5.058 faltas); Quarta-feira, 15 de abril (5.189 faltas); e Quinta-feira, 16 de abril (3.663 faltas); Sexta-feira, 17 de abril (3.638 faltas).

As faltas relativas ao dia de hoje, ainda estão sendo computadas. Sendo assim, foram contabilizadas até então 37.688 faltas, número que será descontado da folha de pagamento dos grevistas, em cumprimento à Portaria Conjunta SAD/SEE n° 15.465 de 08 de abril de 2015.

Do blog do Magno


Mensagens em decorrência da morte do ex-deputado Pedro Eugênio

Governador Paulo Câmara
“Pedro Eugênio foi um quadro qualificado da política de Pernambuco e sempre se destacou nas funções públicas que exerceu, em nível estadual e nacional. Quero apresentar minhas sinceras condolências aos seus familiares e aos seus companheiros da sua longa militância social e política”.

Deputado Federal Jorge Côrte Real

“Pedro Eugênio em todas as atividades que exerceu sempre demonstrou competência e zelo pela coisa pública. Tive a oportunidade de ter sido colega de bancada na Câmara dos Deputados e sou testemunha de seu empenho e trabalho em prol do nosso Estado. Na atividade parlamentar, dentre outras, ele foi um grande defensor das micros e pequenas empresas. Um homem brilhante, que sem sombra de dúvidas irá fazer muita falta a Pernambuco. Quero aqui prestar minha solidariedade a sua família e aos seus amigos.”

Senador Fernando Bezerra Coelho

“O falecimento do ex-deputado federal Pedro Eugênio foi um grande choque para todos nós. Conheci Pedro ainda nos anos 80 e estivemos juntos, diversas vezes, nas mesmas lutas. Pedro sempre foi um homem correto e que soube fazer política discutindo ideias. Um técnico admirado por todos, de grande visão estratégica e compreensão da realidade brasileira. Seu desaparecimento nos enlutece a todos. Desejamos que a família encontre conforto e paz de espírito neste momento de tanto sofrimento.”

Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco  

“A política pernambucana perde um de seus melhores quadros, um homem público de grande dimensão e comprometimento. O desaparecimento do ex-deputado federal Pedro Eugênio (PT) deixa consternados não apenas aos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e com ele conviver, mas também o conjunto da sociedade de Pernambuco e os que fazem a política brasileira.

Pedro Eugênio foi um dos homens públicos mais preparados que Pernambuco teve o privilégio de contar nas últimas décadas. Sua formação de economista, aliada à sensibilidade social, deram imensa contribuição às conquistas de nossa população.

Sua passagem pela Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados também trouxeram um legado de avanços para Pernambuco.

Líder partidário que valorizava o diálogo, parlamentar brilhante e dotado de imensa energia para o trabalho, Pedro Eugênio deixa uma lacuna e o exemplo para os que querem abraçar a vida pública como missão.

Aos seus amigos, familiares e correligionários, expressamos nosso mais profundo pesar.”

Prefeito de Sertânia, Guga Lins

“É fácil falar do ex-deputado Pedro Eugênio. Um político amigo e parceiro, que tinha uma estreita relação com o povo de Sertânia. Como parlamentar destinou recursos para investimentos nas áreas de educação, saúde e recursos hídricos, beneficiando o povo do nosso município. Sua história de garra, seu senso de justiça e sua coragem de lutar pelas necessárias transformações em Pernambuco e no Brasil revelam a força de um homem que jamais fugiu à luta e não abriu mão do seu desejo de uma sociedade melhor, mais igualitária e mais justa.  Obrigado companheiro pelo exemplo e descanse em Paz ao lado do nosso Deus Criador e Salvador”.


Arcoverde lança São João 2015 no Recife Antigo de Coração


Arcoverde, a capital do São João visita o Recife Antigo de Coração, nesse domingo (26), Marco Zero. A cidade sertaneja aproveita o momento para lançar a edição 2015 dos festejos juninos, que acontecem entre os dias 19 e 28 de junho.

 Com o tema “O Reino do Baião na Capital do São João”, o Portal do Sertão se transforma em reino de um dos mais importantes ritmos da trilogia musical nordestina do FORRÓ – o XOTE, o XAXADO e o BAIÃO.

 “Esse tema, pois, se encaixa perfeitamente no conceito do SÃO JOÃO DE ARCOVERDE, a partir do momento que interage, de forma harmônica, com o padrão temático das edições anteriores, tão apreciada por turistas e nativos”, declara o Secretário de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco.

 Na ocasião do Recife Antigo de Coração, a programação começa pela manhã com feirinha típica, exposição de imagens, artesanatos e degustação gastronômica. À tarde, a partir das 14h, as apresentações culturais começam com o Tricampeão do Carnaval do Recife, o Boi Maracatu, seguidos dos forrozeiros arcoverdenses e homenageados do São João desse ano, Paulinho Leite, Mazinho, Wagner Carvalho, George Silva e no encerramento o Coco Raízes de Arcoverde.

O evento é uma realização da prefeitura de Recife, com a participação especial de Arcoverde e apoio da Associação das Secretarias de Turismo – Astur, idealizadora e incentivadora da inclusão dos municípios no programa da capital pernambucana.

2015 – Assim como em anos anteriores, a estrutura do São João de Arcoverde 2015 vai oferecer ao público 10 polos de animação, sendo 08 com atrações artísticas e culturais, proporcionando a apreciação de shows, espetáculos teatrais e recitais. Os espaços serão divididos em: Multicultural, Artes, Pé de Serra, Multimusical, Forrogospel, Vila de Rio Branco, Gastronomia, Diversão, Raízes do Coco e Budega da Poesia.

 O São João é o segundo mês mais rentável para Arcoverde, perdendo apenas para as festas de fim de ano. Em 2015, devido à crise, o investimento municipal deve diminuir e ser ampliada a captação de recursos por meio de patrocínios. Toda essa estrutura gera cerca de quatro mil empregos temporários, diretos e indiretos, e um grande incremento na economia, promovendo o turismo e proporcionando maior visibilidade a cidade.

 “A programação do melhor São João do Nordeste será lançada aos poucos. Manteremos a tradição do evento multicultural, porém explorando o tema atrelado as homenagens aos forrozeiros de Arcoverde. O arrasta pé está garantido, além da forte cultura dos bois, samba de coco, quadrilhas temáticas, poetas declamadores e sons alternativos como, rock e jazz”, finaliza o secretário de Turismo, Albérico Pacheco.


Avó pagou R$ 45 mil por crime contra conselheiros tutelares em Poção

A principal linha de investigação da chacina de Poção, no Agreste de Pernambuco, foi confirmada ontem pela Polícia Civil. A oficiala de justiça Bernardete Lurdes Britto Siqueira, 52 anos, foi indiciada como mandante do assassinato de quatro pessoas – três conselheiros tutelares – na noite do dia 6 de fevereiro, no Sítio Cafundó, naquele município. Além dela, seis pessoas foram citadas no inquérito por participação no assassinato: José Vicente Ferreira Cardoso, 59, Leandro José da Silva, 25, Egon Augusto Nunes, 27, Wellington Silvestre dos Santos, 27, Orivaldo Godê de Oliveira, 49, e Ednaldo Afonso da Silva, 44. De acordo com o inquérito, eles teriam recebido R$ 45 mil da oficiala para cometer o crime.

Pocao

Os sete foram indiciados por homicídio duplamente qualificado, mediante recompensa e praticado por grupo de extermínio. Além disso, responderão por tentativa de homicídio à criança de 3 anos transportada pela avó materna e pelos conselheiros tutelares, de Arcoverde, no Sertão, para Poção, no dia do crime. Somadas, as penas chegam a 210 anos de reclusão.

Segundo o delegado Erick Lessa, que conduziu a investigação, a motivação do assassinato foi o embate judicial que a família de Bernardete – avó paterna da criança – mantinha com a família da mãe pela guarda da menina. Após a morte da mãe da garota em 2012, os cuidados ficaram a cargo do pai, filho de Bernardete, mas era ela quem exercia de fato a guarda. “O crime foi planejado com muita antecedência. Bernardete chegou a alienar, no final de 2014, uma propriedade da família para conseguir recursos e pagar aos executores”, explica o delegado.

De acordo com a polícia, Bernardete teria acionado seu advogado, José Vicente Ferreira, que entrou em contato com o presidiário Leandro José da Silva. Este último teria sido o responsável por recrutar Egon, Orivaldo, Wellington e Ednaldo, os quatro teriam participado da execução. A polícia exibiu um vídeo onde Egon aparece se abanando com o dinheiro conseguido pelo assassinato. Ele teria recebido R$ 20 mil para executar os conselheiros.

Ana Rita Venâncio, (avó materna da criança), e os conselheiros tutelares de Poção, José Daniel Farias, 31, Lindenberg Vasconcelos, 53, e Carmen Lúcia da Silva, 37, foram executados com vários tiros quando voltavam para Poção após buscar a menina na casa de Bernardete Siqueira, em Arcoverde.

Do Jornal do Commercio


Governo realiza a maior promoção da história da PM e dos Bombeiros

O governador Paulo Câmara promoveu, nesta segunda-feira (20), 1.920 policiais militares e bombeiros, em mais uma demonstração da prioridade que a segurança pública terá na sua administração. Eles integram um grupo de 7.119, cuja ascensão na carreira já havia sido autorizada pelo chefe do Executivo estadual em março. Até o final do ano, quando esses profissionais assumirem seus novos postos, o Governo terá realizado a maior promoção da história das duas corporações em Pernambuco.

À tarde, o governador condecorou 1.095 praças e oficiais da PM em cerimônia no Quartel Geral do Derby. Após entregar as insígnias aos policiais, Câmara foi ao Centro de Convenções presidir a mesa da formatura de 410 novos sargentos e 415 novos cabos do Corpo de Bombeiros.

“Tenho a honra de, ainda no primeiro ano do meu governo, viabilizar a maior promoção da história da PM e dos Bombeiros. Junto com cada um de vocês vamos oferecer as condições para cuidar ainda mais da segurança dos pernambucanos. O povo de Pernambuco espera de nós um trabalho que melhore a sua vida. Não tenho dúvida que essas promoções concretizadas hoje nos colocam no caminho certo”, cravou Paulo Câmara.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, viabilizar as promoções não foi fácil. “Esse ato materializa a preocupação do Governo do Estado com a valorização das pessoas. Nenhuma instituição, por mais investimento que seja feito, será uma instituição respeitada se não houver essa prioridade”, comentou.

Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Antônio Francisco Pereira Neto afirmou que as promoções representam o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela corporação. “É mais um gesto de sensibilidade do governador. E nós vamos responder à essa confiança”, ponderou.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha, enalteceu “o gesto nobre” do governador. “Nós crescemos com a nossa emancipação, em 1994, e com a injeção de recursos por parte do Governo Eduardo Campos, em 2007. Agora, também crescemos como pessoas, através do resgate das promoções viabilizado por Paulo Câmara”, frisou.

INCLUSÃO - A solenidade do Corpo de Bombeiros também foi marcada por duas homenagens: ao ex-governador Eduardo Campos, representado pelo seu filho João Campos, e ao cabo Gil Sormany, que ficou afastado das suas atividades por cinco anos após perder a visão em decorrência de um tumor.

Mesmo sendo considerado inválido para a atuar como bombeiro, Gil Sormany não desistiu de voltar às suas atividades. Em 2013, quando tomou conhecimento do desejo do militar de retornar ao trabalho, Eduardo Campos assinou um decreto que garante o retorno do qualquer bombeiro, policial civil ou militar, que tenha se tornado deficiente. Depois de passar por um treinamento, Gil Sormany se transformou no primeiro bombeiro reintegrado à corporação do Brasil.


Prefeitura de São José do Egito abre inscrições para concurso

são jose egito

Estão abertas as inscrições para o concurso público Prefeitura de São José do Egito. São ofertadas 88 vagas em funções de níveis médio e superior, sendo 5 para pessoas com deficiência. Os salários variam de R$ 788 a R$ 5.000. O edital está disponível no site da organizadora.

Os cargos de nível superior são para as áreas de Nutrição, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermaria e Licenciatura. Para as funções de Fiscal de Tributos, Fiscal de Obras, Agente de Arrecadação e Agente de Trânsito é exigido apenas o nível médio.

As inscrições devem ser realizadas pelo site https://www.conpass.com.br/. A taxa varia de R$ 70 a R$ 100. O pedido de isenção destes valores pode ser feito entre os dias 22 e 30 de abril. As provas escritas estão previstas para o dia 7 de julho.

De acordo com a organizadora, o concurso terá dois anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Do blog de Nill Junior