Atletas da ETE Arlindo Ferreira dos Santos se destacam nos Jogos Regionais

ETE_Klaivert

Depois de uma grande participação nos Jogos Escolares Municiais de Sertânia em 2016, a ETE Arlindo Ferreira dos Santos também se destacou também nos Jogos Escolares Regionais realizados em Arcoverde.

A atleta Laís ficou com a medalha de ouro nos 100 metros rasos  e com a medalha de bronze no salto em distância. Nos 400 metros rasos o atleta Wilson Junior ficou em 5º lugar.

No xadrez, Klaivert ficou com a medalha de ouro.  Nos jogos municipais de Sertânia, ele é tetracampeão.

ETE_Lais_2

Laís e Klaivert representarão a Regional de Arcoverde em competição que irá reunir, no Recife, os melhores atletas de cada região do estado de Pernambuco.

A Escola Técnica de Sertânia também garantiu vaga nos jogos regionais, que serão realizados em Arcoverde, com as equipes de futebol de campo, voleibol e futsal feminino.  Vale registrar que o futsal feminino alcançou a incrível marca do hexacampeonato nos Jogos Municipais de Sertânia, e em 2015 foi campeã regional.

JOGOS MUNICIPAIS – Mais uma vez a Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos foi um dos destaques dos Jogos Escolares de Sertânia na modalidades coletivas e individuais, chegando ao pódio em todas as competições que disputou. Para o gestor Júlio César, o resultado é fruto da dedicação de atletas, professores e voluntários que  ajudam a escola a desenvolver social, emocional e intelectualmente os nossos educandos através da prática esportiva.”Incentivamos as competições como forma de estimular o espírito esportivo, melhorar o convívio entre os educandos e revelar novos talentos. Aproveito para parabenizar a todos  que se envolveram direta e indiretamente com o nosso sucesso nos jogos deste ano”, concluiu o gestor.

Confira o resultado da ETE Arlindo Ferreira dos Santos nos Jogos Escolares Municipais 2016

 Resultado_Jogos_Escolares_2016


CPI das Faculdades Irregulares apresenta relatório final nesta terça-feira (31)

Alepe

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Faculdades Irregulares, que investigou o drama de milhares de estudantes no Estado, será apresentado na próxima terça-feira (31/05), às 11h30, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), durante uma coletiva de imprensa. Estarão presentes o presidente da CPI Rodrigo Novaes (PSD), o vice Miguel Coelho (PSB), relatora Teresa Leitão (PT) e demais membros.

Durante ocasião, serão anunciados os nomes das instituições envolvidas, os crimes investigados e a participação de cada suspeito no esquema. Ao longo de nove meses de investigação, foram ouvidas 151 pessoas nas 21 reuniões realizadas nesta CPI. Entre elas, estavam alunos, representantes de órgãos fiscalizadores e das instituições de ensino .

Para Rodrigo Novaes a conclusão da CPI certifica a vulnerabilidade dos cidadãos que sonham com o diploma e acabam sendo alvo de criminosos: “Os responsáveis deverão responder pelos crimes e estas instituições sofrerão as sanções para não voltarem a lesar os pernambucanos”, completou o parlamentar.

 Novaes ressaltou ainda que será necessária a forte atuação do Ministério Público para que todo o processo continue avançando. “Mesmo depois de finalizarmos os trabalhos, daremos prosseguimento aos esforços para que os alunos tenham uma alternativa e não percam o dinheiro gasto com os seus estudos”, concluiu.


Coluna Moxotó – Pré-candidaturas na sucessão municipal em Sertânia

Rumo_eleicoes_2016_2Pré-candidaturas na sucessão municipal em Sertânia

Além da tradicional polarização entre os grupos de situação e oposição, o pleito desde ano em Sertânia terá um candidato da chamada terceira via, estimulado, inclusive pela desastrosa administração do prefeito Guga Lins (PSDB) que concorrerá a reeleição, mas a manutenção de Sinval na chapa na condição de vice ainda não esta confirmada.

A oposição, ainda não tem candidato definido, mas o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), é o mais forte e consequentemente o mais contado. Já a terceira via, lançou como pré-candidato a prefeito o fisioterapeuta Júlio César, e Gilson Caldas como vice, ambos do PSOL.

Nos últimos 20 anos, as eleições em Sertânia foram marcadas pela polarização de dois candidatos.

Em 1996 o embate foi entre Marcelo Lafayette (PFL) e Ângelo Ferreira (PSB) que foi eleito para seu primeiro mandato. No ano 2000, o socialista Ângelo Ferreira foi reeleito enfrentado Junhão Lins (PSDB). A disputa de 2008 foi entre Sinval Siqueira (PMDB) e Cleide Ferreira (PSB) que se tornou a primeira prefeita de Sertânia. Em 2012, Guga Lins (PSDB) venceu as eleições enfrentando Cleide Ferreira.

Entre as eleições de 1996 e 2012, apenas em 2004 o pleito teve 03 candidatos: Professor Ivan (PSB), Sinval Siqueira (PMDB) e Wilson de Menezes (PT). A eleição foi vencida por Prof. Ivan, e o candidato da terceira via obteve 184 votos, o equivalente a 1,03 % dos votos válidos.

Porém, como dizia Magalhães Pinto que “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já muda”, o cenário político em Sertânia pode mudar a qualquer momento.

VAPT – VUPT

RECUO – O pré-candidato a prefeito Henrique Brasiliano recuou da disputa eleitoral mesmo, segundo fontes ligadas a terceira via, com melhor índice de intenções de votos entre os pré-candidatos do grupo.

Ô PROMESSAS SEM JEITO…: Quando será que o prefeito Guga Lins a adquiris as 04 (quatro) ambulâncias para as Sub-Prefeituras que serão criadas nos Distritos, adquirir os ambulatórios para os distritos, criar o Centro de Reabilitação Municipal (CEREM), com nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistente social e implantar a Central de Ambulâncias, facilitando o atendimento emergencial, conforme prometido durante a campanha eleitoral através do seu Programa de Governo?

INAUGURAÇÃO – Na dificuldade de concluir as obras paralisadas e entregá-las a população, a prefeitura de Sertânia esta pintando ou fazendo pequenas reformas em prédios públicos construídos há anos e realizando as “inaugurações” dos locais. Como por exemplo as “inaugurações” da Secretaria de Saúde e da Biblioteca Municipal incluídas na programação do aniversário do município.

DESSALINIZADORES – O governo de Pernambuco atendeu solicitação do deputado estadual Ângelo Ferreira e deu inicio ao trabalho de avaliação, conserto e manutenção de dessalinizadores instalados na zona rural do município de Sertânia. A empresa Acqua Pura esta fazendo o levantamento do problema específico dós equipamentos não recebem qualquer tipo de manutenção por parte da prefeitura do município.

PRA REFLETIR – “Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.“ Mario Quintana


Divulgado gabarito do concurso da Polícia Militar

A concorrência é de aproximadamente 80 pessoas por vaga / Foto: Guga Matos/JC Imagem

 

Atenção, concurseiros. Já está disponível o gabarito das provas do concurso público para a Polícia Militar de Pernambuco, realizado neste domingo (29).

Para ter acesso ao gabarito, o candidato deverá entrar no site daUPEnet e clicar na opção SDS Soldado PM. Ao entrar, será aberta uma nova página. Do lado direito, numa coluna, haverá uma lista com vários links. Aí é só procurar a cor do seu caderno de prova (branco, verde, azul ou amarelo) para conferir as questões.

Ao todo, segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou,um total de 121.807 mil pessoas se inscreveram no concurso da PM. A concorrência é de aproximadamente 80 candidatos por vaga. O concurso preencherá 1.500 vagas de soldado.

Foto: Guga Matos/JC Imagem - JC Online


Assisão e Os Cabras De Lampião realizam Aula Espetáculo

Assisao_Cabras

O projeto “FORRÓ DO FUTURO – AULA ESPETÁCULO COM ASSISÃO E O GRUPO CABRAS DE LAMPIÃO”  é um convite para reafirmar nossos valores fundamentados na identidade cultural sertaneja, sobretudo ao ciclo junino, tendo como ponto de partida a musicalidade e o ritmo da obra de Assisão numa interação estética inédita e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de singular beleza.

A união desses dois grandes filhos de Serra Talhada – ASSISÃO E OS CABRAS DE LAMPIÃO -  vem coroar a importância que tem o xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. Além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, o xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções.

ROTEIRO DAS CIDADES

Dia 06 de junho…….Aliança e Nazaré da Mata

Dia 07 de junho…….Recife e Olinda

Dia 08 de junho…….Caruaru e Águas Belas

Dia 15 de junho……..Carnaíba e Serra Talhada


Crea-PE promove 6º Encontro Microrregional na região de Arcoverde

O Sistema Confea/Crea e Mútua realiza mais um Congresso Nacional de Profissionais (CNP), com o objetivo de aprovar propostas para a valorização e modernização do Sistema e das modalidades profissionais por ele representadas, e o cumprimento do mandato de defesa da sociedade. As propostas debatidas no 9º Congresso Nacional serão sistematizadas a partir das contribuições das propostas dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEP), que também elegerá delegados para defesa destas propostas no Congresso Nacional de Profissionais que, em 2016, ocorrerá na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O tema central do congresso é “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras”. O Congresso Estadual de Profissionais, que ocorrerá em Recife nos dias 17 e 18 de junho, será precedido por Encontros Microrregionais Preparatórios do 9º CEP. Em Arcoverde, o encontro será realizado na segunda-feira, 30 de maio, a partir das 18h, Escola de Referência em Ensino Médio Carlos Rios, na Rua José Lins de Siqueira Brito, Centro – Arcoverde/PE

Para possibilitar a ampla participação dos profissionais de todo o Estado, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, em consonância com a atual diretoria, aprovou a realização, pela primeira vez, de 10 encontros microrregionais nas cidades sedes das Inspetorias Regionais do Crea-PE. Dobrando a quantidade de Encontros Microrregionais, comparando-se a última edição do evento.  Esta edição do CEP já passou pelas cidades de Petrolina e Araripina.

Os Encontros Microrregionais preparatórios aprovarão propostas a partir dos eixos orientadores; que serão sistematizadas para debate, apreciação e votação no Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será realizado no Recife. Nele, serão aprovadas as propostas que seguem para sistematização, discussões e votações no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) em Foz do Iguaçu, nos dias 2 e 3 de setembro. No CEP também serão eleitos os delegados regionais que representarão e defenderão as propostas dos profissionais de Pernambuco no CNP em Foz do Iguaçu.


Aluna da ETE de Sertânia fica entre os primeiros colocados em concurso para técnico em enfermagem

ETE_ConcursoAndressa Maria estudante do III módulo do curso de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia, ficou em segundo lugar no concurso público da prefeitura de Buíque para o cargo de Técnico em Enfermagem – PSF.

O concurso foi realizado para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal do município com o objetivo de atender à demanda de 352 profissionais distribuídos em 40 cargos de nível fundamental, médio e superior.

De acordo com o gestor da ETE AFS, Júlio César, as aprovações nos vestibulares e o ingresso de alunos na iniciativa privada ou no setor público demonstram que Escola Técnica vem alcançado o seu objetivo. “O esforço da nossa equipe e a dedicação dos nossos educandos fazem com que a nossa proposta pedagógica seja alcançada com alunos preparados para a vida em sociedade, para o mundo acadêmico e para o mercado de trabalho”, disse Júlio.


Recursos da Câmara de Vereadores ajudam na compra de ônibus para o TFD

Onibus_Tabira

Comandada desde janeiro de 2015 pelo vereador Marcos Crente (PSB), a Câmara de Vereadores de Tabira vem cumprindo o seu papel tanto na fiscalização junto à administração pública, quanto na utilização adequada e responsável dos recursos repassados ao Legislativo.

Adotando medidas necessárias para a contenção de despesas, o presidente Marcos Crente conseguiu fazer uma economia de 100 mil reais que foram devolvidos à prefeitura e utilizados na compra de um ônibus para o Transporte Fora de Domicílio-TFD. 

O ônibus adquirido tem capacidade para 50 passageiros e custou R$.180.000,00, sendo R$.100.000,00 devolvidos pela Câmara e R$.80.000,00 do Fundo Municipal de Saúde do município.

Tabira vinha gastando cerca de R$ 50.000,00 por mês com o TFD, incluindo despesas com empresas de transporte particular, manutenção de veículos da Secretaria de Saúde usados no serviço, combustível e diárias. O ônibus representa uma importante economia para os cofres do município e mais conforto e comodidade para os pacientes.

A entrega do veículo aconteceu na noite desta sexta-feira (27), na Praça Gonçalo Gomes, durante as festividades pelo aniversário de 67 anos de Tabira. Segundo a prefeitura, o veículo começará a ser usado já na próxima segunda-feira (30).


Caruaru paga adiantado por shows de artista de fora do Nordeste no São João

Caruaru01

 

O protesto em vídeo do cantor cearense Alcymar Monteiro por ter sido excluído da lista de atrações do São João de Caruaru que começa no próximo sábado (4) não é um fato isolado. A classe artística regional (falando sob condição de anonimato), se queixa há muito tempo de que além de depender das produtoras que lideram as contratações junto a Fundação de Cultura de Caruaru, precisa dividir a verba captada pelo município com as mega-atrações que sempre levam os melhores caches.

E a lista de nomes, de fato, está cheia das grandes estrelas. Mas o que pouca gente sabe é que todos eles não se apresentam sem que os seus cachês tenham sido pagos rigorosamente em dia e na maioria das vezes antes da realização do show.

Somente devido à pressão dos artistas regionais, e que tem firma, os cachês de artistas do estado e os regionais também passaram a ser pagos imediatamente aos shows ou com um ou dois dias de antecedência como ocorre com os artistas do Sudeste.

O mesmo não acontece com artistas locais que, quase sempre recebem um mês, ou mais, depois. De qualquer forma, não há reclamação de que a Fundação de Cultura de Caruaru deixou de pagar shows de atrações do São João da Capital do Forró. Pelo menos publicamente.

Com base no Portal da Transparência de Caruaru é possível constatar que nenhum das grandes atrações sejam contratadas por suas próprias empresas ou pelas grandes produtoras de Pernambuco se apresentaram sem que a Fundação de Cultura de Caruaru já não tivesse antecipado o pagamento.

No ano passado, segundo dados do portal da Prefeitura de Caruaru, apenas a dupla Zezé di Camargo e Luciano, donos da produtora MAC Produções Ltda., que se apresentou no dia 27 de junho, recebeu os R$ 335 mil de seu cachê no dia 30 de junho. O cantor Gustavo Lima contratado pela produtora A L X Entretenimentos LTDA – EPP, por R$ 350 mil, para um show no Pátio do Forró no dia 26 de junho, também recebeu seu cachê quatro dias depois em 30 de junho.

As demais atrações ou receberam no mesmo dia do show ou antecipadamente. Houve pelo menos um caso dramático e que revelou isso de forma constrangedora.  Contratado pela produtora ALX Entretenimentos Ltda., por R$ 250 mil, o cantor Cristiano Araújo, que faleceu na madrugada do dia 24 de junho recebeu seu pagamento antecipadamente no dia 22 de junho para o show de São João. Devido ao acidente em Goiana o show não foi realizado, mas como o valor já estava empenhado precisou ser cancelado.

O Portal das Transparência também mostra que as produtoras lideram as maiores verbas. A A L X Entretenimentos Ltda., por exemplo recebeu ano passado pelos cantores de levou a Caruaru R$ 973.500,00. Foi seguida da LUAN Promoções e Eventos Ltda., com R$ 545.000,00 e pela P L Entretenimentos Ltda., R$ 669.000,00. Finalmente, a Associação dos Forrozeiros e Trios Pé de Serra de Caruaru, que reúne mais de 80 atrações locais e que recebeu no ano passado R$ 352 mil, só teve a maioria dos seus pagamentos efetuados um mês depois da festa, no dia 22 de julho 2015.

O que os dados do Portal da Transparência mostram, é que não existe possibilidade de uma atração nacional não receber o pagamento antes ou, no máximo, dois dias depois dele ser realizado. Embora, em quase todos, o pagamento tenha sido feito antecipadamente. Segundo, que micro atrações sempre recebem depois ou em até um mês como foi o caso das atrações contratadas pela Associação dos Forrozeiros e Trios Pé-de-Serra de Caruaru que recebeu em 22 de julho.

Isso não é de todo ruim. Afinal revela que a Prefeitura de Caruaru paga seus compromissos. Mas mostra que o evento é dominado pelas grandes atrações contratadas pelas maiores produtoras de Pernambuco.

Apenas artistas com estrutura comercial própria, como a Banda Calypso, da JC Shows Serviços de Som e Locações Ltda. (R$ 120 mil); Banda Aviões do Forro, da Aviões do Forró Gravações e Edições Musicais Ltda. (R$ 250 mil); Elba Ramalho, da Acauã Produtora Ltda. (R$ 190 Mil) e Flávio José, da Flavio José Marcelino Remígio, da FJ Promoções Artísticas (R$ 90 mil) puderam receber no mesmo dia ou um ou dois dias antes de se apresentarem..

A reclamação de Alcymar Monteiro, mostra na verdade que, de vez em quando, alguém reclama por estar fora das festas. E que, no fundo, o grande contratador de eventos musicais no Nordeste ainda é o poder público que acostumou a oferecer shows de graça ao público. Especialmente para angariar apoio político nas próximas eleições.

Informações: JC Online

 


Prefeitura de Itapetim recupera estradas na zona rural

ESTRADA (30)

A Prefeitura de Itapetim vem realizando os serviços de recuperação das estradas vicinais. Segundo  o diretor de Agricultura, Clodoaldo Lucena, foram concluídas as recuperações das estradas dos sítios Goiabeira, Lagoa do Catolé, Canta Galo, Cariri, Batinga e Mãe D’água. “Também já concluímos a estrada que vai do povoado de Piedade até a divisa com a cidade de Teixeira”, frisou.

Ainda segundo Clodoaldo, nesta segunda-feira (29/05) terá início a recuperação da estrada que liga Piedade ao Sítio Cacimba Salgada, onde recentemente foram recuperadas passagens molhadas e bueiras danificadas pelas últimas chuvas.

“Esse serviço é muito importante para todos que moram na zona rural, principalmente para os estudantes e para quem precisa de atendimento médico na cidade”, disse a moradora do Sítio Mãe D’água, Marines, que ainda parabenizou o prefeito Arquimedes Machado pelo trabalho realizado em todo o município. Os serviços estão sendo executados pelos equipamentos da Patrulha Mecanizada Municipal.


Grupo é preso por tentar fraudar concurso da Polícia Militar em PE

diretor metropolitano da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Joselito Amaral (Foto: Thays Estarque/G1)Delegado Joselito Amaral deu detalhes sobre a Operação Ponto Eletrônico (Foto: Thays Estarque/G1)

A Polícia Civil de Pernambuco desarticulou um grupo suspeito de tentar fraudar o concurso da Polícia Militar (PM), que ocorreu na manhã deste domingo (29) em várias cidades de Pernambuco. De acordo com a corporação, a quadrilha tentou burlar o certame com a utilização de pontos eletrônicos para repassar gabaritos a uma pessoa que estava do lado de fora do prédio onde a prova era realizada. O grupo planejava atuar tanto na capital como no interior do estado. Ao todo, 13 pessoas foram presas, incluindo professores, candidatos e o líder do esquema.

De acordo com o diretor metropolitano da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Amaral, os professores fizeram as provas relativas às suas matérias e, faltando 15 minutos para o fim do tempo estipulado, saíram e entregaram os gabaritos para o líder, que estava dentro de um carro, em local não divulgado, no Recife.

Segundo o policial, o concurso não foi prejudicado, pois os agentes prenderam o cabeça da operação antes que pudesse repassar os gabaritos aos candidatos que seriam beneficiados com a fraude. Amaral acrescentou que a regra que estipula que os candidatos só podem deixar os locais de prova faltando 15 minutos para o fim, foi criada, justamente, para pegar esse grupo que já vinha sendo investigado.

“As famílias [dos candidatos] têm muito a lamentar. Pais e mães que estiveram aqui e presenciaram seus filhos sendo presos por fraude, justamente em um concurso de pessoas que vão tentar combater a criminalidade”, afirmou Joselito Amaral. Os suspeitos foram pegos em várias cidades do estado, mas a maioria deles na Região Metropolitana do Recife.

A polícia informou que as investigações continuam e outras pessoas podem estar envolvidas. Além dos presos, os agentes apreenderam modernos pontos eletrônicos e um Honda Civic prata, onde estava o líder do esquema. Todos os presos serão ouvidos e, na segunda-feira pela manhã, serão encaminhados para audiência de custódia. Todos responderão pelo crime de fraude.

Coordenada pela Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, as investigações tiveram início há pouco mais de um mês. O material apreendido foi encaminhado para a sede do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), Cordeiro, Zona Oeste do Recife. Mais informações da ‘Operação Ponto Eletrônico’ serão divulgadas nesta segunda-feira (30) na sede da Secretaria de Defesa Social. Ao todo, 50 policias civis e 162 PMs trabalharam na operação.

Concurso
Com mais de 121 mil inscritos - cerca de 80 candidatos concorrendo a uma única vaga – este concurso da Polícia Militar é tido como um dos maiores já vistos no estado. Eles vão disputar as 1.500 vagas disponíveis. A relação de candidatos por vaga é quase o triplo do número de concorrentes a uma vaga do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2014. Na época, havia 30,2 candidatos disputando uma das vagas no curso da universidade.

Informações: G1


Prefeito Guga Lins terá que criar abrigo para crianças e adolescentes no prazo de 90 dias

GUGA1-568x400O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou, em caráter de urgência, ao prefeito de Sertânia, Gustavo Lins, criar, estruturar e operacionalizar, no prazo máximo de 90 dias, um abrigo institucional para receber crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no município.

Enquanto o abrigo não entrar em pleno funcionamento, deverá ser firmado convênio com o Governo do Estado de Pernambuco para abrigamento das crianças e adolescentes em situação de risco. Essa medida visa evitar que eles tenham que ser encaminhados para abrigos em outros municípios, o que dificulta a reinserção familiar e o acompanhamento institucional.

Segundo o texto da recomendação, o gestor municipal tem dez dias para designar uma equipe multidisciplinar com o intuito de elaborar o projeto do abrigo. O grupo deverá ser composto, indispensavelmente, pelo próprio prefeito de Sertânia, pelos secretários de Assistência Social, de Educação, de Administração e Finanças, por assistente social, psicólogo, membro do Conselho Tutelar local, membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), médico pediatra, nutricionista e outros profissionais necessários à criação do abrigo institucional. Já no prazo de 30 dias, deverá ser elaborado um projeto detalhado para criação, estruturação e operacionalização do referido abrigo institucional.

O promotor de Justiça Júlio César Elihimas destacou, na recomendação, que Sertânia possui um alto índice de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes, notadamente abuso sexual, maus tratos e abandono.

Além disso, conforme informações preliminares obtidas pela Promotoria de Justiça local, existem várias crianças no município necessitando de abrigamento institucional, fruto da reconhecida ineficiência das políticas públicas voltadas à solução desse problema social.

“O fato da cidade de Sertânia não possuir abrigo institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade vai de encontro a todos os princípios da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Tal omissão por parte de um gestor pode configurar crime de improbidade administrativa, previsto na Lei nº 8.429/1992”, apontou Júlio César Elihimas, no texto da recomendação.

O prefeito Gustavo Lins tem cinco dias para informar o MPPE sobre todas as medidas tomadas para cumprir a recomendação. A recusa em prestar as informações necessárias solicitadas pelo órgão ministerial configura ato de improbidade administrativa, por infração dos princípios da administração pública.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial da quinta-feira (26).


Carroceiros encontram R$7 mil na BR-232 e devolvem ao dono

Uma bela atitudade foi registrada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de São Caetano, no Agreste. Dois carroceiros encontraram uma mochila com  R$ 7 mil em dinheiro, além de talões de cheque e eletrônicos nas margens da BR 232 e entregaram o material encontrado no posto da PRF, para que o proprietário fosse encontrado. 

 De acordo com a assessoria de imprensa da PRF, os dois homens estavam passando pela rodovia, quando avistaram uma bolsa escura cair de uma caminhonete em movimento. Como ninguém retornou para buscá-la, eles a colocaram dentro da carroça e seguiram para casa. No momento em que começaram a selecionar o que haviam recolhido durante o dia, abriram a bolsa e se assustaram com o que havia dentro: dinheiro, celular, tablet, óculos escuros e três talões de cheque em branco.

Após pedir aconselhamento a um pastor de uma igreja, que os orientou a procurar o posto da PRF de São Caetano, a dupla entregou a mochila no posto da polícia.

Dentro da bolsa, os policiais encontraram um cartão de visitas que os ajudou a localizar o dono de uma empresa de engenharia, que descreveu tudo o que havia na bolsa.

Um funcionário do proprietário foi até a PRF reaver os pertences, porque o dono já havia seguido viagem. No entanto, em gratidão, o engenheiro irá tentar conseguir empregos para eles nesta segunda-feira (30).


A lista de pedidos dos municípios do estado

Diante das dificuldades financeiras que os municípios pernambucanos estão enfrentando desde o agravamento da crise econômica, a Associação Municipalista do estado (Amupe) vai se reunir em junho com o governo federal. Será o primeiro gesto dos prefeitos desde que o presidente interino Michel Temer (PMDB) assumiu a chefia do Executivo nacional. Quarta-feira será realizado um evento na sede da entidade para fechar a pauta de reivindicações que levarão a Brasília.

Ainda não se sabe se o encontro será com o presidente interino Michel Temer ou com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. “Ele (Geddel) já sinalizou, mas ainda vamos definir se será melhor uma conversa direta com o presidente (interino)”, disse José Patriota, presidente da Amupe. Temas já defendidos pelos prefeitos, como o Pacto Federativo e a correção dos repasses financeiros vinculados a programas federais, estão na lista de reivindicações. “É preciso redistribuir os recursos do bolo tributário de forma justa. Os municípios recebem 15% a cada R$ 100 arrecadados, e são responsáveis por 80% das obrigações”, disse Patriota, que também é prefeito de Afogados da Ingazeira.

Outro ponto a ser discutido será a revisão dos critérios de distribuição do montante arrecadado pela União através da repatriação de recursos. Em janeiro, ao sancionar a lei que permite a repatriação, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) vetou que parte da arrecadação federal seja transferida para estados e municípios, implicando numa queda de 50% nos cofres de prefeituras e federações. “Isso nos prejudicou muito. Na votação da meta fiscal, o Congresso confirmou o veto por orientação do governo. No caso de Pernambuco, oito deputados foram favoráveis (à manutenção)”, criticou Patriota, salientando que vai conversar com a bancada sobre o assunto.

Questionado sobre a possibilidade de os municípios pedirem moratória (mecanismo onde o pagamento de dívidas junto à União é suspenso por determinado período), Patriota disse que essa questão não está em pauta, apesar de haver a possibilidade. “Estamos negociando com fornecedores, racionando dívidas. Também não estamos fazendo novos contratos. Por enquanto, não trabalhamos com essa possibilidade”, disse, argumentando que os pequenos municípios não têm grande capacidade de endividamento, diferentemente dos estados.

Pautas defendidas

Pacto federativo

Correção dos programas federais

Manutenção do Programa Mais Médicos

Revisão nos critérios de redistribuição dos recursos arrecadados pela União

Revisão das regras com relação aos repasses oriundos da repatriação de recursos

Fim da burocracia para os consórcios municipais


Governo do Estado atende solicitação de Ângelo Ferreira para conserto de dessalinizadores

dessalinizadore

Foto ilustrativa

O governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, atendeu solicitação do deputado estadual Ângelo Ferreira para que fosse iniciado o trabalho de avaliação, conserto e manutenção de dessalinizadores instalados na zona rural do município de Sertânia. A empresa Acqua Pura esta fazendo o levantamento do problema específico de cada equipamento.

Nas gestões passadas, a prefeitura contratava uma empresa para realizar esse tipo de serviço. Por outro lado, o governo Guga Lins abandou totalmente a manutenção e conserto dos dessalinizadores complicando ainda mais a situação do homem do campo que sofre com os efeitos de uma das maiores secas dos últimos 50 anos e como o descaso da atual administração municipal.

Com informações: Sertania News