Paixão do Sertão estreia nesta quarta em Sertânia

Peça conta a participação de mais de 140 pessoas (Foto: Divulgação/ Ascom)Estreia nesta quarta-feira (16), a décima sexta edição do espetáculo  “Paixão do Sertão – Uma Odisseia no Moxotó”. A peça conta a história da vida, morte e ressurreição de Cristo. São 14 cenários e 16 cenas envolvendo dezenas de atores, figurantes, e equipe de produção. A encenação 16,17 e 18 de abril, às 20h30, na quadra coberta da Escola Olavo Bilac.

Segundo o diretor do espetáculo, Flávio Magalhães, esta é a 16ª edição consecutiva da encenação.

O espetáculo é baseado nos evangelhos de Lucas e Mateus, com adaptação do professor Josessandro Andrade, a cenografia é de Anderson Cordeiro, o figurino é assinado por Adriana Magalhães e a sonoplastia e direção geral é do professor Flávio Magalhães.

A encenação terá duração de duas horas e será realizado até 18 de abril, na quadra da Escola Olavo Bilac, sempre às 20h30. A entrada custa R$ 5.

Serviço

“Paixão do Sertão, uma Odisseia no Moxotó” em Sertânia

Local: Quadra da Escola Olavo Bilac – Centro

Dias: 16, 17 e 18 de abril

Hora: 20h30

Entrada: R$ 5.


Retiro de Semena Santa Gratuito

Retiro Semana Santa


Ingressos para o ForróLeluia já estão à venda

Será realizado neste sábado,  19 de abril, mais um ForróLeluia, na Casa de Show Estação da Música em Monteiro (PB).

A festa é uma das mais esperadas do ano e começa às 22:00h e terá  shows do Grupo Bem Simples, e dos cantores Dorgilval Dantas e Flávio José.

Os Ingressos já estão à venda nas lojas O Boticário (de Monteiro, Sumé e Serra Branca), na  Botrelli, na Monteiro FM, e na Clínica do Celular, em Sertânia (PE).

ESTUDANTE: Os ingressos para quem tem carteira de estudante só serão vendidos no dia da festa a partir das 08:00h na Rádio Monteiro FM.

Informações (83) 3351 – 2336/ 9974-0655 ou 8867- 2225


Prefeitura de Itapetim perfura poço artesiano no Bairro Santo Antônio

Proporcionar uma melhor oferta de água a população de Itapetim é uma preocupação do governo do prefeito Arquimedes Machado, para isso a Prefeitura Municipal tem investido na perfuração de poços artesianos, construção e restauração de açudes e construção de Sistemas de Abastecimento de Água.

Dentro do Programa de Estruturação Hídrica, a Prefeitura de Itapetim já beneficiou centenas de famílias da sede e da zona rural do município. Está semana, os investimentos municipais chegaram aos moradores do Bairro Santo Antônio, onde a Prefeitura perfurou um poço artesiano na Rua Sebastião Ricardo.

Segundo o diretor de Agricultura, Alexandre Ramos, o próximo passo será a instalação do poço. “Também será instalada uma caixa de água para atender as famílias da comunidade”, ressalta. O Bairro Santo Antônio é um dos mais populosos do município e já conta outros pontos de abastecimento semelhantes.

O Programa de Estruturação Hídrica da Prefeitura de Itapetim tem o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem e democratizar o acesso à água.

Assessoria de Comunicação


Promoção do Dia das Mães é na Casa Center

A Casa Center está participando da promoção Dia das Mães é Amor Sem Limites, promovida pela CDL de Sertânia.

Além de oferecer os melhores preços, a Casa Center oferece aos seus clientes a oportunidade de concorrer a 05 grandiosos prêmios.

Na Casa Center você também encontra isopor para laje e betoneiras. E ainda, o cliente pode pagar com todos os cartões de crédito, com o Construcard da Caixa Econômica e com o Crédito Construção do Banco do Brasil.

Casa Center – Aqui Você Pode. Rua Capitão Carlos José de Sá, em Sertânia – Fone: 087 3841 – 2262.


Tabira: Sebastião Dias lança programa de valorização do servidor público municipal

Falando para mais de duzentos servidores, o prefeito de Tabira, Sebastião Dias lançou, na quinta-feira (10), o Programa de Valorização do Servidor Público Municipal, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O PROVASER reúne uma série de benefícios, a exemplo, o fim do abono e fixação do salário mínimo, elaboração do novo Estatuto dos Servidores, plano de saúde, entre outros.

Para o prefeito Sebastião Dias, o programa é uma forma de reconhecer a importância dos profissionais que se dedicaram boa parte de suas vidas ao Município de Tabira. “O programa vai mostrar os benefícios aos servidores de Tabira. São eles que se dedicam ao desenvolvimento do nosso Município e também à prestação de serviços aos cidadãos tabirenses”, afirmou Dias.

As ações em benefício e busca da valorização do corpo funcional da Prefeitura de Tabira foram adotadas desde os primeiros dias da nova administração. O primeiro importante passo foi a realização do I Censo Funcional e o compromisso com o pagamento dos salários atrasados. A folha de dezembro de 2012 não estava paga e o prefeito Sebastião Dias determinou a Secretaria de Administração que iniciasse o pagamento, quitando todos os valores em outubro deste ano, mês do Servidor Público Municipal.

A cerimônia de lançamento contou com a participação dos Secretários Flávio Marques, Administração; Klênio Pires, Procuradoria; Adeval Soares, Planejamento; Iêda Mélo, Assistência Social; Tadeu Sampaio, Gabinete; Allan Dias, Saúde; Mário Amaral, Obras e Saneamento; Afonso Alexandre, Fazenda; Cida Souza, Educação; Beto Santos, Agricultura; Igor Mascena, Controle Interno; Zé Carlos, Juventude e Meio Ambiente; Edgley Freitas, Cultura, além da Vereadora Maria Nelly, dos diretores, coordenadores e servidores.


Ponto Facultativo em Sertânia

A Prefeitura Municipal de Sertânia decretou ponto facultativo para os servidores municipais nesta quinta-feira, dia 17 de abril, início da Semana Santa. A determinação não afetará o funcionamento dos serviços considerados essenciais.

No mesmo período há mais dois feriados: Sexta-feira da Paixão (18), feriado religioso estabelecido por lei federal, dentro da celebração da Semana Santa, e a segunda-feira ( 21), Dia de Tiradentes. O retorno das atividades administrativas municipais será na terça-feira (22).


Faltou água? Ligue para Água Ideal


Adilma foi embora sem se despedir

DSC 0611É com muita tristeza que noticiamos o falecimento da senhora Adilma Maria da Silva, filha de Aureliano Alexandre da Silva e Dona Inácia Ferreira (in memória).

Adilma faleceu no último sábado, dia 12 de abril na cidade de Arcoverde e o seu sepultamento foi realizado no domingo, 13 de abril, em Sertânia.

Adilma era casada com Eleomar Anselmo da Silva, mais conhecido por  Bá, e irmã de Almir Alexandre, Adriano Alexandre, Aurélia Alexandre, Ademir Alexandre (In memória). Ela deixa três filhos: Filhos: Tácio Henrique, Tales Anselmo e Tais Anselmo.

O Moxotó da Gente entende que este momento é de dor e recolhimento e estende à família e amigos a sua solidariedade.


Vândalos incineram ônibus da Progresso em Itapetim

1530555_484934618296339_8481887159739325150_nNa madrugada de hoje (14), vândalos incendiaram um ônibus da empresa Progresso, no Centro da cidade de Itapetim. O veículo estava estacionado na Rua Francisco Alves da Costa. O prédio do Conselho Tutelar também foi vítima da ação criminosa.

De acordo com a Polícia Civil, o primeiro incidente aconteceu por volta das 2h50 da madrugada. Os vândalos tentaram incendiar o prédio do Conselho Tutelar, que fica ao lado da Prefeitura, na Rua São Pedro, no Centro. O fogo foi contido por um policial civil.

A segunda e mais grave ocorrência foi registrada por volta das 3h10 da madrugada. O ônibus de passageiros da empresa Progresso foi incendiado na Rua Francisco Alves da Costa. O veículo estava estacionado no local e ficou completamente destruído.

O prefeito do município, Arquimedes Machado, pediu providências ao comando de Segurança Pública do Estado. “É preciso que se faça uma investigação rigorosa e prenda os culpados”, destaca o gestor. As polícias Civil e Militar estão investigando o caso.

1926912_868290003198108_2355229199459739339_n

O delegado Edson Augusto confirmou o nome do maior preso acusado de incendiar o ônibus da Progresso em Itapetim: é Marcelo Ricardo Vieria da Silva, idade ainda não informada.

Já os dois menores envolvidos, após devidamente ouvidos na presença do Representante Legal, serão apresentados ao Ministério Público com Representação pela internação provisória dos mencionados junto a FUNASE, ante a gravidade dos fatos.

Com informações de Nill Jr.


PSB anuncia chapa com Campos para presidente e Marina como vice

Eduardo Campos e Marina Silva, na chegada ao evento, acompanhados da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) e do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) (Foto: Felipe Néri/G1)O Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou nesta segunda-feira (14), em Brasília, a pré-candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da ex-senadora Marina Silva para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. Presidente nacional do PSB, Campos deve encabeçar a chapa e terá Marina como vice.

A formalização da chapa socialista, com a homologação das indicações, deve ocorrer somente em junho, durante a Convenção Nacional do PSB. O anúncio da chapa nesta segunda foi feito pelo primeiro-secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira.

“As lideranças e os militantes do partido delegaram aos líderes do PSB, Eduardo Campos, e da Rede, Marina Silva, a tarefa de representá-los nesse processo eleitoral como pré-candidatos à Presidência da República [...]. A campanha da chapa se confirmará pela convenção de junho seguirá os seguintes princípios [definidos pelo partido]“, disse Siqueira.

O anúncio de que Eduardo Campos vai concorrer à Presidência tendo Marina como candidata a vice não impede que a chapa seja invertida em até 20 dias antes do dia das eleições, 5 de outubro, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral.

O anúncio oficial da chapa Marina Silva-Eduardo Campos era esperado desde que a ex-senadora se filiou ao PSB, em outubro de 2013. A filiação ocorreu após a Rede Sustentabilidade, partido que Marina tentou fundar, ter o seu registro rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral. A Corte considerou não haver comprovação do número mínimo de assinaturas previsto em lei para a fundação de partidos.

‘Anseios da população’

No evento, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou que a aliança entre Eduardo Campos e Marina Silva “atende aos anseios” da população. Ela relembrou as manifestações que ocorreram em junho do ano passado e afirmou que a sociedade brasileira mostra “insatisfação” com os partidos. “Este é um dos atos da minha caminhada política de maior significância e de grande expressão política, porque essa aliança atende aos anseios da população brasileira, por esta aliança estar sinalizando uma grande esperança para o futuro próximo do nosso país. Este significado da aliança PSB e Rede vem ao encontro dos anseios da nossa população, que manifesta grande insatisfação com a forma com que os partidos vêm procedendo na forma política, em geral e em especial na disputa eleitoral”, disse. Durante o evento, o economista Eduardo Gianetti foi convidado a falar aos militantes presentes e dirigiu críticas ao PT e ao PSDB . “A formalização da chapa Eduardo e Marina completa mais uma etapa, capaz de mudar o teor e o tom da política brasileira. (…) O Brasil está cansado da polarização PT e PSDB. PT e PSDB já deram o que tinham que dar, o Brasil não quer mais do mesmo”. Antes da cerimônia de anúncio da pré-candidatura, o senador Rodrigo Rollemberg (DF), líder do PSB no Senado, disse acreditar que a aliança da sigla com a Rede Sustentabilidade é “a que mais compactua com os interesses do Brasil”. “Esse anúncio de hoje é um passo importante para construir um novo passo para o Brasil, a união de duas grandes lideranças, sobretudo que expressam sentimento de mudança que a população quer”, declarou.

Apoio de PPS e PPL

No evento do PSB, o presidente do PPS, Roberto Freire, oficializou o apoio a Campos e Marina e afirmou que o anúncio da chapa “qualifica” a candidatura do pernambucano na corrida presidencial deste ano. “Hoje estamos aqui, em um evento como esse, definindo uma vice [Marina Silva] que não é para fazer composição, que não está aqui pelo tempo de TV, mas que qualifica a candidatura de Campos”, disse Freire. O PPL também se uniu à “aliança programática”. O PDT, que em algumas unidades da federação articula apoio ao partido mas não formalizou aliança nacional, contou com representantes de peso na cerimônia, como os deputados Cristovam Buarque (PDT-DF) e Pedro Taques (PDT-MT). Cristovam discursou no evento do PSB para apoiar a pré-candidatura. “Não se faz democracia sem alternância no poder, mas não se faz progresso com aliança para trás. Eduardo e Marina significam aliança para o futuro: a alternância para o país com qualidade nas escolas, paz nas ruas, estabilidade na moeda [...]. Pelo sonho de alternância [no poder], Eduardo e Marina podem contar conosco”, declarou Cristovam.

Alianças regionais

O evento teve a participação de lideranças do PSB e também de outros partidos que podem formar aliança com os socialistas nas eleições. O líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS), afirmou a jornalistas que há 16 unidades da federação onde o PSB e os militantes da Rede Sustentabilidade formaram consenso sobre as candidaturas para governador. “Estamos fazendo todo o esforço para estarmos juntos com a Rede e partidos como o PPS, que já nos apoia, no maior número possível de estados. Onde não houver, não haverá trauma. Estamos praticamente certos de união em 16 estados, e temos até junho para resolver nos demais. Estamos conversando, mas a única coisa da qual não abrimos mão é do palanque para o Eduardo em todos os estados”, disse Albuquerque.


Fogo destrói Instalações da Academia das Cidades de Sertânia

Um incêndio destruiu as instalações do posto de atendimento da Academia das Cidades de Sertânia localizada na COHAB.

O fogo foi percebido pelos moradores por volta das 10:30h do domingo (13), que conseguiram conter as chamas e avisaram a polícia.

As chamas atingiram o teto danificando a instalação elétrica e destruiu equipamentos, móveis e eletroeletrônicos.

A Polícia acredita que o incêndio tenha sido criminoso, mas ainda não tem pistas sobre a autoria.


Adesão ao Sisu muda forma de se preparar para a UFPE

Escolas aumentando o número de simulados preparatórios para o Enem e estudantes deixando os cursinhos de matérias isoladas. Os efeitos do fim do tradicional vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já começam a ser sentidos nas unidades de ensino do estado. Desde que a principal instituição de ensino superior do estado optou pela adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), há dez dias, o Exame Nacional do Ensino Médio passou a ter peso ainda maior nas práticas curriculares das escolas. No último vestibular, a Federal ofereceu 6,6 mil vagas.

A prova nacional começou a ser aplicada em 1998 pelo Ministério da Educação, mas o impacto na rotina das escolas de Pernambuco só veio mais de 10 anos depois, em 2009, quando a UFPE passou a usá-la como primeira fase do processo seletivo. Como o Enem representava 50% da nota do vestibular, ocupava pelo menos metade do calendário escolar. Agora, quase todo o conteúdo programático é voltado ao teste. Só o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) mantém a segunda fase com questões de disciplinas específicas.

Com a adesão ao Enem, as escolas estão mais interdisciplinares e competitivas. No Colégio Motivo, que já dá ênfase ao exame nacional há pelo menos cinco anos, os estudantes passaram a ter oito simulados do Enem este ano. Em 2013, eram seis. Os dois simulados voltados à segunda fase deixaram de ser aplicados. “As escolas mais antenadas já trabalhavam com o Enem há muito tempo. O que muda é que agora podemos dar maior carga ao exame, que exige, além de conhecimento, outras habilidades”, pontua o supervisor de ensino médio do Motivo, Sérgio Ribeiro. Saber responder a prova a tempo e ter controle emocional são habilidades necessárias. “Aplicamos os simulados do Enem à tarde, exatamente na mesma hora que o exame acontece. Fazemos uma reprodução fiel do dia da prova”.

O professor Fernando Beltrão, do curso Fernandinho & Cia, disse que a inquietação que os alunos sentiram no dia do anúncio da adesão foi substituída pela vontade de estudar mais. “O Enem já é algo consolidado. No dia seguinte à adesão, já comecei a aplicar 54 provas com 45 questões cada voltadas para o exame”, afirma. Para o coordenador de ensino médio do Colégio Boa Viagem, Hermani Araújo, a tendência é positiva. “Muitas escolas já trabalham com ênfase no Enem há um tempo. Encaro de forma positiva para os alunos”.

Como funciona o Sisu

1. Enem

Antes: A primeira fase do vestibular da UFPE correspondia ao Exame Nacional do Ensino Médio. A pontuação obtida na redação do Enem também era usada para compôr a nota da segunda fase

Agora: Candidatos que fazem o Enem e alcançam nota superior a zero na redação podem concorrer. A UFPE pode adotar notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Caso o candidato não tenha pontuação necessária, o sistema emite uma mensagem informando

2. A seleção

Antes: Além do Enem, o candidato precisava fazer as provas de segunda fase, com questões de V ou F. A segunda etapa do processo seletivo era realizada pela Covest. Os candidatos faziam duas questões discursivas de português 1 além de duas provas de matérias específicas, que variavam de acordo com o curso escolhido

Agora: O Sisu seleciona automaticamente os candidatos com melhor classificação em cada curso, de acordo com as notas no Enem e possíveis ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Os candidatos são selecionados dentro do número de vagas ofertadas em cada curso e por modalidade de concorrência

3. O resultado

Antes: Depois de fazer o Enem e as provas da segunda fase da UFPE, os candidatos esperavam cerca de um mês para saber se tinham sido aprovados. A relação de candidatos aprovados era afixada na sede da Covest, no Derby, e divulgada na internet.

Agora: O estudante pode consultar a classificação parcial, calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção de curso e instituição. São quatro dias para efetuar a inscrição. Três dias depois, o Sisu divulga a lista de selecionados


Professores da rede municipal de Sertânia reivindicam aumento salarial

Usando a música do cantor e compositor Nando Cordel “Pague meu Dinheiro”, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Sertânia, o SINTEMUSE, sairá às ruas nesta segunda-feira, dia 14, protestando contra o Prefeito Gustavo Lins, que até agora não apresentou o projeto de lei dando aumento e cumprindo o que diz a lei do piso nacional.

O movimento sairá às 13 horas e percorrerá as principais ruas de Sertânia indo em direção a prefeitura e ali o sindicado espera que uma comissão seja recebida pelo chefe do executivo que deverá explicar o por quê de até agora não ter contemplado os professores com o aumento  que eles têm direito.

A música vai ser usada no movimento do SINTEMUSE, para dar a dimensão exata sobre o que passa não só os professores em Sertânia mas toda população que assistiu as vãs promessas de uma Sertânia diferente e perfeita, onde todos teriam direito a saúde, educação e emprego. Pura demagogia!

A verdade é que a população está sofrendo e que as propagandas feitas no dia-a-dia pelo marketing do prefeito subestima a inteligência do nosso povo. Para atestas isso basta observar o que a população vem sofrendo.

Informações: Tribuna do Moxotó


Levantamento mostra uma grande indiferença do povo com as eleições, neste momento

indiferente

A pesquisa da Nassau também mostra uma grande indiferença popular, neste momento, com o tema eleições 2014.

Como as eleições são em outubro, e até lá ainda há uma copa do mundo no meio, ainda mais no Brasil, é como se o eleitor não estivesse dando a mínima para o tema.

O desinteresse chega a alcançar 56% dos entrevistados. Trata-se da soma de 26% pouco interessados, 9% indiferentes ao tema eleições deste ano e outros 21% que dizem não se interessar por eleição alguma.

As pessoas que se declaram interessadas somam 42% dos entrevistados, sendo 17% que se declaram muito interessados e 25% parcialmente interessados.

É como se, em cada dez pessoas, seis não estivessem nem cogitando o que vão fazer com o voto, mais na frente.

Para as candidaturas já postas, os números representam um desafio, na medida em que possam encontrar a maneira correta de expandir suas intenções de voto neste contingente.

Pelos números da pesquisa, Armando Monteiro é o mais conhecido. Somente 18% nunca ouviu falar nele.

Já Paulo Câmara é o segundo mais desconhecido. 54% nunca ouviu falar nele.

A missionária Michele Collins, do PP, não é conhecida por 58% dos entrevistados.

Outro indicador bastante revelador da indiferença do povo com as eleições deste ano, pelo menos por enquanto, aparece fortemente quando o Instituto Nassau pergunta se o eleitor está entusiasmado ou não em relação aos candidatos.

Um total de 42% declarou-se indiferente e outros 20% não soube ou não respondeu, o que totaliza 62% das respostas.

Neste mesmo item, 22% dos entrevistados declararam-se entusiasmado para votar em um candidato apoiado pelo governador Eduardo Campos.

Outros 16% dos entrevistados declararam-se entusiasmados para votar em um candidato de oposição ao governo Eduardo Campos.