Arrastão de Ângelo Ferreira invade as ruas de Sertânia

Alto_Ceu_04

Faltando pouco mais de um mês das Eleições, as ruas comprovam o que dizem as pesquisas

Líder nas pesquisas de intenção de votos, o candidato a prefeito de Sertânia, no Sertão do Moxotó, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o deputado estadual Ângelo Ferreira confirma a preferência do povo e arrasta multidão pelas ruas da cidade.

Alto_Ceu_01

Na noite de ontem (25), a caminhada, que teve concentração no bairro do Alto do Céu, seguiu até o centro da cidade em um verdadeiro arrastão festivo. Jingles, em ritmos de forró, arrocha e frevo animaram os eleitores, que mesmo após as 22h e com os carros de som já desligados, mostraram seu apoio à candidatura de Ângelo.  A caminhada contou com a participação do deputado estadual Diogo Morais (PSB).

No palanque, ainda no Alto do Céu, o candidato do PSB reforçou suas propostas de plano de governo para a área de educação, como a garantia de merenda de qualidade para os estudantes, professores com salários em dia e transporte escolar adequado. Além de destacar algumas medidas emergenciais na saúde pública municipal. “Vamos ter atenção à saúde, para os que têm menos recursos. Ter um hospital que não seja só a fachada, mas tenha um centro cirúrgico funcionando, um laboratório de análises clínicas e um atendimento humanitário. Como também um posto de saúde que disponha de medicamentos para quem precisa”, discursou.

Alto_Ceu_03

Ângelo Ferreira, ao lado do candidato a vice-prefeito de sua chapa, Toinho Almeida, também falou sobre a Zona Rural do município, mostrando algumas das ações que precisam ser realizadas nesta localidade, esquecida pela atual gestão. “Vamos ter estradas, abastecimento de água, construção de barragens, perfuração de poços e dessalinizadores funcionando. A triste realidade de hoje vai mudar com a força do voto”, explicou.

Na corrida pela prefeitura de Sertânia, o deputado dispara na pesquisa do Instituto Múltipla, de Arcoverde, com 56% dos votos válidos. O segundo colocado, candidato que é o atual prefeito do município, aparece com apenas 33%.


Datafolha aponta empate técnico entre João Paulo e Geraldo Julio

Com informações da Folha de S. Paulo

A pesquisa eleitoral do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) pela Folha de S. Paulo apontou um empate técnico entre o ex-prefeito João Paulo (PT) e o prefeito Geraldo Julio (PSB). João Paulo (PT) tem 32% das intenções de voto para a Prefeitura do Recife e Geraldo Julio (PSB) tem 28%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O candidato Daniel Coelho (PSDB) aparece em terceiro com 10% e Priscila Krause (DEM) em quarto, com 6%. Edilson Silva (PSOL) tem 3%, enquanto Carlos Augusto (PV) marca 1%. Simone Fontana (PSTU) e Pantaleão (PCO) não pontuaram.

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação de nomes, João Paulo aparece com 13% e Geraldo Julio com 12%. A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 24 de agosto e ouviu 815 eleitores da capital pernambucana.

A pesquisa Datafolha também mediu a popularidade da gestão de Geraldo Julio. A administração do prefeito do Recife é aprovada por 30% dos eleitores. Outros 45% consideram que a gestão é regular e 22% dizem reprovar a gestão. Entre os entrevistados, 3% não quiseram opinar.


Servidores do Detran cruzam os braços nesta sexta-feira

O Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-PE) informou, nesta quinta-feira (25), que todos os serviços do órgão serão paralisados na próxima sexta-feira (26). Segundo o comunicado, assinado pelo presidente da Associação dos Servidores do Detran-PE (ASD-PE), a paralisação será realizada “em decorrência de perseguições contra o presidente do Sindetran-PE”.

Em entrevista à Rádio Jornal, Alexandre Bulhões, presidente do sindicato, disse que o ato vai acontecer em todo o Estado. “A categoria decidiu parar de Petrolina ao Litoral mais uma vez. Infelizmente a população vai passar por isso porque o governo tem provocado essas situações no Detran”, cravou, referindo-se a demissões que teriam sido efetuadas de maneira arbitrária.

No início deste mês, os servidores do Detran-PE cruzaram os braços contra a alteração no termo de referência do plano de saúde, onde benefícios dos funcionários foram diminuídos.


Começa hoje votação do impeachment de Dilma

Gustavo Garcia - Do G1, em Brasília

O Senado inicia nesta quinta-feira (25) o julgamento do impeachment de Dilma Rousseff. A abertura da sessão está prevista para as 9h sob o comando do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que também preside o processo de impedimento da presidente afastada.

No primeiro momento da sessão, Lewandowski responderá às chamadas “questões de ordem” – questionamentos de senadores sobre procedimentos do julgamento e etapas do processo.

Depois disso, começarão a ser ouvidas as testemunhas. São oito ao todo, duas escolhidas pela acusação e seis pela defesa. Todas elas estão isoladas, individualmente, em quartos de um hotel na região central de Brasília – sem acesso à Internet, televisão, telefone e visitas – à espera do momento em que serão interrogadas pelos senadores.

Testemunhas da acusação
As primeiras testemunhas a serem ouvidas nesta quinta são as de acusação. Os autores da denúncia – os juristas Miguel Reale Júnior, Janaína Paschoal e Hélio Bicudo – selecionaram o procurador Júlio Marcello de Oliveira, representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU); e o auditor de fiscalização do TCU Antônio Carlos Costa D’ávila. Eles serão ouvidos nessa ordem.

Ambos já foram ouvidos pela Comissão Especial do Impeachment do Senado, durante a segunda etapa do processo, chamada de “pronúncia”, que concluiu que Dilma deveria virar ré e ser julgada pelo plenário da Casa.

Não há um prazo pré-determinado para a duração dos depoimentos das testemunhas. Isso dependerá do número de senadores que farão questionamentos.

Testemunhas da defesa
Ouvidas as testemunhas de acusação, será a vez dos depoimentos das pessoas convocadas pela defesa de Dilma Rousseff. De acordo com o andamento da sessão, esses depoimentos podem ter início nesta quinta ou ficar para o dia seguinte.

A defesa relacionou seis testemunhas:
- o ex-secretário-executivo do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa:
- o economista Luiz Gonzaga Belluzzo;
- o ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa;
- a ex-secretária de Orçamento Federal Esther Dweck;
- o professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Ricardo Lodi Ribeiro;
- o professor de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Geraldo Prado.

Eles responderão aos questionamentos nessa sequência.

Roteiro da sessão
A sessão desta quinta tem dois intervalos programados. O primeiro deles das 13h às 14h. O segundo, de 18h a 19h. Depois disso, a sessão poderá ser interrompida por 30 minutos a cada quatro horas ou a critério de Lewandowski.

A expectativa de técnicos do Senado é que o magistrado suspenda a sessão por volta das 22h e a retome às 9h de sexta para dar continuidade aos depoimentos.

A intenção do STF é finalizar a fase das testemunhas na sexta-feira, mas é possível que os depoimentos avancem pelo final de semana, mas sem ultrapassar o domingo  Isso porque, na segunda-feira (29), está prevista a participação de Dilma Rousseff no julgamento. Ela terá 30 minutos prorrogáveis por tempo indeterminado para fazer um pronunciamento e depois responderá às perguntas dos senadores.


Múltipla divulga amanhã primeira pesquisa sobre corrida em Afogados da Ingazeira

O Instituto Múltipla, contratado pelo blog, divulga nesta quinta-feira pesquisa realizada na cidade de Afogados da Ingazeira dentro da série em parceria para as eleições deste ano nas quatro principais cidades da região do Pajeú.

A pesquisa busca saber como largam os candidatos José Patriota (PSB), Emídio Vasconcelos (PT) e Itamar França (PRB) no processo eleitoral deste ano. O levantamento foi registrado sob o número PE-03829/2016. Os dados foram coletados dias 21 e 22 com margem de erro: 5,7% para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e 300 entrevistas.

Também será possível aferir os números na pesquisa espontânea, a rejeição de cada candidato, além da avaliação da gestão José Patriota em Afogados da Ingazeira mais aprovação/desaprovação de Dilma, Temer e paulo Câmara. Também divulga a corrida pela Câmara de Vereadores. O Programa Manhã Total aproveita e escuta os coordenadores de campanha dos candidatos em Afogados no Debate das Dez desta quinta.

Serra Talhada e São José do Egito também serão alvo de dois levantamentos cada. O Múltipla Pesquisas já está ampliando o número de cidades atendidas, diante da modernização de coleta de dados e ampliação significativa da equipe de campo.

Do Blog de Nill Junior


Detran-PE realizará leilão de veículos em Serra Talhada nesta sexta-feira

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) promoverá, nesta sexta-feira (26), em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, o 1º leilão da temporada 2016. O evento acontecerá a partir das 9h.

Estarão disponíveis, para os lances do público, 467 veículos, entre carros e motos, tanto aqueles em condição de voltar para as ruas quanto os irrecuperáveis – as sucatas. O local do leilão será o pátio da empresa Coliseum, na margem direita da BR-232, altura do Km 405 (onde se localiza o Sertão Iate Clube).

De acordo com o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, os leilões cumprem o que é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB): após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. Os interessados podem conferir os veículos que serão leiloados nos dias 24 e 25 de agosto, das 9h às 16h, no mesmo local em que acontecerá o leilão.

Quem arrematar algum dos lotes deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe ao vencedor também pagar as taxas de Baixa do Gravame, licenciamento, transferência do veículo e taxas de emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, no caso de restar alguma quantia, ela será remetida ao proprietário anterior do veículo.

O edital contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br). Outras informações pelo telefone (81) 3145-9100


Coração invade Parque de Exposições de Sertânia

Coracao_01

A banda Aviões do Forró encerrou última noite de Exposição e interagiu com ação da militância do candidato Ângelo Ferreira

 Na última noite da 44ª Exposição Nordestina Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia (PE), o símbolo da campanha “Reaja Com o Coração”, de Ângelo Ferreira, candidato a prefeito da cidade, invadiu o Parque de Exposições. A ação foi realizada pela militância jovem. E o público interagiu com o símbolo, posando para fotos e, até, entregando para os artistas. A cantora Solange Almeida, da banda Aviões do Forró, também posou com o coração, durante sua apresentação, neste domingo (21).

 O coração foi o símbolo escolhido para nortear as peças do candidato, na trajetória até 2 de outubro, dia das Eleições 2016. Segundo a equipe de marketing do político, a ideia é “reagir com o coração”, em uma campanha baseada na verdade e sem agressões. No Facebook, os eleitores de Ângelo foram convocados a usar o “Amei”, nova ferramenta de reação disponibilizada pela rede social para curtir postagens.

Eventos marcaram final de semana de campanha do candidato

Na tarde do último domingo (21), o deputado estadual e candidato pela Frente Popular de Sertânia reuniu uma multidão em caminhada pelo Parque. A ideia era fazer uma “caminhada festiva”, que acabou se tornando um grande arrastão pela rodovia PE-265 até o local de eventos da cidade. Logo depois, concedeu, ainda, entrevista para a TV LW Online, de Arcoverde, que destacou o sucesso do movimento.

Além da movimentação do domingo, no mesmo final de semana, Ângelo realizou “adesivaço”, na Praça da Bandeira e caminhada pela Feira Livre, que reuniu a militância em torno do candidato. Comerciantes e simpatizantes da campanha, que está sendo realizada pela Frente Popular, cumprimentaram o deputado e fizeram fotos ao seu lado. A semana que se inicia hoje será intensa para o candidato. Ângelo movimentará a população da cidade com entrevista para rádio e eventos, começando nesta terça (23), além do Guia Eleitoral, que se inicia nesta sexta (26), e promete esquentar a corrida eleitoral do município. Vale acompanhar. 

Feira_01

Caminhada na feira livre

CAMINHADA_expo

Caminhada na Exposição de Caprinos e Ovinos


Veículos furtados na Exposição de Sertânia

14b0421e-9e4b-4b48-ba35-68988c167d8aBandidos fizeram a farra na noite de ontem na Expocose, a Exposição Agropecuária de Sertânia

Pelo menos três veículos que chamaram a atenção de criminosos foram furtados da área de estacionamento do evento. Esse tipo de ação é comum em grandes aglomerações. Shows de grande apelo popular como o de Aviões do Forró costuma atrair esse tipo de bando.

De Jabitacá, Milton de Ozael teve sua D20 cabine dupla, cor bege, ano 89, placa MNG 6037, furtada. Quando chegou para voltar ao Distrito, o carro não estava lá. Ele erstá anunciando uma recompensa de R$ 5 mil para quem der informação precisa sobre o veículo, pelo fone (87) 9-8816-3713.

Já João Ézio, de Afogados da Ingazeira, reclama ter tido o gol vermelho duas portas, ano 98, placas JFS 3504. “pior que o carro não é meu. Pertence a um mototaxista. Ainda carregaram uma moto”, lamentou. Quem puder ajudar, ligar para 9-9974-4170.


Opinião: Manuca larga na frente com 43% em Custódia

Na primeira pesquisa do Instituto Opinião para prefeito de Custódia, no Sertão do Moxotó, a 336 km do Recife, o candidato da oposição saiu na frente. Se as eleições fossem hoje, Emmanuel Freitas, o popular Manuca de Zé do Povo (PSD), seria eleito com 43,4% dos votos, derrotando o prefeito, Doutor Luiz Carlos (PT), que aparece em segundo lugar com 29,1% das intenções de voto. Em terceiro e último aparece o candidato do PTC, Major Mariano, com 1,4%. Brancos e nulos somam 5,7% e indecisos chegam a 20,4%.

Na espontânea, modelo em que o entrevistado é obrigado a citar o nome do candidato sem o auxílio do disco digital com todos os nomes, Manuca também lidera com 31,7% e o prefeito vem em segundo, com 23,4%. O ex-prefeito Nemias Gonçalves (PSB) foi citado por 0,6%, brancos e nulos são 5,1% e indecisos sobem para 39,2%. O levantamento foi a campo entre os dias 6 e 7 deste mês, sendo aplicados 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Cacimba Limpa, Carvalho, Centro Cruzeiro, Distrito de Maravilha, Distrito do Quitimbu, Macambira, Mandacaru I e II, Matadouro, Mutirão, Pindoba Nova, Pindoba Velha, Povoado do Ingá, Redenção (Iraque), Rodoviária, Saba, Várzea, Vila Caiçara, Vila da COHAB, Vila do Peru, Vila dos Germanos e Vila Samambaia.

No quesito rejeição, Major Mariano lidera. Dos entrevistados, 27,7% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar aparece o prefeito Luiz Carlos, com 26,3% e por último Manuca, com 15,7%. . A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na justiça é o de número05551/2016.

Estratificando o levantamento, os maiores percentuais de intenção de voto de Manuca se observam entre os eleitores com renda familiar entre um e três salários (51%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (45,1%) e entre os eleitores na faixa etária entre 25 e 34 anos (44,9%). Por sexo, a maioria dos seus eleitores é homem – 50% – contra 37,5% de mulheres.

Já o prefeito Luiz Carlos tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (44,7%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (36,4%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (39,4%). Por sexo, 29,5% dos seus eleitores são homens e 28,8%, mulheres.

Avaliação do prefeito

O Instituto Opinião avaliou também as gestões Temer, Paulo Câmara e do prefeito Luiz Carlos. O petista tem uma desaprovação maior do que aprovação. Dos entrevistados, 52,3% disseram desaprovar sua administração, enquanto 36,3% aprovam. Entre os que não sabem e ou não quiseram responder o percentual é de 11,4%.

Já o Governo Paulo Câmara tem maior aprovação do que desaprovação: 42,9% ante 32,6%. Dos entrevistados, 24,5% não souberam responder ou se recusaram. O Governo Michel Temer, por fim, tem 57,1% de desaprovação e 18,3% de aprovação. Entre os que foram entrevistados, 24,6% não souberam responder ou se recusaram a responder.


Casa do Estudante de Pernambuco faz campanha para implantar residência feminina

Imóvel onde funcionará a casa feminina, também no Derby, foi doado pela União quatro anos atrás / Foto: Fernando da Hora / JC Imagem

Imóvel onde funcionará a casa feminina, também no Derby, foi doado pela União quatro anos atrás
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem

Uma campanha para arrecadar dinheiro e viabilizar uma residência feminina será lançada, na próxima semana, pela Casa do Estudante de Pernambuco (CEP). A entidade comemora 85 anos este mês. Funciona no bairro do Derby, área central do Recife, e recebe, desde sua fundação, apenas rapazes do interior que vêm para a capital estudar.

O imóvel para abrigar as mulheres já existe. A CEP ganhou um prédio da União, quatro anos atrás, vizinho à casa. Mas nunca mexeu nele por falta de recursos. São necessários R$ 450 mil para reformar e equipar o novo edifício, com capacidade para 50 alunas.

“Temos que fazer reforma nas partes elétrica e hidráulica, por exemplo. Precisamos também de um projeto arquitetônico”, explica o presidente da CEP, Mário Rocha. As garotas são maioria entre os sócios externos, como são chamados aqueles que fazem apenas refeições na casa. Dos 158 estudantes nessa situação, há 92 mulheres e 66 homens. Os residentes somam 120 rapazes.

Existe a promessa de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, de autoria da deputada estadual Socorro Pimentel (PSL), para ajudar na implementação da casa. O recurso só estará assegurado se for incluído no orçamento do Estado para 2017. “Esperamos que seja aprovado. Porque já houve promessas anteriores de emendas para a residência feminina que infelizmente não saíram do papel.”

Enquanto a casa para mulheres não é inaugurada, Mário informa que as estudantes contarão, a partir da próxima semana, com um espaço de convivência feminina dentro da CEP. É uma sala com ar-condicionado, sofá e armários que funcionará das 8h às 21h para sócias.

Meryanne Rabelo, 21 anos, é de Triunfo, no Sertão do Estado, e estuda direito. Mora num pensionato com a irmã. Ambas fazem curso em faculdade particular no Recife. Gastam R$ 1 mil só com moradia. “Precisamos de uma casa feminina. Já pensamos em trancar o curso por falta de dinheiro”, diz Meryanne, bolsista do Prouni. O pai delas é agricultor.

Quem quiser contribuir com a campanha deve fazer depósito na conta-corrente número 32494-0, da agência 3175 do Banco Itaú


Ângelo Ferreira marca início de campanha em encontro com militância

Reuniao_Angelo

Candidato a prefeito de Sertânia reuniu jovens e idosos com discurso para todas as idades, raças e classes sociais

 O candidato a prefeito pela Frente Popular em Sertânia, no Sertão do Moxotó, marcou o início de sua campanha na cidade com um encontro que reuniu a militância, na noite da última quarta-feira (17). Homens, mulheres, jovens e idosos foram convocados. Em seu discurso, o deputado estadual ressaltou a importância da participação de todos os seus simpatizantes para a construção de uma campanha vitoriosa.

“O tempo é curto até a eleição, mas todos podem nos ajudar, de alguma forma: ensinando alguém a votar, por exemplo, ou com trabalho na vizinhança, convidando os amigos e levando sua bandeira aos comícios. O povo na rua nos dá mais vontade”, incentivou.

No encontro, foram esclarecidas todas as dúvidas da população com a equipe jurídica sobre o que pode e o que não pode nas eleições 2016, em relação à propaganda eleitoral, de acordo com a lei. Além disso, a equipe de comunicação e marketing da campanha explicou o mote e as peças que estão sendo desenvolvidas para todos os públicos-alvo, nas redes sociais e na divulgação offline.

Com o direcionamento de um “governante para todos”, o candidato quer dialogar com homens, mulheres, comunidade LGBT, negros, portadores de necessidades especiais e juventude. Todos esses segmentos foram convidados a “reagir com o coração” e fazer uma campanha de paz, distribuindo amor. Nas redes sociais, com a reação “Amei”, a do coração, no Facebook.

Além de divulgar algumas das propostas do seu plano de governo, nas áreas de economia e desenvolvimento social, Ângelo, em seu discurso, falou sobre a vontade de trabalhar com o “serviço pesado” de uma prefeitura. “Volto com a mesma vontade de trabalhar de 1996, quando cumpri meu primeiro mandato, aqui na minha terra”, lembrou o ex-prefeito da cidade, que 20 anos depois, volta a se candidatar. Finalizou ainda com uma frase de Miguel Arraes: “o possível a gente faz e o impossível o povo ajuda a gente a fazer”.


Damião Silva não esclarece farra com dinheiro público na Câmara de Vereadores

Muita gente compareceu a sessão da Câmara de Vereadores de Sertânia realizada na noite desta terça (17) na expectativa de ouvir uma explicação por parte do presidente da Casa, vereador Damião Silva (PCdoB) a respeito de denúncia de farra com o dinheiro público através de despesas com o veículo oficial do Poder Legislativo sertaniense.
Mas o que se viu foi um presidente visivelmente nervoso e contrariado com as cobranças de explicação feitas pelos vereadores de oposição.
Em um ato extremamente autoritário, Damião proibiu a filmagem da sessão. Até o profissional pago pela Câmara para realizar a captação de imagens das sessões foi proibido de realizar o serviço.
Ao final da sessão, Damião Silva usou a tribuna do plenário, mas não deu qualquer esclarecimento sobre a grave acusação contra ele.
Os vereadores Orestes Neves (PT) e Zequinha (PTC) deixaram o plenário da Câmara de Vereadores antes do fim da sessão e o vereador Junhão Lins (PSDB) não compareceu a reunião.
De acordo com informações obtidas pelo Blog, o Ministério Público será acionado para que seja tomada uma providência a respeito do caso.


Teori autoriza abertura de inquérito contra Dilma e Lula

DilmaeLulaO ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura do inquérito contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dois ex-ministros do governo da petista, segundo fontes com acesso à investigação. Em despacho desta segunda-feira (15), o ministro autorizou a realização de diligências no caso – andamento processual que é praxe após a abertura das investigações. O caso é mantido sob extremo sigilo no STF.

Em junho, Teori encaminhou de volta ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o pedido de investigação feito pelo Ministério Público. Na ocasião, o ministro informou ao procurador-geral que havia anulado a gravação em que Lula e Dilma conversavam sobre a entrega do termo de posse do petista como ministro da Casa Civil. O diálogo é um dos indícios considerados por Janot como indicativo da tentativa de obstrução de justiça.
A PGR quer investigar suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato pela presidente afastada e pelo ex-presidente e também pelos ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo. O pedido de investigação foi encaminhado ao STF em maio.
Com a autorização de Teori, PGR e Polícia Federal (PF) poderão conduzir investigações com objetivo de conseguir provas de que houve tentativa de obstruir a Lava Jato. Após a realização de diligências, a PGR pode pedir o arquivamento da investigação – se entender que não há indicativos concretos de crime – ou oferecer uma denúncia ao STF, que é uma acusação formal.


Escândalo: Veículo da Câmara de Vereadores de Sertânia é utilizado para farra com dinheiro público

Uno_

Veículo da Câmara de Vereadores de Sertânia consumiu, em pouco mais de um ano, mais de 4 mil litros de combustível. Também foram comprados para o carro oficial 14 pneus,  06 câmaras de ar 05 baterias, entre de outras despesas

O Moxotó da Gente teve acesso a documentos os quais  indicam que  a Câmara de Vereadores de Sertânia efetuou gastos escandalosos em 2015 e continua fazendo a farra com o dinheiro público também em 2016. A fonte informou que todos os dados estão no portal “Tome Conta” do TCE e que os parlamentares sertanienses também receberam cópia dos documentos.

CLIQUE E ACESSE O PORTAL TOME CONTA

O Poder  Legislativo  sertaniense,  presidido  pelo  vereador  Damião  Silva,  possui  um  veículo  Fiat Uno, ano 2003, placa KKH1940. Segundo a denúncia, o carro não realiza viagens, até porque é visto quase todos os dias na frente Câmara ou da casa uma residência na Av. Presidente Vargas. Porém, em pouco mais de um ano o veículo consumiu mais de 4 mil litros de gasolina. Também foram comprados para carro oficial 14 pneus, 06 câmaras de ar e 05 baterias, e realização de 06 trocas de óleo. A Câmara também pagou mais de 3 mil reais em peças de manutenção.

Mesmo circulando, praticamente na cidade, a Câmara de Vereadores gastou com a compra de combustível, entre fevereiro e  agosto  de  2015,  R$  R$  7.952,78  (sete  mil,  novecentos e cinquenta e dois reais e setenta e oito centavos),  pagos ao Posto Pinheirão.  Após realização de licitação, que teve como vencedor o Posto Revendedora ELO, houve  despesa  com  combustível  apenas  no  mês de novembro,  no valor  de  R$ 816,15 (oitocentos e dezesseis reais e quinze centavos).  O que foi gasto com combustível equivale a compra de mais de dois mil e duzentos litros de  gasolina,  ao  preço R$ 3,90 o litro.

Também em 2015, foram comprados 10 pneus e 06 câmaras de  ar  para  o para o mesmo veículo. Um detalhe  intrigante  é  que  o  Fiat Uno tem rodas originais ARO 13, e foram comprados 02 pneus 185 ARO 14 em novembro daquele ano. E tem mais, no período em que a Câmara diminuiu o gasto com combustível, e consequentemente o  veículo  circulou  menos,  o  carro  torrou  mais  de  R$  3.000,00  (três  mil reais)  com  peças  de  manutenção.  Mas,  não foi gasto com serviço mecânico para realizar o serviço de  reposição  das  peças. Ainda em 2015, foram  realizadas  03 trocas de óleo e filtro lubrificante. A primeira troca em setembro, e as outras em novembro e dezembro. Já entre maio e dezembro foram adquiridas 02 baterias, um item que tem 01 ano de garantia.

GASTOS COM O VEÍCULO OFICIAL EM 2015

Pneu_15

Bateria_15

Combustivel_15

A farra com o dinheiro público continuou em 2016. Até o mês de julho foram gastos R$ 7.538,09 (sete  mil,  quinhentos  e  trinta  e  oito  reais e nove  centavos)  na  compra  de  combustível,  o que dá para comprar mais de 1.900 litros de gasolina ao  preço R$ 3,90 o litro.

Outra situação  complicada  de  se  entender  é  que  só  no  primeiro  semestre  de  2016  foram compradas  mais  03  baterias, sendo duas delas de 100ah, quando um Fiat Uno deve utilizar  bateria de  60ah.  Também foram adquiridos  mais  04  pneus  e  realizadas 03  trocas  de  óleo.  Tudo  isso para um único veículo.

GASTOS COM O VEÍCULO OFICIAL EM 2016

Pneu_16

Bateria_16

Combustivel_16

Pelos dados contidos no Portal do TCE observa-se que são gastos escandalosos e que devem ser investigados urgentemente pelas autoridades competentes, inclusive pelos próprios vereadores que começando por solicitar uma explicações do presidente da Casa José Severo de Melo, vereador Damião Silva.


Planalto vai apurar sumiço da faixa presidencial

A nova faixa, comprada em 2007 por R$ 55 mil, foi usada por Lula pela primeira vez nas comemorações do Dia da Independência, em 2008 / Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula<br /><br />
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
Estadão Conteúdo
A Secretaria de Administração da Presidência da República instaurou processo de sindicância para identificar e punir os responsáveis pelo desaparecimento da faixa presidencial e de presentes recebidos pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidente afastada Dilma Rousseff, que não se encontram no acervo do Palácio do Planalto.

Levantamento feito no Planalto, após o pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), que apura o extravio dos presentes, constatou que a faixa presidencial não está depositada no cofre da Presidência como deveria. O sumiço foi revelado pela revista Veja no fim de semana. Segundo informações extraoficiais que chegaram ao governo, a faixa também não está no Palácio da Alvorada.

A nova faixa, comprada em 2007 por R$ 55 mil, foi usada por Lula pela primeira vez nas comemorações do Dia da Independência, em 2008.

No fim de semana, nota da assessoria de Dilma afirmou que serão avaliadas “medidas legais cabíveis” contra quem cabe a guarda da faixa, que é o Planalto.