Escola Técnica de Sertânia sedia evento de promoção a saúde e prevenção de violências

Teve início nesta quarta-feira (17), o II Seminário de Promoção a Saúde e Prevenção de Violências e a II Amostra de Experiências Exitosas em Atenção Básica promovido pela Prefeitura de Sertânia. O secretário de Saúde de Sertânia, Antônio Carlos Santana, abriu oficialmente o evento que acontece na Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos (ETE).

Durante suas palavras na solenidade que deu início às atividades, o gestor da ETE, Júlio César B. de Albuquerque, ressaltou a importância da parceira entre Educação e Saúde para dar melhores condições de vida para a população. “É muito gratificante abrir as portas da Escola Técnica para a sociedade através de um evento como este. Afinal, a escola vai muito além dos seus muros. Esse tipo de parceira é importante para que possamos formar uma sociedade melhor”, disse Júlio César.

Os eventos fazem parte das ações prioritárias e estratégicas do Selo Unicef Município Aprovado – Edição 2013-2016, e contam com a participação de profissionais de saúde, alunos do Curso Técnico de Enfermagem da ETE e vários outros atores sociais.

Neste primeiro dia de trabalho, foi realizada a palestra A Importância sobre as Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT), proferida pela Gerente de Vigilância de DANT e Promoção da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, MarcellaAbath. Em seguida, a coordenadora dos eventos, Alaíde Menezes, falou sobre a instituição pública como promotora da cultura de paz e prevenção de violência. Foram criados três grupos de trabalho para debater os temas: Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) e Núcleo de Promoção a Saúde e Prevenção de Violências (Comitês).

Nesta quinta-feira (18), segundo e último dia dos eventos, haverá a apresentação dos trabalhos realizados nos grupos, além da composição dos comitês.

Com informações: ASCOM


Com maioria dos votos, bancada de situação fica com presidência da Câmara

Com uma bancada formada por sete parlamentares, a bancada de situação ficará com a presidência da Câmara de Vereadores de Sertânia. O novo representante do Poder Legislativo sertaniense no biênio 2015-2016 será o vereador Damião Silva.

A eleição será realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2014.


Guilherme Uchoa pode experimentar resistência dos socialistas

Foto: João Bita/Alepe

Em busca de mais dois anos como presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Guilherme Uchoa (PDT) pode enfrentar uma inédita resistência dos aliados socialistas, depois da morte do ex-governador Eduardo Campos, prematuramente, em agosto deste ano.

Quando era governador, Eduardo Campos, em busca de uma zona de conforto, sempre deu aval às reconduções de Guilherme Uchoa na Alepe. Consta que, posteriormente, Eduardo Campos teria se arrependido da estratégia, de eternizar o aliado, usado para critica-lo no cenário nacional, nas eleições presidenciais, como um exemplo de caciquismo.

No começo de 2011, logo após as eleições de 2010, quando Eduardo Campos conquistou a reeleição, os deputados do PSB foram ao palácio pedir orientação e escutaram que deveriam votar pela permanência de Uchoa no comando do poder, já que não havia criado caso para seu primeiro governo. Não era só isto. Como juiz aposentado, Guilherme Uchoa gaba-se de ter um bom relacionamento com o Judiciário, outra área que Eduardo Campos não teve dor de cabeça quando era gestor.

A palavra de ordem, para destronar Uchoa agora, é usar e exigir o critério da proporcionalidade entre os partidos na casa, o mesmo que havia sido apresentado a Eduardo Campos lá atras e foi ignorado, na ocasião. Naquela época, o PSB já tinha obtido a eleição de 13 parlamentares. O número agora subiu para 15 deputados estaduais, enquanto o PDT de Guilherme Uchoa entrou e saiu das eleições fragmentado, com uma parte apoiando a oposição e outra apoiando Paulo Câmara.

A bancada socialista que se rebela contra Guilherme Uchoa defende que não devem apresentar um nome agora, mas insistir na ideia da proporcionalidade como requisito para a escolha, que tem voto secreto dos 49 deputados e sempre estimula traições, por não ser aberto. No entanto, os nomes mais citados são Waldemar Borges, líder do governo, além de Angelo Ferreira e Aluísio Lessa.

Os adversários de Guilherme Uchoa também dizem, na campanha interna, que o deputado estadual não representa a renovação e a Assembleia Legislativa precisa renovar. Nesta linha de raciocínio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco precisaria pautar-se pelos anseios da sociedade e não apenas pelo interesse imediatos dos próprios parlamentares, sempre atendidos pelo pedetista.

O parecer da OAB, divulgado pelo Blog de Jamildo nesta terça-feira, afirmando que é inconstitucional as reeleições sucessivas do presidente da Alepe, acabou por dar mais entusiasmo ao grupo socialista. “Já se sabia que legalmente não podia. Uchoa deve estar treinando para responder a OAB”, afirma um socialista, em reserva.


Confira o resultado preliminar das Escolas Técnicas

Foi divulgado na manha desta quarta-feira (17), o resultado preliminar do processo seletivo para o preenchimento de vagas nas Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco.

CONFIRA O RESULTADO


Everaldo foi embora sem se despedir

Everaldo

Faleceu na tarde desta terça-feira (16), em decorrência de problemas de saúde, o nosso amigo EVERALDO LEITE, carinhosamente conhecido por Vevé. O falecimento ocorreu na cidade de Caruaru e o sepultamento será hoje (17). O corpo esta sendo velada na Rua 4, na Vila da COHAB

Everaldo deixa esposa e duas filhas.

O Moxotó da Gente entende que este momento é de dor e recolhimento e estende à família e amigos a sua solidariedade.


Conheça o secretariado de Paulo Câmara

O governador eleito Paulo Câmara (PSB) divulgou nesta segunda-feira )15), em um hotel na Zona Sul da cidade, a equipe que irá compor o seu secretariado a partir do dia 1° de janeiro. Veja a lista completa abaixo:

Antônio Figueira (PSB) – Casa Civil Médico especializado em administração hospitalar, Antônio Carlos Figueira, 53 anos, foi secretário de Saúde do governo Eduardo Campos (PSB) de 2011 a abril deste ano, além de adjunto da mesma pasta na segunda e na terceira gestão do avô do socialista, Miguel Arraes (PSB). Filiado ao partido em 2013, nunca exerceu cargos eletivos. Antônio Figueira foi coordenador de campanha de Paulo Câmara.
Danilo Cabral (PSB) – Planejamento e Gestão Embora seja deputado federal desde 2010, Danilo Cabral passou a maior parte desses quatro anos como secretário no Governo de Pernambuco, à frente das pastas de Educação e das Cidades. O parlamentar é formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é auditor concursado do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Filiado ao PSB desde 1995, foi vereador do Recife e ocupou cargos na Prefeitura da capital pernambucana.
Ennio Benning – Imprensa Assessor de comunicação na campanha de Paulo Câmara, o jornalista Ennio Benning também foi secretário de Imprensa de Pernambuco no governo de Jarbas Vasconcelos (PMDB) entre 2005 e 2006. É formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e já foi repórter e editor do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco.
Felipe Carreras (PSB) – Turismo, Esportes e Lazer Empresário do setor de entretenimento, Felipe Carreras foi secretário de Turismo e Lazer do Recife até abril deste ano, quando saiu para se dedicar à campanha para deputado federal, eleição que venceu. É casado com uma sobrinha de Renata Campos, viúva do ex-governador Eduardo Campos (PSB), e filiado ao partido desde 1995, atuou na coordenação da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco e foi Secretário Nacional de Juventude.
Frederico Amâncio – Educação Frederico Amâncio integra o Governo de Pernambuco desde 2010, ocupando os cargos de secretário de Saúde (2010), vice-presidente e presidente do Porto de Suape (2011) e secretário de Planejamento e Gestão (desde 2012). Baiano, é auditor fiscal da Secretaria da Fazenda desde 1995 e formado em administração pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-graduação em economia aplicada à Gestão Fiscal pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sebastião Oliveira (PR) – Transportes Médico formado pela Universidade de Pernambuco (UPE), iria para o primeiro mandato na Câmara Federal, já tendo sido eleito outras vezes deputado estadual pelo PR (Partido Republicano). Filho do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, é de Serra Talhada, terra do tio Inocêncio Oliveira, seu padrinho político. Foi secretário de Transportes na primeira Gestão Eduardo Campos.
Secretário Marcio Steffani.
Márcio Stefanni – Fazenda 
Atual secretário de Desenvolvimento Econômico, cargo que ocupa desde 2012, Márcio Stefanni entrou no Governo do Estado no início daquele ano, comandando a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Stefanni é servidor concursado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2002.
Milton Coelho (PSB) – Administração Integrante da Executiva Nacional do PSB, Milton Coelho acompanha Eduardo Campos (PSB) desde o último governo de Miguel Arraes, na década de 1990. Após a gestão, voltou para o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), passou pela Secretaria de Administração do Recife e pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, comandado por Eduardo, até voltar para a capital pernambucana, de onde foi vice-prefeito. Milton Coelho sempre esteve no alto escalão do PSB do Estado.
Waldemar Borges (PSB) – Líder do Governo O economista é líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) desde 2011, seu primeiro ano de mandato como deputado estadual. De 2007 a 2010, Waldemar Borges foi secretário de Articulação Social no Governo Eduardo Campos, e secretário-executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco. Atualmente no PSB, ele, que iniciou sua militância política na juventude, foi presidente estadual do PMDB Jovem, entre 1985 e 1986, e do PPS por duas vezes. Além disso, foi vereador do Recife em quatro mandatos e assumiu secretarias e a gestão de órgãos da administração municipal.
Thiago Norões – Desenvolvimento Econômico Thiago Norões, primo de Eduardo Campos (PSB), foi procurador-geral do Estado de 2011 até o fim deste ano. Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é procurador desde 1993.
Nilton Mota (PSB) – Agricultura e Reforma Agrária Ex-secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos do Recife e ex-secretário de Educação do Estado, na gestão Eduardo Campos. Disputou pela primeira vez uma eleição, sendo eleito deputado estadual.
André de Paula (PSD) – Cidades André, 53 anos, é advogado, formado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 1999 assumiu pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PFL (Partido da Frente Liberal), hoje DEM. Nos oito anos da gestão Jarbas, comandou as secretarias do Trabalho e Ação Social; de Produção Rural e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco.
Lúcia Melo – Ciência, Tecnologia e Inovação Engenharia química pela Universidade Federal de Pernambuco, Lúcia Carvalho Pinto de Melo foi presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco entre os anos de 1995 e 1999. Tem estrado em física pela UFPE e em energia e meio ambiente pela Universidade da Califórnia.
Rodrigo Amaro – Controladoria-Geral do Estado Rodrigo Amaro é, desde 2011, diretor-presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S.A. (Perpart). O administrador, que é mestre em ciências contábeis e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuou como chefe de Auditoria e como gerente de Auditoria, Prestação e Tomada de Contas da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SGCE).
Marcelino Granja (PC do B) – Cultura Formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Marcelino Granja é analista tributário da Receita Federal. Filiado ao PCdoB desde 1982, foi secretário de Ciência e Tecnologia durante três anos, na gestão Eduardo Campos, e também secretário da Fazenda e Administração de Olinda, durante a gestão da então prefeita Luciana Santos.
Alessandro Carvalho – Defesa Social Baiano, o delegado da Polícia Federal Alessandro Carvalho é o atual secretário de Defesa Social, tendo assumido a vaga no lugar de Wilson Damázio, em 2013. Especialista em Gestão de Políticas de Segurança Pública pela Academia Nacional de Polícia, antes de assumir o comando exerceu o cargo de secretário executivo de Defesa Social entre julho de 2010 e dezembro de 2013.
Isaltino Nascimento (PSB) – Desenvolvimento Social, Criança e Juventude Secretário de Transportes de 2011 a 2013, no governo de Eduardo Campos (PSB), Isaltino Nascimento (PSB) se candidatou e foi eleito pela primeira vez em 2000, ainda pelo PT, para a Câmara Municipal do Recife. Dois anos depois, entrou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela primeira vez, onde está há três mandatos. Este ano, Isaltino não foi reeleito.
Pedro Eurico (PSDB) – Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico se destaca por sua atuação na defesa dos direitos humanos. Iniciou sua carreira política como advogado militante da Comissão de Justiça e Paz, ligada a Arquidiocese de Olinda e Recife. Em 1982, foi eleito pela primeira vez vereador do Recife, tendo também ocupado o cargo de deputado estadual pelo PSB. Na gestão do governador Miguel Arraes, foi secretário de habitação.
Evandro Avelar (PSDB) – Micro e Pequena Empresa, Qualificação e Trabalho Evandro Avelar é engenheiro civil, filiado ao PSDB. Foi secretário de Infraestrutura e Mobilidade Humana de Jaboatão dos Guararapes e, na gestão do governador João Lyra Neto, que substituiu Eduardo Campos, foi titular da Secretaria das Cidades. Já exerceu os cargos de diretor geral da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adene), além de diretor presidente da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) no governo Jarbas.
Sérgio Xavier (PV) – Meio Ambiente e Sustentabilidade Nascido na Bahia, Sérgio Xavier é jornalista, ecologista e empreendedor da área de comunicação digital. É um dos fundadores do Partido Verde no Brasil e em Pernambuco. Já ocupou cargos executivos nacionais no Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Cultura e Sebrae. Após a aliança PV-PSB, em 2011, tomou posse como primeiro secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.
Sílvia Cordeiro – Mulher Médica sanitarista e feminista, Sílvia Cordeiro é fundadora e ex-coordenadora do Centro das Mulheres do Cabo. Até este ano, foi secretária da Mulher do Recife, pasta criada na gestão do prefeito Geraldo Julio, em 2013.
José Iran Costa Júnior – Saúde Médico oncologista, em 2013 foi nomeado pelo então secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira, interventor do Hospital do Câncer de Pernambuco

 


IFPE divulga listão do Vestibular 2015

O listão do Vestibular 2015 do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi divulgado nesta segunda-feira (15), ao meio-dia. Às 11h, os primeiros colocados no processo seletivo foram divulgados. Nos cursos técnicos, o primeiro colocado foi Samuel Simões de Souza Filho, que tirou 97,21; o segundo colocado foi Matheus Liberal Farias, com 97,00; já o terceiro lugar ficou com Diego Leandro Sales Barbosa Santos, com 59,82. No curso superior, o primeiro lugar ficou com Mariana Lima de Souza Bezerra, que conseguiu a nota 88,81.

Clique aqui para conferir o listão dos aprovados

Ao todo, foram ofertadas 5.247 vagas em cursos técnicos e superiores. Os candidatos aprovados na primeira entrada devem ficar atentos ao período de matrícula, que já se inicia no dia 5 de janeiro. As datas variam de acordo com os cursos e os campi onde são oferecidos. Já as matrículas nos cursos de segunda entrada começam no mês de junho . Todo o cronograma encontra-se disponível no site.

VAGAS - No Vestibular 2015, o IFPE ofereceu 4.455 vagas para cursos técnicos e 792 para cursos superiores, distribuídas nos 15 campi do Instituto e mais 18 polos de Educação a Distância. Quem não teve o nome incluído no primeiro listão, deve ficar atento às reclassificações que serão publicadas sempre 48 horas após a data de realização de matrícula. Para o segundo semestre de 2015, serão ofertadas mais 2.160 vagas em cursos técnicos subsequentes pelo Sisutec e outras 382 vagas em cursos superiores pelo Sisu. Ambos os sistemas levam em consideração a nota do Enem.


Petrobras Distribuidora divulga concurso com 2,7 mil vagas para 14 Estados

 / Foto: Heudes Regis/JC Imagem

Foto: Heudes Regis/JC Imagem

A Petrobras Distribuidora divulgou a abertura de um processo seletivo com 2.702 vagas para nível médio e superior, sendo 47 para convocação imediata e 2.665 para cadastro de reserva. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 de dezembro deste ano e 12 de janeiro de 2015, a uma taxa de R$ 40 (nível médio) e R$ 58 (nível superior). A remuneração mínima varia de R$ 3.095,97 a R$ 8.866,74. A publicação foi feita no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (15).

As áreas de nível superior contempladas no certame são para profissional júnior com formação em administração, ciências contábeis, comunicação (relações públicas), direito, engenharia (de meio ambiente, de produção, de segurança do trabalho, elétrica e mecânica), psicologia e serviço social, além de ênfase em automação (engenharia mecatrônica, eletrônica, elétrica, controle e automação); em vendas a grandes consumidores (engenharia mecânica); e em vendas a rede automotiva (administração, economia, engenharia ou marketing). A remuneração mínima para esses cargos é de R$ 8.866,74.

Os cargos de nível médio são para técnicos de administração e controle júnior (remuneração mínima de R$ 3.095,97). Para cargos de nível médio com formação técnica, há oportunidade para técnico de manutenção júnior (ênfase em elétrica e em mecânica), técnico de operação júnior e técnico de química júnior (remuneração mínima de R$ 3.730,66).

As provas objetivas serão realizadas no dia 8 de março de 2015 nas cidades de Ananindeua (PA), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Coari (AM), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Itacoatiara (AM), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Marabá (PA), Natal (RN), Ourinhos (SP), Palmas (TO), Paulínia (SP), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santarém (PA), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

A divulgação do resultado final está prevista para 12 de maio do mesmo ano. O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. A organizadora da seleção é a Fundação Cesgranrio.

PERNAMBUCO – Do total de vagas oferecidas, 259 são para Pernambuco, sendo quatro para chamada imediata e 255 para cadastro de reserva. Os cargos contemplados são:

Nível médio:

- Técnico de administração e controle júnior (76 vagas – uma imediata; 50 para cadastro; 15 para pessoas pretas ou pardas; 10 para deficientes);

- Técnico de manutenção júnior – ênfase em elétrica (76 vagas – uma imediata; 50 para cadastro; 15 para pessoas pretas ou pardas; 10 para deficientes); e

- Técnico de operação júnior (76 vagas – uma imediata; 50 para cadastro; 15 para pessoas pretas ou pardas; 10 para deficientes);

Nível superior:

- Profissional júnior – ênfase em vendas a rede automotiva (31 vagas – uma imediata; 20 para cadastro; seis para pessoas pretas ou pardas; quatro para deficientes);


Balanço de 2014 traz anuncio do pagamento do 13º salário e de Elba Ramalho como atração do 9º Baile Municipal de Arcoverde

Elba 02

A Prefeita Madalena Britto , ao lado do vice-prefeito Wellington Araújo, fez  um balanço da gestão no ano de 2014 em  entrevista na Rádio Independente, nesse sábado (13).

Entre os anúncios, ela falou do pagamento do 13o Salário, que será pago dia 19 de dezembro seguido do salário no dia 30.  Serão injetados na economia local mais de 10milhões num período de trinta dias.

A gestora ainda falou das obras de infraestrutura, educação, saúde e a expectativa para 2015. Outro destaque foi o anuncio do 9º Baile Municipal de Arcoverde, que acontecerá no dia 31/01/2015, no Esporte Clube de Arcoverde.

O baile que já virou tradição na cidade e região terá como tema “Evocando antigos CARNAVAIS… Lembrança de um passado que o tempo não apaga jamais!”. A homenagem desse ano será aos blocos que fizeram história em Arcoverde: Lambaia, Coça coça, Jurema, Acauã,Tapajós, Roscof, Skyna e Estrela Nordestina.

 “É um evento de grande importância, que resgata os antigos bailes a fantasia. Além, da relevância social, já que o lucro é revertido para as ações da secretaria de Assistência Social.”, declarou Madalena. E para abrilhantar a festa,  Elba Ramalho  é a grande atração da noite ao lado  da orquestra Super Oara.

Ainda na rádio, Madalena ainda falou da homologação do concurso público, do vestibular da Aesa, que bateu recorde com mais de 2000 inscritos, além da adimplência da cidade em ser um dos 13 municípios em dia com o CAUC – Cadastro único de Convênios.

“O ano de 2014 deixou um saldo positivo, tivemos coisas boas e teremos mais ainda. Estaremos sempre juntos trabalhando em nome da nossa querida cidade. Arcoverde merece toda nossa dedicação e amor em fazer mais e melhor por todos!”, finalizou a prefeita.


Fernando Bezerra Coelho visita Arcoverde

Depois de merecidas férias, o senador eleito Fernando Bezerra Coelho já está no interior de Pernambuco, visitando seus correligionários e agradecendo os votos recebidos nas últimas eleições.

No início da tarde hoje, sexta-feira (12), a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, recebe o senador eleito Fernando Bezerra Coelho. Ele teve uma votação expressiva na cidade e quer agradecer ao grupo, que se dispôs a trabalhar por sua candidatura. Coelho obteve 66,23% dos votos válidos o que significa, em números absolutos, 19.133 votos dos cidadãos arcoverdenses.  O encontro acontece no auditório do Hotel Cruzeiro com a presença também de outros prefeitos da região


Iluminação natalina será inaugurada nesta sexta

A iluminação natalina do município será inaugurada hoje (12) com uma programação cultural. Será às 20h, na Praça da Rua Amaro Lafayette (Rua Velha), aonde vão se apresentar o Coral da Escola Municipal Presidente Vargas, a Banda Musical Sebas Mariano e o pastoril da Escola Municipal de Dança Folclórica Elisabete Freire.

“Quase toda a iluminação já está pronta e já se percebe o quanto o trabalho está bem feito. Estamos trabalhando nos últimos detalhes. À noite, toda a iluminação estará pronta para embelezar ainda mais nossa cidade”, disse o secretário de Cultura, Turismo, Juventude e Esporte, João Lúcio.


Salário mínimo será arredondado para R$ 790, diz relator do Orçamento 2015

O relator do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta quarta-feira (10), que o valor do salário mínimo previsto para vigorar no ano que vem será arredondado para R$ 790. O estabelecido na proposta orçamentária encaminhada pelo Executivo era de R$ 788,06. Esse incremento, disse Jucá, terá impacto de cerca de R$ 1,2 bilhão.

“É exatamente para facilitar a vida dos trabalhadores, das empresas e para garantir um ganho real no reajuste”, afirmou Jucá. O número exato do salário mínimo de 2015 só será conhecido no entanto, com um decreto editado pela presidente Dilma Rousseff no final do ano. O mínimo é calculado a partir de uma forma que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

“Se houver alguma mudança na questão da inflação ou do crescimento, o salário mínimo é o resultado dessa equação. Se houver um número surpresa, o salário (mínimo) poderá ser ajustado até o fim da votação (do Orçamento)”, concluiu.


PSB, Solidariedade, PPS e PV anunciam formação de bloco com 67 deputados

Diante da fragmentação da Câmara em 28 partidos a partir do ano que vem, PSB, Solidariedade, PPS e PV anunciaram nesta quarta-feira (10) a formação de um bloco parlamentar que será oficializado na próxima terça (13). De oposição ao governo o grupo somará 67 deputados federais e, em tese, formaria a segunda bancada da Casa, atrás apenas dos 69 parlamentares eleitos pelo PT.

O ranking dos blocos parlamentares pode mudar, uma vez que as demais legendas também articulam blocos para ganhar musculatura na próxima legislatura. O próprio PT, na tentativa de se manter como a maior força política na Câmara, discute um acordo com PCdoB, PROS e PDT, o que reuniria 109 deputados.

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), afirmou que a construção de uma atuação conjunta de seu partido com o PSB começou a ser discutida ainda com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto. Mais tarde, as conversas incluíram Solidariedade e PV, siglas que apoiaram o senador Aécio Neves (PSDB-MG) no primeiro e no segundo turno das eleições, respectivamente.

Apesar de os quatro partidos terem enfrentado a presidente Dilma Rousseff (PT) no pleito de outubro, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, destacou que seu partido resolveu adotar postura de independência em relação ao Planalto e que não necessariamente seguirá o entendimento dos novos aliados em todos os temas.

De acordo com Freire, em um primeiro momento a atuação mais visível do bloco será na Câmara Federal, mas os partidos querem estender a união também para os outros legislativos estaduais. “Vamos tentar replicar esses blocos nas assembleias, câmaras municipais e começar a trabalhar em conjunto como se um partido fosse”, afirmou. Carlos Siqueira, por sua vez, disse que o objetivo é que os quatro partidos permaneçam juntos até as eleições municipais de 2016.

Informações: Estadão Conteúdo


Concursados da Alepe devem assumir no início de 2015

Foto: Reprodução Internet

Em janeiro de 2015, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai iniciar o treinamento dos aprovados no concurso realizado em abril de 2014. Foram aprovados 100 candidatos; 60 para os cargos de analistas e 40 para as vagas de agente legislativo. Cerca de 40 mil pessoas participaram da seleção.

Na semana passada, a Assembleia começou a chamar os aprovados para entregar os documentos exigidos pelo edital e fazer os exames médicos.

Confira: Lista final de aprovados em concurso

Os salários dos novos concursados variam entre R$ 4.780,74 e R$ 11.315,33, dependendo se eles são de nível médio ou superior.

Também em janeiro, a Mesa Diretora da Alepe deve entregar os novos gabinetes para os deputados, no prédio anexo ao atual que está em construção.

Já em julho, deve ser inaugurado o novo Plenário da Casa Joaquim Nabuco, que vai funcionar do lado do prédio histórico atual, que vai virar um museu.


Dos 377 acusados de crimes na ditadura, 15 são de Pernambuco

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, apresentado nesta quarta-feira (10), apontou 377 nomes de policiais, militares e agentes acusados de participar de violações contra os direitos humanos na ditadura militar, dos quais 15 atuavam em Pernambuco. A Comissão tem a atribuição de esclarecer a autoria de mortes, desaparecimentos, ocultação de cadáveres e casos de tortura ocorridos no regime, segundo a lei que a criou, de 2011, primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que chorou ao receber o relatório.

Veja os nomes dos pernambucanos:

1. Hélio Ibiapina Lima (1919-2010)
General de brigada, é tido como um dos principais responsáveis pelos crimes contra presos políticos em Pernambuco.

2. Olinto Ferraz (1911-)
Coronel da Polícia Militar de Pernambuco, era diretor da Casa de Detenção do Recife em 1971, quando Amaro Luiz de Carvalho foi morto.

3. Artur Falcão Dizeu (*)
Em 1973, ano em que Anatália de Souza Melo Alves foi morta no Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco (Dops), o policial civil era o carcereiro responsável pela sua custódia.

4. Carlos de Brito (*)
Delegado do Dops entre 1971 e 1972, foi identificado por testemunhas, incluindo o ex-preso político Mário Miranda de Albuquerque, como um dos torturadores e executores de Odijas Carvalho de Souza.

5. Hilton Fernandes da Silva (1920-1986)
É acusado de participar de uma morte para a qual foi apresentada a falsa versão de suicídio enquanto era policial do Dops.

6. Humberto Serrano de Souza (*)
Segundo o relatório, o investigador da Polícia Civil atuou em casos de detenção ilegal, tortura e execução.

7. João Lucena Leal (1939-)
Delegado, relatou à Comissão Estadual da Verdade as circunstâncias de morte de Antônio Bem Cardoso.

8. Jonas Fontinelli (*)
De acordo com o relatório, participou de tortura e desaparecimento quando era major do Exército e chefe do gabinete da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, além de atuar no no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) do IV Exército.

9. Jorge Francisco Inácio (1939-1985)
Autor do tiro que matou Manoel Aleixo, o policial do Dops de Pernambuco oficializou a versão de que teria reagido à agressão da vítima.

10. José Bartolomeu Lemos Gibson (1923-1991)
Quando integrava uma comissão no Departamento de Investigações da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, em 1969, o promotor se envolveu em detenção ilegal, tortura e execução.

11. José Oliveira Silvestre (*)
Delegado do Dops de Pernambuco, participou de casos de tortura e execução.

12. Newton Jerônimo Gibson Duarte Rodrigues (1931-)
Na década de 1960, era vinculado ao Comando de Caça aos Comunistas (CCC), quando atuou em casos de detenção ilegal, tortura e execução.

13. Redivaldo Oliveira Acioly (1937-)
Assinou o documento em que foi registrada a falsa fuga de Ezequias Bezerra da Rocha e omitiu dos seus familiares informações sobre a localização do corpo da vítima. Era delegado do Dops.

14. Rível Gomes da Rocha (1940-)
Era investigador da Polícia Civil de Pernambuco e participou de detenção ilegal, tortura e execução.

15. Rogério Matos do Nascimento (1943-)
Participou de caso de detenção ilegal, tortura e execução quando integrava o Comando de Caça aos Comunistas (CCC), na década de 1960.