Ministério Público promove encontro com candidatos a prefeito de Sertânia

MP_PE

A pedido do Ministério Público de Sertânia, através do promotor Júlio César Cavalcanti Elihimas, a Rádio Sertânia FM e os blogs locais foram convidados para a cobertura de uma reunião com os candidatos a prefeito do município Sertânia.

O evento será realizado nesta segunda-feira (26), a partir das 13h no auditório da Câmara de Vereadores. Cada candidato terá o direito de ser acompanhado por até dez correligionários.

Como tem feito o MP, eles irão assumir propostas sugeridas pelo Ministério Público em diversas áreas, como Saúde, Cultura, Educação, entre outros.

Na oportunidade os candidatos farão explanações de dez minutos, cada, com ideias e propostas para seus governos.

Além dos representantes as coligações a reunião contará com a presença de representantes de importantes instancias da sociedade, que acompanharão de perto as propostas e compromissos assumidos pelos candidatos Guga Lins, Ângelo Ferreira e Júlio César Leite.

Para o promotor da comarca de Sertânia, Dr. Júlio César, este evento é de suma importância, principalmente para evidenciar propostas construtivas e de compromisso com a sociedade. O Promotor destaca ainda que “o evento é uma oitiva da sociedade e não um debate”.

A iniciativa é inédita e está acontecendo em todo o interior de Pernambuco e incentivada pelo Ministério Público em parceria e apoio da imprensa e justiça do Estado.


João Campos mostra seu apoio a Ângelo Ferreira em Sertânia

jcampos2

Candidato do PSB reuniu multidão em bate-papo com a presença do filho do ex-governador Eduardo Campos

Na noite desta sexta-feira (23), o candidato a prefeito de Sertânia pelo PSB, Ângelo Ferreira, recebeu em seu palanque o chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos. João, em seu discurso, apoiou a candidatura de Ângelo e ressaltou tudo o que tem observado na caminhada dessas eleições. “Tenho viajado por todas as regiões do nosso Estado, pelo Moxotó, pelo Pajeú, toda essa redondeza. Sempre pergunto como estão os municípios. Quando falo sobre Sertânia, sempre me dizem que vai ser uma vitória muito bonita de Ângelo. Vim aqui hoje e vi pela quantidade de pessoas que esse relato é verdade”, afirmou.

foto_palco1

João continuou sua fala, contando as impressões sobre o evento e seu candidato do PSB. “Colocar essa quantidade de gente na rua só quem tem muito serviço prestado por essa terra e quem tem gratidão por essa cidade. E, nessa reta final das eleições, vocês precisam refletir sobre o poder do voto. Sertânia precisa de mudança! Quem está na prefeitura hoje coloca a culpa dos problemas na crise, porque tem medo de enfrentá-la com trabalho”, contou.

O filho de Eduardo Campos, que acompanhou o trabalho de Ângelo também na Assembleia Legislativa, falou ainda sobre a importante trajetória política e a experiência dele. “Tive o privilégio de ver Ângelo como secretário de Agricultura do meu pai, também como militante histórico do nosso partido e sei que, hoje, não tem uma pessoa mais qualificada, mais preparada para ser prefeito de Sertânia do que Ângelo Ferreira. Vejo um sentimento muito forte: o povo está com saudade do tempo em que ele era prefeito e que cuidava bem da cidade”, pontuou. E completou, ainda: “nessa reta final, como diria meu pai, é todo dia pegado no serviço, vamos colocar o quarenta nos quatro cantos dessa cidade”, finalizou.

O deputado estadual recebeu ainda apoio dos deputados: federal Gonzaga Patriota e estadual Diogo Moraes. Nesta sábado, cumpre agenda de campanha e finaliza o dia com grande bate-papo em Rio da Barra, local que recebeu investimento: uma estrada asfaltada que liga ao centro da cidade, conquista de Ângelo junto ao Governo Estadual.

jcampos3


MP do Ensino Médio é publicada em edição extra do Diário Oficial

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, a pasta investirá R$ 1,5 bilhão para ofertar o ensino integral a 500 mil jovens até 2018 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem
ABr
Após de ter anunciado nessa quinta-feira (22) a medida provisória (MP) que reestrutura e flexibiliza o ensino médio no país – e depois de ter dito que sua publicação só sairia na semana que vem – o governo federal acaba de publicá-la em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (23). Sobre a polêmica de acabar com a obrigatoriedade das disciplinas de sociologia e filosofia, a questão será decidida pela Base Nacional Comum Curricular, que ainda está sendo definida. Já o ensino de arte e de educação física continuam obrigatórios.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que, desde o ano passado, está sendo definido, com o objetivo de nortear e definir o conteúdo que os alunos deverão aprender a cada etapa de ensino. A Base específica para o ensino médio começará a ser discutida no próximo mês, de acordo com o Ministério da Educação (MEC) e deverá ser finalizada até meados do ano que vem.

Ao publicar nesta sexta-feira (23) a MP 746/2016, o governo torna obrigatória para os três anos do ensino médio apenas o ensino de português e matemática. Inglês também torna-se obrigatório, mas não necessariamente para os três anos.

Os demais conteúdos serão definidos pela Base. A fim de possibilitar que isso seja feito, o governo exclui a obrigatoriedade do ensino de arte, filosofia, sociologia e educação física no ensino médio.

As mudanças só virão provavelmente a partir de 2018 – de acordo com o texto da MP, no segundo ano letivo subsequente à data de publicação da Base Curricular, mas podendo ser antecipado para o primeiro ano, desde que com antecedência mínima de 180 dias entre a publicação da Base e o início do ano letivo. Ou seja, nada muda nos atuais currículos.

De acordo com a MP, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional Curricular. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas – modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e formação técnica e profissional.

As mudanças pretendem favorecer também a aplicação dos conhecimentos em diversas áreas – inclusive no dia a dia dos alunos e na realidade do Brasil e do mundo. Pelo Plano Nacional de Educação (PNE), até 2024, 50% dos matriculados cumprirão jornada escolar em tempo integral de, no mínimo, sete horas por dia, somando 4,2 mil horas em todo o ensino médio.

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, a pasta investirá R$ 1,5 bilhão para ofertar o ensino integral a 500 mil jovens até 2018. O tempo integral passará a ser fomentado a partir do ano que vem. “O tempo integral retira os jovens da vulnerabilidade nas grandes e médias cidades do Brasil e garante uma educação de qualidade”, diz Mendonça Filho.


DER recupera PE sertaneja

thumbnail_pe-555-2

 

Mais uma rodovia sertaneja está recebendo serviços de conservação, segundo nota ao blog. A PE-555, que liga os municípios de Parnamirim e Lagoa Grande,  recebe benfeitorias ao longo dos seus 128 quilômetros de extensão.

A ação, que é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, visa melhorar as condições de trafegabilidade e reforçar a segurança dos usuários.

A primeira etapa dos trabalhos, já concluída, contemplou o trecho de 72,8 quilômetros, ligando o distrito de Urimamã ao centro urbano de Lagoa Grande. Atualmente, a iniciativa acontece nos 55,3 quilômetros mais danificados da via, situados entre Parnamirim e Urimamã. A ação contempla capinação, roço, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos, além de uma operação tapa-buracos.

A PE-555 é uma das mais importantes vias de ligação entre as regiões do São Francisco e Central, do Sertão Pernambucano, pois, além de receber trafego pesado, é muito utilizada para quem segue com destino a Petrolina e Juazeiro-BA.


Sertânia: Ângelo 54%; Guga 37% e Júlio, 4,7%

 pesquisa2

O ex-prefeito socialista Ângelo Ferreira continua na frente do atual prefeito Guga Lins  e do candidato Júlio Leite nas intenções de voto rumo a Prefeitura de Sertânia, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla entre 10 e 11 deste mês.

estimulada

De acordo com levantamento estimulado, em que são oferecidas as opções de voto para o entrevistado, ele tem 54% das intenções de voto contra 37% do atual prefeito e 4,7% de Júlio César Leite. Neste cenário estimulado, 4,3% não sabem ou não opinaram.

Comparando com a última pesquisa, Ângelo oscilou negativamente dois pontos. Guga cresceu 3,7% e Júlio, 0,7%. Com base na última pesquisa estimulada, veja a evolução dos candidatos:

evolucao

Piso e teto da estimulada: Com base no piso e teto de cada candidato, Ângelo tem entre48,3% e 59,7% das intenções de voto. Guga Lins tem entre 31,3% e 42,7% Já Júlio Leite tem entre 0% e 10,4%.

espontanea

Na pesquisa espontânea, em que o eleitor livremente se manifesta, 50% disseram votar no candidato socialista, contra 36,7% que optaram pelo prefeito e candidato a reeleição Guga e 1% que disseram votar em Júlio César Leite. Neste levantamento, 12,3% não sabem ou não opinaram.

Avaliação da gestão Guga Lins:  gestão contra 53% que desaprovam a gestão. quando é chamada a classificar  a gestão, 14% a classificam como ótima, 20,3% boa, 21% regular, 10,3% ruim, 32,7% péssima e 1,7% não sabe ou não opinou.

guga-aprova-desaprova

guga-aprova-desaprova-2

A pesquisa foi registrada sob o número PE-08857/2016. O período de realização da coleta aconteceu entre 10 e 11 de setembro, com 300 entrevistados. A margem de erro é de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foram 300 entrevistas.

Bairros pesquisados: Centro, Ferro Novo, Ferro Velho, Alto do Céu, Laje dos Pires, Vila da COHAB, COHAB 2, Nova Sertânia, Alto da Conceição, Jardim Cocane, Alto do Rio Branco, Alto do Cemitério, Pedra Grande, Mário Melo, Mário Melo Nova, Marcelo Mota, Odilon Pierre, Cerâmica e Nossa Senhora da Conceição.

Localidades rurais: São Francisco, Cipó, Barra, Pernambuquinho, Fazenda Penha, Fazenda Cachoeira/ IPA, Lambedor/ Estrada para Pernambuquinho, Amarra Canela, Cacimba do Mato, Jibóia, Cerecé, Cerecé de Cima, Estrada de Sertânia para Sítio São Bento, São José, Malhadinha, Barreiro, Bom Nome, Açude Barra, Pitomba, Carnaúba, Caldeirão, Laje da Onça, Cabaceira / Cacimba de Baixo, Imbé, Caianas, Campos, Barro Branco, Chácara Pau Darco/ Lagoa do Peixe, Caroá, Riacho do Caroá, Riacho Verde, Caboclo, Distrito Albuquerque Né, Caatinga, Brejinho, Umburanas, Fazenda Conceição, Fazenda Santa Rita, Pantaleão, Baixa dos Cavalos, Riacho dos Porcos, Severo, Serrote Branco, Jacu, Estrada para Jacu, Cachoeira dos Cadetes, Baixa Grande, Lambedor, Distrito Algodões, Cacimba Velha, Tiú, Distrito Cruzeiro do Nordeste, Umburanas, Serrinha, Piutá, Distrito Henrique Dias, Estrada do Tigre para os Brabos, Estrada para Poço de Cazuza/ Maniçoba,  Cacimba Nova, Pinheiro, Pinheiro de Cima, Distrito Rio da Barra, Piões, Empoeirinha, Xique – Xique, Brabo Novo, Maxixe, Ameixa, Tapagem, Pitombeira, Estrada para escola Pé de Serrote/ Caroá de Baixo, Caroá de Cima, Caroá de Baixo, Estrada para escola Pé de Serrote/ Riacho do Caroá, Cachoeira, Estrada para Cachoeira, Mansinha, Povoado Caroalina, Feliciano, Viana, Frade, Salgadinho, Salgado, Valdemar Siqueira, São Gonçalo, Barro Vermelho, Baraúnas, Favela, Jatobá, Dois Serrotes, Caldeirão dos Bois, Estrada para Quixaba, Estrada para Quixaba / Jardim e Povoado Várzea Velha.


Mandado de Segurança: Múltipla ganha direito de divulgar pesquisa de Sertânia

 mandatoseguranca

O Diretor do Múltipla, Ronald Falabella, acaba de confirmar que através de Mandado de Segurança expedido pelo TRE, ganhou direito de divulgar através do Blog a pesquisa com intenção de voto para a Prefeitura de Sertânia, registro 08857/2016, feita dias 10 e 11 deste.

No município, disputam a preferência do eleitorado o atual prefeito Guga Lins, o candidato da oposição e ex-prefeito Ângelo Ferreira e o nome da terceira via   Júlio César.

O Instituto libera o resultado às 13h, segundo Falabella ao blog. O juiz Draulternani Melo Pantaleão havia acatado representação da Coligação Sertânia no Rumo Certo e deferiu liminar que determinava a suspensão de divulgação da pesquisa .


MEC esclarece que não haverá corte de nenhuma disciplina

Não haverá corte de nenhuma disciplina na proposta que o presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram na tarde desta quinta-feira para o Novo Ensino Médio, a maior mudança na educação nos últimos 20 anos, desde a Lei de Diretrizes e Base da Educação. A carga horária continuará sendo de 2.400 horas, sendo o limite máximo de 1.200 horas para a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). As demais 1.200 horas serão voltadas para o currículo flexível.

“Não está decretado o fim de nenhum conteúdo, de nenhuma disciplina. Do que a Base Nacional definir, todas elas serão obrigatórias na parte da Base Nacional Comum: artes, educação física, português, matemática, física, química. A Base Nacional Comum será obrigatória a todos. A diferença é que quando você faz as ênfases, você pode colocar somente os alunos que tenham interesse em seguir naquela área. Vamos inclusive privilegiar professores e alunos com a opção do aprofundamento”, explicou o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Soares, também presente ao evento.

O Novo Ensino Médio trata da oferta de uma alternativa de formação média de nível técnico e profissional. Nessa proposta, essa formação deverá ocorrer dentro do programa escolar regular, que hoje só é possível nas escolas de tempo integral. Com isso, será possível que os jovens continuem desenvolvendo as competências gerais que fazem parte da base comum e possam se dedicar a atividades de cunho mais prático e aplicado, desenvolvendo competências específicas em áreas profissionais, capacitando-os para o trabalho qualificado, sem impedir que eles possam continuar estudando em nível superior, em cursos tecnológicos e superiores, em uma etapa seguinte.

O requisito básico mais importante, além da parte comum da Base Nacional Curricular, é a exigência de um componente prático, na forma de atividades supervisionadas realizadas no setor produtivo ou em ambientes de simulação.


Obra do Eixo Norte da Transposição do São Francisco será reativada

Os lotes do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco que foram paralisados por problemas orçamentários na construtora Mendes Júnior, investigada pela Operação Lava Jato, terão as obras retomadas ainda neste ano. No Recife, o ministro da Integração, Helder Barbalho, informou que está na fase final do levantamento dos itens que precisam ser concluídos no trecho em questão. Quando concluir este trabalho, o ministro pretende lançar o edital de licitação para a conclusão da obra em até 30 dias. Ele ainda prometeu licitar a recuperação da Barragem de Jucazinho.

“Esperamos que o edital da Transposição transcorra em sua normalidade para que as obras sejam retomadas o quanto antes e que, em 2017, possamos concluir o Eixo Norte”, disse Barbalho, explicando que o levantamento é necessário para avaliar o que não foi cumprido no plano licitado inicialmente. “O resíduo desse contrato vai compor a nova licitação”, completou o ministro, que anunciou a realização do novo edital na semana passada, depois que a Mendes Júnior disse não ter mais condições de dar prosseguimento à obra. Orçados em R$ 1,2 bilhão, os processos que estavam nas mãos da empreiteira previam a construção das estruturas de engenharia da Meta 1N do Eixo Norte, que compreende a captação de água do Rio São Francisco, em Cabrobó, Sertão de Pernambuco, até o início do reservatório Jati, no Ceará.

Sobre o Eixo Leste, Barbalho garantiu que o cronograma está sendo respeitado. Por isso, espera que o eixo comece a operar em 2016. No Recife para participar de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, o ministro dis­se que a recuperação da Barragem de Jucazinho também será licitada nos próximos dias. “Estamos concluindo o processo de verificação de preços e avaliando a necessidade de processos emergenciais para lançar o edital”, informou. A fim de garantir a segurança hídrica, ele prometeu reforçar as obras da Adutora do Agreste, construir adutoras de engate rápido e ampliar carros-pipa.


Moro revoga a prisão temporária do ex-ministro Guido Mantega

mantega

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, revogou a prisão do ex-ministro Guido Mantega nesta quinta-feira (22). Mantega foi preso temporariamente na 34ª fase da operação, que investiga contratos da Petrobras para construção duas plataformas e repasse financeiro em benefício do Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo a Polícia Federal (PF) em São Paulo, Mantega foi solto por volta das 14h.

Moro afirmou que a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e ele mesmo não tinham conhecimento do estado de saúde da esposa do Mantega. O ex-ministro estava com a esposa no hospital Albert Einstein no momento da prisão.

A Polícia Federal afirmou que, nas proximidades do hospital, agentes ligaram para Mantega, que se apresentou espontaneamente na portaria. “De forma discreta e em viatura não ostensiva, o investigado acompanhou a equipe até o apartamento e, já tendo feito contato com seu advogado, foi então iniciado o procedimento de busca”, diz trecho de nota oficial emitida pela Polícia Federal. (Veja a íntegra no fim da reportagem)

Sergio Moro citou que foi informado que o ato foi praticado com discrição, sem ingresso no hospital. Para decidir pela liberação do ex-ministro, ele argumentou que as buscas começaram e que Mantega, uma vez solto, não deve oferecer riscos ou interferir na colheita das provas.

“Procedo de ofício, pela urgência, mas ciente de essa provavelmente seria também a posição do MPF e da autoridade policial. Assim, revogo a prisão temporária decretada contra Guido Mantega, sem prejuízo das demais medidas e a avaliação de medidas futuras”, declarou o juiz.

Durante entrevista coletiva, na qual a força-tarefa detalhou a 34ª fase da Lava Jato, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima afirmou a prisão do ex-ministro teve como base “o fundamento foi a ordem pública”.

“Estamos falando de valores bilionários desviados dos cofres públicos”, disse. Ele afirmou que foi pedida a prisão preventiva do ex-ministro, mas o juiz recusou e deferiu prisão temporária. Carlos Fernando classificou de “coincidência infeliz” o fato de a prisão ter acontecido no momento em que Mantega acompanhava a mulher no hospital.

Do G1


Ex-ministro Guido Mantega é preso na 34ª fase da Operação Lava Jato

Mantega é alvo da nova fase da Operação Lava Jato / Foto: ABr

Mantega é alvo da nova fase da Operação Lava Jato
Foto: ABr

JC Online

O ex-ministro Guido Mantega foi alvo de prisão temporária na nova fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta quinta-feira, 22, chamada Arquivo X. Mantega estava no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde sua mulher recebe tratamento médico.

A PF cumpre mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal nesta que é a 34ª fase da operação. Em São Paulo, há sete mandados de busca e apreensão, sendo um em Sorocaba, e dois de prisão.

As equipes policiais cumprem 49 ordens judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão temporária e oito mandados de condução coercitiva. Aproximadamente 180 policiais federais e 30 auditores fiscais cumprem as determinações judiciais.

Nesta fase da operação policial são investigados fatos relacionados à contratação pela Petrobras de empresas para a construção de duas plataformas (P-67 e P70) para a exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas FSPO´s (Floating Storage Offloanding).

Utilizando-se de expedientes já revelados pela Lava Jato, fraude do processo licitatório, corrupção de agentes públicos e repasses de recursos a agentes e partidos políticos responsáveis pelas indicações de cargos importantes da estatal, empresas se associaram na forma de consórcio para obter os contratos de construção das duas plataformas.

Durante as investigações, verificou-se ainda que, no ano de 2012, um ex-ministro da Fazenda teria atuado diretamente junto ao comando de uma das empresas para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha de partido político da situação.

Esses valores teriam como destino pessoas já investigadas na operação e que atuavam no marketing e propaganda de campanhas políticas do mesmo partido.

São apuradas as práticas, dentre outros crimes, de corrupção, fraude em licitações, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

O nome “Arquivo X” dado à investigação policial é uma referência a um dos grupos empresarias investigados e que tem como marca a colocação e repetição do “X” nos nomes das pessoas jurídicas integrantes do seu conglomerado empresarial.

Nos casos dos investigados para os quais foram expedidos mandados de condução coercitiva, estes estão sendo levados às sedes da Polícia Federal nas respectivas cidades onde foram localizados a fim de prestarem os esclarecimentos necessários. Os investigados serão liberados após serem ouvidos no interesse da apuração em curso.

Quanto aos investigados com prisão cautelar decretada, tão logo sejam localizados eles serão trazidos à sede da Polícia Federal em Curitiba onde permanecerão à disposição das autoridades responsáveis pela investigação.

ARQUIVO X

O nome ‘Arquivo X’ dado à investigação policial é uma referência a um dos grupos empresarias investigados e que tem como marca a colocação e repetição do “X” nos nomes das pessoas jurídicas integrantes do seu conglomerado empresarial.


Carreta roubada é recuperada no Agreste com carga avaliada em R$ 400 mil

Um caminhão roubado que transportava produtos de higiene pessoal foi apreendido na noite da terça-feira (20) na BR-423, nas proximidades da cidade de Garanhuns no Agreste do Estado. O condutor do veículo elegou que teria sido abordado em Paulo Afonso, na Bahia, por homens armados que o obrigaram a transportar a carga, avaliada no valor de 400 mil reais.

As investigações começaram após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) receber uma denúncia de que um veículo teria saído do sistema de rastreamento na Bahia e teria passado pelo município de Águas Belas e estava em direção a Garanhuns.

Após realizar uma ronda na região, a PRF conseguiu capturar a carreta e apreendeu o motorista. Ele contou sua versão e foi encaminhado para a Delegacia Regional de Garanhuns e após ser interrogado foi liberado. O veículo foi levado para sede da PRF em Garanhuns e está à disposição da polícia.


Ângelo Ferreira tem direito de resposta em guia de Guga Lins

angelo

Justiça concede duas inserções ao candidato do PSB em programas de rádio do atual prefeito de Sertânia

Após diversos ataques pessoais ao candidato Ângelo Ferreira e às pessoas ligadas ao grupo político do PSB, a Justiça Eleitoral condenou o prefeito de Sertânia e candidato à reeleição, Guga Lins, a conceder duas inserções no seu programa de rádio à Frente Popular, que apoia o deputado estadual. Serão duas entradas de um minuto e 46 segundos no guia eleitoral adversário. A decisão é do juiz Draulternani Melo Pantaleão, que aprovou o direito de resposta na última segunda-feira (19) .

A representação está baseada na legislação eleitoral, na Lei Federal nº 9.
504/97, em seu artigo 58, que diz a partir da escolha de candidatos em Convenções, é assegurado o direito de resposta a candidato, partido ou coligação atingidos, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem, ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social (artigo 3º, da Resolução nº 23.462/2015).

“A novela, veiculada pelo programa de rádio da Coligação do prefeito, tinha o único interesse em atingir a honra e a imagem do candidato Ângelo Ferreira”, atestou documento do processo.  As inserções de direito de resposta acontecem já nesta semana nos dias 21 e 22 deste mês, na rádio Sertânia FM (100,1), nos horários das 7h da manhã e ao meio-dia.


Polo Automotivo da Jeep em Goiana abre 500 oportunidades de emprego

Foto: Clélio Tomaz/Exclusiva!BR

O Polo Automotivo da Jeep, localizado em  Goiana, Zona da Mata Norte, está com 500 oportunidades de trabalho abertas em sua fábrica e nas 16 empresas parceiras do Parque de Fornecedores Integrado. Grande parte das chances está concentrada nos setores de produção e logística. São requeridos profissionais com ensino fundamental e ensino médio completo ou incompleto. O grande volume de contratações se deve ao lançamento do terceiro modelo automotivo da Jeep, que deve acontecer nos próximos dias.

Para suportar o aumento no volume de produção, novas oportunidades profissionais serão criadas até o final do ano. Das 500  vagas de emprego, 100 são imediatas e outras 400 contratações devem ocorrer até o final do ano.

Os interessados devem cadastrar seus currículos no site www.vagas.com.br/fcajeep. Na Zona da Mata Norte, os candidatos podem procurar presencialmente o Grupo Selpe (Rua Direita, nº 83, Goiana Centro). Na Região Metropolitana do Recife, o parceiro da Jeep no processo de recrutamento é o GI Group, este localizado na Rua Gervásio Pires, nº 234, Boa Vista, Recife.


Comerciantes e feirantes reclamam de falta de coleta

lixo
A reclamação é generalizada na Rua 6 de março, a rua da feira livre, em Sertânia, comerciantes e feirantes que trabalham na localidade denunciam que a coleta de lixo não é realizada pela prefeitura.

A situação prejudica não quem trabalha, mas também transita naquela área comercial seja pra realizar alguma compra ou apenas como via de acesso.

O serviço de coleta já foi alvo de denuncias em outras ocasiões, mas em vez de o problema ser resolvido a situação só se agrava.


Encontro do MP esta manhã reúne candidatos de Tabira, Solidão e Ingazeira

reuniao-prefeitos-sugestao-04-blog-finfa-600x337-1Começa hoje por Tabira a série de encontros promovida pelo Ministério Público com candidatos a prefeito da área da 3ª Circunscrição. O evento entrega aos candidatos a prefeito documentos com propostas temáticas em áreas como Saúde, Educação, Assistência Social, Resíduos Sólidos e Meio Ambiente, fruto de intenso debate com vários segmentos organizados da sociedade do Pajeú.

Hoje o encontro reúne candidatos às Prefeituras de Tabira, Solidão e Ingazeira, Será às 8h da manhã no Auditório da Secretaria de Educação. Recebem o documento Nicinha de Dinca, Sebastião Dias e Zé de Bira (Tabira), Genivaldo Soares e Djalma da Padaria (Solidão), Lino Morais e Mário Viana (Ingazeira). Haverá transmissão da Cidade FM.

Na quarta, dia 21, os candidatos à Prefeitura de Sertânia recebem o documento. Quinta, dia 22, candidatos a prefeituras do Alto Pajeú se reúne no Centro de Inclusão Digital às 8h. Estarão reunidos, além de candidatos de São José do Egito, prefeituráveis de Brejinho, Itapetim, Santa Terezinha e Tuparetama.

A série de encontros termina sexta, dia 23, às 14h, no Cine São José, para candidatos de Afogados, Iguaracy, Carnaíba e Quixaba.

“Vamos colocar estas propostas fruto de ampla discussão no debate eleitoral. entregando um conjunto de propostas debatidas de forma ampla e intensa. Nada absurdo, não factível. Não se pode exigir o que alguém não pode dar”, disse o coordenador Lúcio Luiz de Almeida Neto.

Os candidatos terão direito a um número imitado de assessores e não será permitida militância. Emissoras de rádio nas cidades da região estão sendo convocadas para transmitir os encontros. “Os cidadãos poderão acompanhar pelas emissoras, sem necessidade de comparecerem, já que é um ato sem conotação político-partidário e sim de compromissos com políticas públicas para a região”, disse o Dr Lúcio Luiz de Almeida Neto.

Haverá uma apresentação do documento por representantes do MP e sociedade organizada e, em seguida, cada candidato terá tempo para firmar compromissos com as propostas apresentadas no documento.

NIll Jr.