Ação Solidária marca festa de aniversário da Sertânia FM

sertaniafm

A Rádio Sertânia FM completa 17 anos no ar com uma ação solidária que ajudará famílias e entidades carentes da cidade, além da festa tradicional, que este ano contará com o apoio, realização e produção do Grupo Multi Show Eventos, do empresário sertaniense Leonardo Pneus.

A festa acontecerá na praça de eventos Olavo Siqueira, na próxima quarta-feira (07/12), a partir das 22 horas, com as bandas Farra do Imperador, Erik Lima, Buteco das Z’Amigas e Forró Estigado.

“A festa da rádio é um evento que já faz parte do calendário festivo da cidade e tornou-se uma data tradicional e esperada por toda região” destacou Leonardo.

Segundo o diretor geral da Rede Brasil de Comunicações, Gennedy Patriota,  o aniversário da Rádio é muito importante para celebrar a sua evolução. “Realizar um evento de sucesso e ainda poder ajudar famílias carentes e entidades filantrópicas da região é um privilégio e uma máxima que a emissora sempre presou: utilizar a comunicação como forma de transformar vidas, prestar serviços relevantes à sociedade e à população, não só de Sertânia, mas de toda a região”, afirmou.

A entrada para o evento será 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado para entidades e famílias carentes da cidade. A festa contará com a presença de amigos e autoridades da região, que prestigiarão mais um ano de sucesso da emissora. No mesmo dia do evento, será realizada uma missa campal, no pátio da Matriz da Imaculada Conceição, em ação de graças a partir das 19 horas.


César Amaral conquista seu espaço no cenário musical

cesaramaral

O talento do cantor César Amaral vem se destacando no cenário musical de Pernambuco e de outros estados nordestinos. Intérprete e compositor, oito anos de carreira, seis Cds gravados e um DVD, o sertaniense César Amaral vem garantindo seu espaço e conquistando o público por onde faz apresentações.

Natural de Sertânia (PE), hoje radicado na cidade de Recife/PE, César tem no seu currículo um longo caminho de conquistas, foi vencedor de vários festivais, dentre eles a colocação de primeiro lugar no maior festival de música da Paraíba, o Forró Fest, promovido pela Rede Globo, o cantor em 2012 foi pré-selecionado com o álbum ‘‘Arranchado’’ para o prêmio da Música Nacional categoria Música Regional. Participou e ainda participa de grandes projetos culturais como: Pernambuco Nação Cultural, Natal Sanfonado, Festividades Juninas em diversas regiões e estados, São João de João Pessoa/PB, Sesc Arcoverde/PE, Sesc Buíque/PE, Aniversário de Luiz Gonzaga, entre outros.

Carregando em seu repertório os mais genuínos ritmos da música nordestina, o coco, o xaxado, baião, xote e o forró, entremeados com aboios e cânticos característicos dos poetas populares do meio da feira e da arte dos poetas do repente.

Confira a agende de César Amaral:

02/12 – Natal Sanfonado na Associação Comercial de Pernambuco

07/12-Sala de Reboco

08/12- Forró dos Cumpadi (Dona Zefinha)

30/12 Lamparinas Bar ( Sertania-PE)

27/01 SESC ( Arcoverde-PE)

28/01 Casa do Cordel (Natal-RN).


Água da Transposição deve chegar a Sertânia e Monteiro no primeiro trimestre de 2017

 transposição-do-rio-são-francisco-580x387

O Ministro da  Integração Nacional, Hélder Barbalho, prometeu que a água da Transposição do São Francisco chegará ao município de Monteiro (PB) no primeiro trimestre em 2017 e seguirá pelo Rio Paraíba até a Região Metropolitana de Campina Grande.

Para chegar até lá, o ramal passa pelo município pernambucano de Sertânia e alimenta o canal da segunda etapa da Adutora do Pajeú, que vai até Taperoá, passando pelo Alto da região pernambucana.

No Eixo Norte, a promessa  é de que a água deve chegar ao reservatório Jati (CE) em agosto de 2017 e, em setembro, na Região Metropolitana de Fortaleza, e até dezembro no Rio Grande do Norte. O novo prazo é decorrente da substituição da Mendes Júnior na primeira etapa da obra no Eixo Norte.

A garantia foi dada na Audiência Pública da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, nesta quarta-feira (30/11). Além dos senadores, estavam presentes o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e representantes dos governos estaduais da Paraíba e Pernambuco.

O ministro Helder informou aos parlamentares que R$ 6,23 bilhões é o valor de investimento do Governo Federal em empreendimentos de Infraestrutura Hídrica nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O repasse mensal de recursos foi ampliado para obras importantes, como: Vertente Litorâneas (PB), Adutora do Agreste (PE), Cinturão das Águas (CE) e Canal do Sertão Alagoano (AL).

O Projeto São Francisco alcançou 90,85% de execução física, em outubro deste ano.  A previsão é de que após a conclusão das estruturas físicas para passagem da água do Eixo Leste no final de dezembro deste ano, as estações de bombeamento serão liberadas para enchimento dos reservatórios.

Na apresentação foram destacadas outras ações que são executadas para ampliação do abastecimento de água nas regiões do semiárido, como a Operação Carro-Pipa. Atualmente, 3.669.940 pessoas em 827 municípios são atendidas por 6.926 caminhões em nove estados (AL, BA, CE, MG, PB, PE, PI, RN e SE).

Do Blog de Nill Junior


Ângelo Ferreira entrega Medalha Leão do Norte para Felipe Carreras

angelomedalha

Na noite da última terça-feira (29), o deputado estadual Ângelo Ferreira entregou a mais alta comenda da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a Medalha Leão do Norte no mérito Turismo Governador Carlos Wilson, ao secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras. O deputado federal licenciado tem se destacado com ações empreendedoras na divulgação das atrações turísticas do nosso Estado, naturais e culturais, junto aos mercados nacional e internacional.

A honraria, que homenageia as personalidades que se destacam em Pernambuco, foi concedida durante solenidade no Plenário da casa e contou com a presença da ex-primeira-dama do Estado, Renata Campos, que também foi agraciada no mérito Mulheres de Tejucupapo, pelo seu trabalho desenvolvido com o Projeto Mãe Coruja, reconhecido, inclusive, internacionalmente.

Foto: Rinaldo Marques


Sertânia: diplomação acontece nesta sexta-feira

Resultado de imagem para angelo ferreira e toinho

A diplomação dos eleitos no pleito de outubro último, será nesta sexta-feira (2) no plenário da Câmara de Vereadores de Sertânia às 19:00h, em solenidade aberta ao público. Serão diplomados o prefeito eleito Ângelo Rafael Ferreira dos Santos e o seu vice António Monteiro de Almeida.

Os vereadores eleitos:

Magaly Romão de Andrade
Rita Rodrigues Rafael de Melo
José de Vasconcelos Silva
Dorgival Rodrigues dos Santos
Antônio Henrique Ferreira dos Santos
José Etelvino Lins de Albuquerque Junior
José Damião da Silva
Washington Passos Silva
Cícero Edvandro de Melo
Orestes Neves de Albuquerque
Severino Veras
Candido José de Siqueira Rocha
José Ivan de Lima

 

Suplentes:
Geraldo Rodrigues
Sandro José Rufino
José Monteiro de Almeida Filho
José Francisco Amaral
Luiz Abel de Albuquerque
Erisnaldo Dantas
Edmundo José Alves
Antônio Tadeu de Queiroz
Elpídio Muniz
Lúcia de Fátima Brito
José Urbano Aleixo
Galba Pereira de Siqueira


ETE de Sertânia: inscrição para novos alunos pode ser feita até amanhã (30)

estrutura_ete

Seguem até esta quarta-feira (30),  as inscrições para o Processo Seletivo 2017 das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco para o preenchimento de 6.120 (seis mil, cento e vinte) vagas para alunos dos cursos técnicos do Ensino Médio Integrado.

As inscrições  podem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Secretaria Estadual de Educação ou na secretaria de um das Escola de Técnicas de Pernambuco. Informações podem ser obtidas através do telefone 087 3841-3929.

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

A ETE Arlindo Ferreira dos Santos, em Sertânia apresentada uma novidade para 2017, a abertura de 45 vagas para o curso de Agroecologia para atender os alunos que vão ingressar  no ensino médio e que tenham interesse em ampliar e qualificar o conhecimento teórico – prático vinculado ao setor de produção agrícola sustentável. Também estão sendo ofertadas 135 vagas para Redes de Computadores e 45 vagas para Agropecuária.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve comprovar conclusão do ensino fundamental (em 2015 ou 2016) e ter até 17 anos de idade no ato da matrícula. As provas serão aplicadas de 05 a 16 de dezembro, conforme agendamento feito pelo candidato no momento da inscrição.

A ETE Arlindo Ferreira dos Santos dispõem de uma capacitada equipe de coordenadores e professores da Base Nacional Comum e das disciplinas Técnicas, e oferece aos seus estudantes uma ampla infraestrutura com biblioteca, laboratórios de ensino médio (Química, Biologia, Física, Matemática e Informática), laboratórios especiais (Agropecuária, Redes de Computadores e Enfermagem), auditório, 12 salas de aulas, refeitório, quadra coberta, área de convivência, além de atividades artísticas e esportivas, e Banda Marcial

CURSO TÉCNICO É OPÇÃO PARA QUEM QUER SE QUALIFICAR PARA MERCADO DE TRABALHO E PARA O VESTIBULAR – CONFIRA O VÍDEO

eteglobo01


Sertânia entre os municípios de Pernambuco em situação de alerta de risco de surto de dengue, chikungunya e zika

dengue

Por: Agência Saúde

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 105 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado de Pernambuco. Desse total, 38 municípios estão em risco e 67 em alerta. Outros 35 estão em situação satisfatória. Recife, a capital do estado está em alerta.

Os dados do LIRAa, foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para combate ao mosquito transmissor das três doenças. A nova campanha chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.

Dos 3.704 municípios brasileiros que estavam aptos a realizar o LIRAa – aqueles que possuem mais de 2 mil imóveis –  62,6% (2.284) participaram da edição deste ano. Em comparação com 2015, houve um aumento de 27,3% em relação ao número de municípios participantes. Realizado em outubro e novembro deste ano, o levantamento é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os tipos de depósito onde as larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para o controle do Aedes no município.

Atualmente, o levantamento é feito a partir da adesão voluntária de municípios. O ministro Ricardo Barros, no entanto, vai propor que a participação, no levantamento, dos municípios com mais de 2000 imóveis seja obrigatória, a partir de 2017. A proposta será apresentada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) entre estados, municípios e União, no próximo dia 8 de dezembro.

Confira os municípios pernambucanos em risco de surto:

João Alfredo
Inajá
Arcoverde
Terezinha
Betânia
Sertânia
Gravatá
Surubim
Caetés
São José do Egito
Camocim de São Félix
Brejo da Madre de Deus
Calumbi
Nazaré da Mata
Custódia
Jucati
Limoeiro
São Bento do Una
Santa Filomena
Serra Talhada
Triunfo
Granito
Santa Cruz
Moreilândia
Brejinho
São Lourenço da Mata
Paudalho
Santa Cruz do Capibaribe
São Joaquim do Monte
Santa Cruz da Baixa Verde
Chã de Alegria
Escada
Casinhas
Panelas
São João
Tabira
Saloá
Itapetim

Confira os municípios pernambucanos em situação de alerta:

Brejinho
São Lourenço da Mata
Paudalho
Santa Cruz do Capibaribe
São Joaquim do Monte
Santa Cruz da Baixa Verde
Chã de Alegria
Escada
Casinhas
Panelas
São João
Tabira
Saloá
Itapetim
Afogados da Ingazeira
Caruaru
Calçado
Aliança
Glória do Goitá
Taquaritinga do Norte
Buíque
Ipubi
São Caitano
Carnaíba
Pedra
Sairé
Flores
Vertente do Lério
Exu
Pesqueira
Vertentes
Itaquitinga
Riacho das Almas
Santa Maria do Cambucá
Agrestina
Araripina
Timbaúba
Cabo de Santo Agostinho
Ilha de Itamaracá
Trindade
Bom Conselho
Jaqueira
Cupira
Ingazeira
Abreu e Lima
Frei Miguelinho
Tuparetama
Lagoa do Ouro
Recife
São José do Belmonte
Jataúba
Vicência
Afrânio
Ibirajuba
Quixaba
Jaboatão dos Guararapes
Camutanga
Floresta
Tacaimbó
Águas Belas
Condado
Jurema
Petrolândia
Xexéu
Cachoeirinha
Carnaubeira da Penha
Solidão
Chã Grande
Goiana
Iguaraci
Iati
Bonito
Itambé
Tamandaré
Bezerros
Maraial
Poção
Sanharó
Araçoiaba
Bodocó
Machados


Vestibular do IFPE registra menor índice de abstenção dos últimos sete anos

O gabarito preliminar será divulgado a partir das 15h no site da Comissão de Vestibulares e Concursos. Eventuais contestações às respostas deverão ser feitas presencialmente apenas nesta segunda (28), das 8h às 17h, no campus onde o candidato concorre à vaga. O gabarito definitivo será divulgado no dia 05 de dezembro.

Os candidatos às vagas dos cursos técnicos foram submetidos a uma prova objetiva, com 30 questões. Já quem concorre aos cursos superiores precisou fazer uma prova de múltipla escolha com 50 questões, além de uma redação que teve como tema “Cultura do estupro: existem caminhos possíveis para a superação dessa realidade?” A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de dezembro.

Neste ano, foram ofertadas 1.299 vagas para cursos técnicos na modalidade integrado e 2.060 na modalidade subsequente. Também foram disponibilizadas 1.243 vagas para cursos superiores. Entre os cursos técnicos, a maior concorrência foi para Segurança do Trabalho, oferecido no Campus Recife, com 21,48 candidatos por vaga. Entre os superiores, o mais procurado foi o de Engenharia Mecânica, ofertado pela primeira vez, com a razão de 36,57 candidatos por vaga.

Quem não se inscreveu no Vestibular, mas prestou o Enem, ainda poderá concorrer a outras 384 vagas de cursos superiores, todas elas referentes à segunda entrada de 2016, que serão preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br.


Estados e municípios devem mais de R$ 120 bilhões a bancos públicos

Mergulhados em uma crise financeira sem precedentes, Estados e municípios devem R$ 120,6 bilhões aos bancos públicos, segundo levantamento do jornal O Estado de S. Paulo. O passivo é resultado de uma política que, nos últimos anos, irrigou esses governos com recursos federais.

Até setembro, a exposição no Banco do Brasil chegou a R$ 38 bilhões, enquanto na Caixa a dívida era de R$ 33 bilhões. No BNDES, o valor atingiu R$ 49,6 bilhões da carteira em junho – o banco ainda não divulgou dados do terceiro trimestre.

Os maiores beneficiários foram os Estados, incluindo aqueles que já estavam em péssimas condições financeiras e apresentavam maior risco de calote. A injeção de recursos foi possível porque a União avalizou a maioria das operações, ou seja, deu garantia de que pagaria a dívida em caso de inadimplência.Normalmente, os bancos ficam mais restritivos quando clientes vivem situações financeiras desfavoráveis. Não foi o que ocorreu com os Estados – especialmente nos últimos meses. Enquanto a arrecadação caía, a carteira de crédito da Caixa para o setor público saltou 22,1% em 12 meses até setembro. O BNDES também foi mais generoso, e as operações subiram 11,8%.No caso do BB, a queda foi de 1,7% em um ano. O jornal apurou que, do total emprestado pela Caixa, 42,5% têm o aval da União. No BB, essa parcela é de 97%. O BNDES não informou o porcentual exato, mas disse que a maior parte dos créditos tem garantia do Tesouro Nacional.


Ângelo Ferreira começa articulação de curso universitário para Sertânia

reuniaoupeO deputado estadual e prefeito eleito de Sertânia, no Sertão do Moxotó, Ângelo Ferreira, se reuniu, nesta terça-feira (22), com o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Pedro Falcão, no Recife. O encontro, bastante proveitoso e animador, pode ser o início de uma grande parceria para alavancar a Educação, no município, e a realização do sonho dos sertanienses de contar com um curso universitário, instalado na cidade.

A iniciativa tem o apoio e o incentivo do governador, Paulo Câmara, que durante a campanha nestas eleições destacou a intenção de levar curso superior ao município. A reunião com o reitor tratou ainda da possibilidade de suporte da instituição para realizar outros cursos, na região, além dos universitários. “A parceria com a UPE, certamente, vai render bons frutos para os sertanienses. É um compromisso meu com o povo, está no meu plano de governo e vou lutar para realização”, comentou o deputado.

A instituição, historicamente, já realizou parceria com o município na formação de educadores e traz de volta a esperança dos sertanienses de contar com Educação Superior, na cidade. A chegada da Universidade já é uma realidade, em Sertânia, por meio da Educação à Distância (EAD). O vestibular, que aconteceu no último final de semana, ofereceu cinco cursos, que começarão já no ano letivo de 2017.


Sertânia será beneficiada com sistemas simplificados de abastecimento

sistema_agua

Foto meramente ilustrativa

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inícia, no próximo mês, a primeira obra, de uma série de dez, para implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SAA) que irão beneficiar 66 comunidades rurais do Sertão do estado, a partir da Transposição dos Eixos Norte e Leste do Rio São Francisco. Os empreendimentos são estratégicos para garantir a universalização e a sustentabilidade hídrica dessas localidades. O primeiro SAA que será construído é o de Conceição das Crioulas, no município de Salgueiro, e vai atender 5 mil pessoas.

De acordo com o diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM) da Compesa, Aldo Santos, a intenção foi acompanhar a evolução desses modelos e fazer várias interfaces com a gestão dos sistemas da companhia. “O evento trouxe para discussão diversas tendências sobre o modelo de gestão de água no mundo rural, e foi importante a Compesa participar desse momento, uma vez que buscamos promover um saneamento rural sustentável em nosso estado”, afirma o diretor.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 41 milhões para a implantação dos dez SAA’s em oito municípios do Sertão – Salgueiro, Cabrobó, Verdejante, Sertânia, Floresta, Petrolândia, Custódia e Betânia -, que irão beneficiar cerca de 20 mil moradores de 66 comunidades rurais da região. As obras serão executadas com recursos previstos no termo de compromisso celebrado entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, e o estado de Pernambuco, via Compesa. Para execução dos outros nove sistemas, a Compesa vai abrir licitação, a partir de 2017, mesmo ano que também já serão iniciadas as obras.


Ângelo busca recursos para reativar o Cine Emoir

angelo

Durante o programa “Debate Popular”, no rádio, no último sábado (19), Ângelo Ferreira, deputado estadual e prefeito eleito de Sertânia, destacou conversa que terá com o novo ministro da Cultura, o pernambucano Roberto Freire.

Ângelo vai buscar recursos na pasta para realizar ações que estão dentro do seu plano de governo, para esta área, como a recuperação e a construção do cineteatro municipal no antigo prédio do Cine Emoir, no centro da cidade.

Durante a gestão do PSB, no município, o prédio foi adquirido e, atualmente, está desativado. Um espaço histórico e importante para que a população tenha acesso à cultura.


Estado paga primeira parcela do 13º salário dia 30 de novembro

Governador Paulo Câmara anuncia pagamento do 13º dos servidores / Foto: Heudeus Régis/JC Imagem

Foto: Heudeus Régis/JC Imagem – Da Editoria de Política

O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou na tarde desta segunda-feira (21) que o Estado pagará a primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais no próximo dia 30 e que a segunda ficará para o dia 20 de dezembro, no limite estipulado pela legislação para quitação da gratificação.

Serão R$ 416 milhões em cada uma das parcelas do 13º. Paulo Câmara também confirmou que os salários do mês de novembro serão quitados no dia 5 de dezembro e que os salários de dezembro serão pagos no início de janeiro.

A folha salarial do Estado custa R$ 832 milhões por mês. Os recursos que chegaram aos cofres estaduais fruto do projeto de repatriação aprovado no Congresso, em torno de R$ 230 milhões, viabilizaram o pagamento do 13º, afirmou o governador, que tratou do tema durante um evento no Palácio do Campo das Princesas em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

As informações passadas por Paulo Câmara devem por fim à expectativa dos servidores depois que o secretário Milton Coelho (Administração) veio a público, por duas vezes nos últimos 30 dias, declarar que o Estado não tinha arrecadado recursos suficientes para honrar o 13º dos servidores.


Centrais de Penas Alternativas de Pernambuco retomam atendimento em Sertânia e outros 9 municípios

As Centrais de Penas Alternativas, CEAPAs, foram criadas pela Lei 12.775/2005, com a finalidade de fiscalizar e monitorar as penas e medidas alternativas aplicadas pelo poder judiciário. Em Pernambuco, dez unidades, distribuídas no Recife e interior do estado, estão retomando as atividades após contratação de novos profissionais via Seleção Simplificada realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em julho deste ano.

Ao todo, 25 profissionais entre advogados, psicólogos e assistentes sociais assumiram as funções no último mês de outubro nas centrais do Recife, Caruaru, Belo Jardim, Goiana, Petrolina, Garanhuns, Sertânia e Santa Cruz do Capibaribe, todos coordenados pela Gerência de Penas Alternativas, GEPAIS.

As centrais acompanham todo o processo de cumprimento da pena. Eles recebem os cumpridores, através do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), realizam análise do perfil psicossocial e em seguida os encaminham a órgãos ou instituições (escolas, creches, postos de saúde, entre outros) para o cumprimento da pena. Além da prestação de serviços à comunidade, a pena ainda pode ser  cumprida com a prestação pecuniária, que é a doação ou depósito judicial.

A modalidade de pena alternativa é aplicada quando a condenação não ultrapassa quatro anos, e em casos de crimes sem violência ou grave ameaça, denominados crimes de menor potencial ofensivo, como por exemplo os delitos de trânsito (dirigir sob o efeito de álcool e sem habilitação, dar a direção para pessoa não habilitada), que  estão entre os mais comuns.

As dez unidades da CEAPAS do estado encaminham mensalmente para o  cumprimento de penas alternativas uma média de 1.800 a 2.000 pessoas. Para a coordenadora geral da GEPAIS, Talita Alencar, a CEAPA atua na prevenção. “Ela atende pessoas que cometeram pequenos crimes e que se não forem trabalhadas, podem vir a reincidir e cometer uma violação mais grave” explica.


Sertânia na mira do MPPE por transição turbulenta

 

Prefeitura-de-sertania

MPPE apura indícios de desmonte da máquina ou interrupção de serviços

Dados divulgados em primeira mão ao Jornal Commercio  pelo MPPE, no âmbito da Operação Terra Arrasada, revelam que pelo menos 56 cidades do Estado enfrentam dificuldades na transição e alguns prefeitos eleitos devem arcar com a “herança maldita” dos antecessores.

Em Carpina, o prefeito Carlos do Moinho (PSB) perdeu as eleições e, em outubro, demitiu funcionários terceirizados, o que afetou os serviços essenciais. O lixo tem sido recolhido de forma irregular e se amontoa em bairros mais periféricos.

No município de Sertânia, no sertão do Moxotó, a situação se repete, o prefeito Guga Lins (PSBD), derrotado nas eleições de outubro, determinou a demissão de dezenas de cargos comissionados, as ruas estão esburacadas e com acúmulo de lixo devido a coleta irregular, pessoas perdem exames e consultas em decorrência de problemas no ônibus que faz o transporte dos pacientes para o Recife, entre outros problemas que afetam a população.

terra_arrasadaO procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, observa que, em muitas cidades, mesmo com a folha atrasada os prefeitos priorizam o pagamento dos fornecedores em detrimento à manutenção dos serviços básicos de saúde e educação. “São esses critérios que precisamos ficar alerta”, diz. Em algumas localidades, como Ribeirão, o promotor pediu bloqueio das contas.

” A recomendação é o primeiro aviso sério aos prefeitos para alertá-los. Se eles não disserem o que vão fazer para se adequar à situação, podem responder por atos de improbidade administrativa ou por uso de meios para se apoderar de dinheiro público”, explica o promotor de Justiça Maviael Souza, do Patrimônio Público. As punições contra os políticos que descumprirem as recomendações podem culminar na suspensão de direitos políticos, devolução de dinheiro, aplicação de multas ou indisponibilidade de bens.

VEJA LISTA DE CIDADES NA MIRA DO MPPE

Sertão: 20

Belém de São Francisco

Itacuruba

Inajá

Ouricuri

Santa Cruz

Santa Filomena

Salgueiro

São José do Egito

Solidão

Tabira

Tuparetama

Flores

Sertânia

Verdejante

Serrita

Cedro

Cabrobó

Floresta

Carnaubeira

Bodocó

Agreste: 17

Bom Jardim

Casinhas

Cumaru

Iati

Passira

Pesqueira

Surubim

Vertente do Lério

Itaíba

Sanharó

Belo Jardim

Feira Nova

Poção

Tupanatinga

Buíque

Gravatá

Barra de Guabiraba

Zona da Mata: 15

Goiana

Limoeiro

Vitória de Santo Antão

Timbaúba

Glória do Goitá

Chã de Alegria

Itambé

Itaquitinga

Condado

Palmares

Primavera

Macaparana

Ferreiros

Água Preta

Carpina

Grande Recife: 4

Olinda

Ilha de Itamaracá

Camaragibe

São Lourenço da Mata