Paulo Câmara lidera em mais uma pesquisa do Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Pernambuco:

Veja números do Ibope
Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 35%

Zé Gomes (PSOL): 0%

Jair Pedro (PSTU): 0%

Miguel Anacleto (PCB): 0%

Pantaleão (PCO): 0%

Brancos e nulos: 10%

Não souberam responder: 15%

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 16 de setembro, Paulo Câmara aparecia com 38% e Armando Monteiro, com 32%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quarta do Ibope após o registro das candidaturas.

Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. Os resultados são os seguintes:
Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 36%
Brancos e nulos: 10%
Não souberam responder: 15%

Realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 82 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00752/2014.

Rejeição
O Ibope também pesquisou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Confira abaixo:

Pantaleão (PCO): 26%
Zé Gomes (PSOL): 24%
Jair Pedro (PSTU): 22%
Miguel Anacleto (PCB): 20%
Armando Monteiro (PTB): 19%
Paulo Câmara (PSB): 14%
Poderia votar em todos: 12%
Não sabe ou não respondeu: 26%

SENADO

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (23) aponta que o candidato João Paulo (PT) tem 34% das intenções de voto para o Senado. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 28%. Simone Fontana (PSTU) tem 2%. Já Albanise Pires (PSOL) e Oxis (PCB) aparecem com 1% cada.

Os que não souberam responder somam 21% e aqueles que declaram voto branco ou nulo são 14%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado em 16 de setembro, João Paulo aparecia com 32% e Fernando Bezerra Coelho, com 27%. Encomendada pela TV Globo, a pesquisa é a quarta pesquisa do Ibope após o registro das candidaturas.

Veja os números do Ibope:
João Paulo (PT) – 34% das intenções de voto
Fernando Bezerra Coelho (PSB) – 28%
Simone Fontana (PSTU) – 2%
Albanise Pires (PSOL) – 1%
Oxis (PCB) – 1%
Brancos e nulos – 14%
Não sabe ou não respondeu – 21%

Realizada entre os dias 20 e 22 de setembro, a pesquisa contou com 2.002 entrevistas em 82 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PE-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00752/2014.


Sertânia recebe Semana de Segurança Celpe

Para conscientizar a população sobre os riscos de acidentes com energia elétrica e alertar para situações de perigo dentro e fora das residências, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), com o apoio da Prefeitura de Sertânia, promove a Semana de Segurança com Energia Elétrica.

No evento, dias 30 de setembro e primeiro de outubro, das 9h às 16h, na Praça de Eventos Olavo Siqueira, haverá palestras educativas, doação de lâmpadas eficientes e inscrição para troca de 240 geladeiras. Os contemplados receberão as geladeiras no dia 2 de outubro no mesmo local do evento.

Os clientes da Celpe que assistirem às palestras de conscientização, ministradas por especialistas sobre o uso seguro da energia irão receber, gratuitamente, lâmpadas fluorescentes compactas e a possibilidade de inscrição no Programa Nova Geladeira. Durante o evento, também será possível fazer cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica que concede descontos de até 65% na conta de energia de famílias de baixa renda.

Para ter direito à doação de duas lâmpadas por cliente, além de assistir à palestra, será preciso apresentar a conta de energia com vencimento no mês de setembro paga sem débitos anteriores. Uma Agência Móvel da Celpe também estará no local promovendo atualização cadastral, negociações de débitos, solicitação de ligação nova ou externalização de medidor.

Para se cadastrar na Tarifa Social, o cliente deve apresentar a conta de energia e o Número de Inscrição Social (NIS) ou NB (numeração que consta no cartão bolsa família), além de CPF e RG do titular do NIS.

Para ter direito à pré-inscrição no Projeto Nova Geladeira, do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel, que realiza a substituição do equipamento antigo por um novo, com Selo Procel de economia, o cliente deverá morar na cidade, estar inscrito na Tarifa Social, apresentar paga a fatura com vencimento em setembro e ter consumo médio de 80 kW/h por mês. A Celpe lembra que é preciso ter uma geladeira velha e funcionando para efetuar a troca. Para ser beneficiado, o cliente não pode ter participado de outro programa de doação ou venda de geladeiras promovido pela Celpe.


Primavera chega trazendo mais calor e menos chuva para Pernambuco

Esta terça-feira (23) será marcada pelo término do inverno e início da primavera. Conhecida como a estação das flores, a primavera determina o fim da época chuvosa e início do calor, que se estende até o fim do verão. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), serão notadas, desde já, algumas mudanças na quantidade de chuvas, na temperatura, entre outros fatores.

Segundo o meteorologista Rony Guedes, será perceptível uma mudança no clima em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). “Basicamente, o padrão da Primavera começa a ocorrer a partir de agora no Recife. Ainda no início de setembro tivemos muita chuva, mas, nesta semana, já não chove tanto como no inverno”, explicou.

De acordo com Guedes, historicamente, nos três meses de primavera, chove cerca de 180mm no litoral do Estado. No período de junho a setembro, o índice pluviométrico chega a 725mm. “Para se ter uma ideia, não chove na primavera nem a metade da chuva de apenas um mês de inverno. Isso é mais grave para a região do Agreste e do Sertão”.

O meteorologista afirma ainda que a temperatura tende a aumentar até o fim do ano. “Até o final do mês, ela deve chegar a 32 graus. Então, devemos começar a sentir o ar mais seco, pouca quantidade de nuvens e temperatura máxima sempre à tarde, por volta das 14h, chegando a 31 graus”. Em relação à noite, Guedes assegurou que a temperatura também deve esquentar um pouco. “À noite, não iremos sentir tanto frio como no inverno. Antes, tínhamos temperaturas de 19 e 20 graus. Agora, a média vai ficar em 22 graus”, completou.


Renata: Eduardo sempre foi bom de quadros

<p

A viúva de Eduardo Campos, Renata Campos, foi a personagem principal da propaganda eleitoral da Frente Popular nesta segunda-feira (22). A ex-primeira dama do Estado lembrou, emocionada, do líder do PSB e pediu votos para o candidato Paulo Câmara. Ela ainda exaltou a escolha do postulante socialista pelo ex-governador e elogiou a gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

“Ele viu em Paulo que nesse momento de Pernambuco era o mais preparado. Era o que tinha capacidade de juntar mais. Era o que conhecia bem a máquina para que pudesse avançar mais em tudo que foi feito esses anos. Isso tudo acontecia porque a gente tinha um líder, aconteceu na prefeitura porque Geraldo é um líder, e tenho certeza que vai acontecer no governo do Estado porque Paulo é um líder. Ele tem essa capacidade de juntar a equipe. Ele foi uma pessoa que ajudou muito na formação do Estado pelo governo de Eduardo”, relatou Renata.

A ex-primeira dama também disse que Eduardo ainda vai “ficar vivo” na memória dos pernambucanos por conta das mudanças que ele fez quando administrou o Estado. “A gente sente a presença de Eduardo em todo o Estado. E isso é muito forte, e essa bandeira dele a gente vai segurar e levar adiante”, disse.

“A gente precisa estar inteiro. A fé e a união que a gente tem é a fortaleza da gente. Sinto a presença dele muito forte, como se ele dissesse:  “Fique inteira. Você vai dar conta”. Tudo que a gente construiu não foi uma coisa de ontem para hoje”, lembrou.


CNT/MDA: Dilma tem 36%; Marina, 27,4%; e Aécio 17,6%

Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira mostra que a presidente Dilma Rousseff ampliou a vantagem que tinha em relação à Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. Dilma oscilou de 38,1% para 36% das intenções de voto, mas Marina caiu de 33,5% para 27,4% na comparação para a sondagem divulgada do dia 9 de setembro. O candidato do PSDB, Aécio Neves, subiu de 14,7% para 17,6%.

No principal cenário de disputa para segundo turno, Dilma tem 42% contra 41% de Marina, empatadas tecnicamente. No levantamento anterior, Marina e Dilma também estavam tecnicamente empatadas, a candidata do PSB tinha 45,5% contra 42 7% da petista. Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidente se reelegeria com 45,5% contra 36,5% do tucano. Na última pesquisa, Dilma tinha 47,5% e o tucano, 33,7%.

Segundo a CNT, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas das cinco regiões do País, nos dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00753/2014.

Avaliação
Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira mostra que a avaliação positiva do governo Dilma Rousseff oscilou de 37,5% para 37,4%. A sondagem aponta que a avaliação negativa oscilou de 23% para 25,1%. O porcentual dos que avaliaram o governo Dilma como regular oscilou de 39% para 36,8%.


Fernando empata com João Paulo

A eleição para a única vaga do Senado que será disputada nesta eleição em Pernambuco será decidida na reta final. Hoje o quadro é de empate técnico entre os principais concorrentes, o ex-prefeito do Recife e candidato do PT, João Paulo, e o ex-ministro e candidato do PSB Fernando Bezerra Coelho. Segundo a nova pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diario de Pernambuco, tanto João Paulo quanto Fernando Bezerra têm hoje 33% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Os resultados, que estão sujeitos a uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, foram apurados a partir de sondagem realizada nos dias 18 e 19 de setembro, entrevistando uma amostra de duas mil pessoas.

Comparando os números aos da primeira pesquisa, Fernando Bezerra cresceu ao pular de 25% para 33% das intenções de votos. João Paulo oscilou positivamente de 30% para 33% porque, aplicando a margem de erro das duas pesquisas, ele continua com o mesmo universo de simpatizantes. A primeira pesquisa Ipespe foi a campo entre os dias 9 e 11 de setembro.

A situação atual indica que resta conquistar os votos dos indecisos até o próximo dia 5 de outubro, quando se realizará o pleito, ou ainda tentar reverter intenções de voto em brancos e nulos. Os eleitores que ainda não sabem ou que não responderam ao questionários somam 21%; e os que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 12% na estimulada. “São dados interessantes porque percentualmente eles são significativos. Se o quadro permanecer assim, farão a diferença, assim como a capacidade de cada candidato de não perder eleitores. Caso não consiga tirar a diferença na abstenção, indecisos, brancos e nulos, o candidato que perder eleitor no dia 5 de outubro vai se dar mal”, diz o analista de pesquisa do Diários Associados e professor da Universidade Federal de Ouro Preto (MG), Adriano Cerqueira.

Na pesquisa estimulada, o eleitor recebe um cartão com o nome dos candidatos. Nela, aparecem ainda Simone Fontana (PSTU) com 1% e Albanise Pires (PSol), com 1%. Oxis, do PCB, não pontuou. Na pesquisa espontânea, em que ele lembra sozinho e de cabeça as opções, Fernando Bezerra Coelho aparece 21% das intenções para 17% de João Paulo. Ou seja, também há um empate técnico, mostrando que o nível de conhecimento das duas candidaturas é semelhante. Outros candidatos listados espontaneamente somaram juntos 1%.

Considerando-se os votos válidos – em que se exclui nulos, brancos e indecisos – o quadro permanece intacto, uma vez que cada um tem 49% das intenções de votos. Nos válidos, Simone Fontana e Albanise mantêm o 1%.

Metodologia
Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 18 e 19 de setembro para a realização desta pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diario de Pernambuco. A amostra do universo pesquisado representa fielmente o eleitorado do estado de Pernambuco, de acordo com mesorregiões, cotas de sexo, idade de localidade das pessoas. Um total de 59 municípios fizeram parte da pesquisa, a segunda realizada pelo instituto este ano. A margem de erro dos resultados é de 2,2 pontos percentuais, podendo ser para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,45%. Pode ser que alguns percentuais não somem 100% em virtude de arredondamentos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo nº PE-00027/2014 e sob o protocolo nº BR-00734/2014.


Inscrições para as 5.247 vagas do vestibular do IFPE começam na próxima semana

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

O vestibular 2015 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) vai oferecer 5.247 vagas em 21 cidades. As inscrições começam do dia 1º de outubro e seguem até o dia 19 do mesmo mês, com taxa de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores. As vagas estão distribuídas em 15 campi e polos de Educação a Distância (EaD). A prova acontece no dia 23 de novembro.

Desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26), o candidato pode solicitar a isenção da taxa de inscrição, através do site da instituição. É preciso ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Candidatos que estudaram integralmente em escola pública o Ensino Médio ou Fundamental, dependendo do curso escolhido, também estão isentos. Os alunos que estudaram na rede privada com bolsa integral, egressos dos Programas Mulheres Mil (inclusive os dependentes), ou do PROIFPE podem solicitar o recurso.

Após pedir a isenção da taxa, o candidato precisa imprimir o requerimento e entregá-lo assinado no campus onde vai concorrer à vaga. É necessário levar também cópia da identidade, histórico escolar, declaração de bolsista integral para estudantes da rede privada, comprovante de renda referente aos meses de julho e agosto de 2014 e documentos comprobatórios de situação de autônomo ou desempregado (se for o caso), entre os dias 25 e 27 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O horário dos polos da EaD podem ser consultados no Manual do Candidato.

Estudantes da rede pública têm direito a metade das vagas. Esses candidatos podem optar também por cotas de renda ou etnia. Existem também cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores. o Sisu e o Sisutec também oferecem vagas, através da nota do Enem.

A prova para cursos técnicos tem 30 questões (dez de português, 10 de matemática e dez de conhecimentos gerais). Para cursos superiores, o teste inclui redação e 50 perguntas (Português, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia. O listão deve ser divulgado no dia 15 de dezembro.

O site para realizar a inscrição é o www.ifpe.edu.br. O pagamento da taxa deve ser feito até o dia 20 de outubro nas agências do Banco do Brasil. Os manuais dos candidatos e o site de inscrição também estão disponíveis em Libras. Informações sobre cursos e cronogramas podem ser acessadas neste link.


Mais dois petistas declaram apoio a Paulo Câmara

Na reta final da campanha eleitoral, o candidato ao Governo do Estado Paulo Câmara (PSB) conseguiu o apoio de mais dois petistas nessa segunda-feira (22); ambos que disputaram a prefeitura em 2012.

Foto: divulgação/PSB

Rildo reis, de Amaraji, na Mata Sul, disse que o apoio é decorrente da aprovação do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que escolheu Câmara como candidato. “Precisamos ficar unidos para que Pernambuco continue avançando. Paulo é o melhor nome para manter e até ampliar esse ritmo de trabalho”, afirmou.

Foto: divulgação/PSB

Já Rivaldo Soares, de Xexéu, também na Mata Sul, deixou claro de aderiu ao PSB atendendo a um pedido do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB). “Aluísio é minha liderança. Ele conversou comigo, argumentou e me convenceu. Não teria como negar seu pedido”, declarou.


Ângelo tem agenda no Pajeú

Brejinho2

O candidato a reeleição Ângelo Ferreira voltou a cumprir agenda no Pajeú. Participou de um comício na cidade de Brejinho acompanhado do prefeito Wanderlei. O  ato politico  também contou com a presença do deputado federal Gonzaga Patriota.

Ainda no sábado Ângelo prestigiou a Festa de São Vicente Ferrer padroeiro do povoado de Caatingueira em Iguaracy.

Brejinho8

No domingo, em Tuparetama na companhia do ex-prefeito Sávio Torres, Ângelo se reuniu com um grande grupo de jovens.

Em seguida Ângelo participou de um bate-papo em São José do Egito acompanhado do ex-prefeito Evandro Valadares, do ex-vice-prefeito Ecléston Ramos e outras lideranças.

SJE02

Iguaracy4

Tuparetama8

 


Pesquisa: Paulo Câmara cresce em todas as regiões. Já Armando cresce na Zona da Mata e Agreste

O ex-secretário e candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) melhorou seu desempenho, no quesito intenção de votos, em todas as regiões do estado. O socialista saiu dos 35% no Grande Recife, divulgado na pesquisa do Ipespe na segunda-feira passada (15), para os atuais 47%. Na Zona da Mata, Câmara saiu de 31% para 43%. No Agreste, foi de 36% para 41%. O bom desempenho também foi no Sertão do São Francisco, de 29% para 35%, e no Sertão, de 24% para 29%.

Já o senador licenciado e candidato do PTB, Armando Monteiro Neto, caiu em três regiões. O trabalhista, no levantamento anterior, tinha 31% das intenções no Grande Recife, agora tem 25%. Já no Sertão do São Francisco tinha 40%, ficando com os atuais 29%. Outra perda foi no Sertão, caindo de 55% para 46%. O candidato, no entanto, melhorou seu desempenho em duas regiões: na Zona da Mata e no Agreste.

No levantamento divulgado na última segunda-feira (15), Armando tinha 22% do eleitorado da Zona da Mata. Na nova rodada da pesquisa, divulgada nesta segunda (22) pelo Diario, o candidato ficou com 28%. No Agreste, Armando cresceu sete pontos, saindo dos 32% para os atuais 39%. Ou seja, destas regiões, Armando só vence o adversário no Sertão de Pernambuco.

A Região Metropolitana do Recife é a mais densa em termos de população (40% do eleitorado); enquanto que o Sertão representa a segunda menor densidade (12%). Se o Sertão e o São Francisco for agrupado, Armando fica com a maioria, com 40% das intenções de votos lá.

Metodologia - A pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diario, foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro. Foram ouvidas 2 mil pessoas representativas do eleitorado do estado, por mesorregiões, segundo cotas de sexo, idade e localidade de moradia. As entrevistas, face a face, aconteceram em 59 municípios. A margem de erro possível para os resultados apresentados é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, calculada dentro de um intervalo de confiança de 95,45%.

Os resultados que não totalizem 100% são em decorrência de arredondamentos ou de múltiplas alternativas na resposta. A pesquisa Ipespe foi registrada no TRE sob o protocolo nº PE-00027/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00734/2014.


Paulo Câmara abre dez pontos sobre Armando

O candidato ao governo pelo PSB, Paulo Câmara, dispara na frente e lidera a segunda pesquisa Ipespe de intenção de votos em Pernambuco, divulgada com exclusividade pelo Diário de Pernambuco. Paulo Câmara tem hoje 42% da preferência do eleitorado na sondagem estimulada. O candidato do PTB, Armando Monteiro, é o segundo colocado, com 32% das intenções de votos. Na primeira pesquisa, publicada na última segunda-feira, Paulo e Armando estavam com 33%. Paulo agora abriu frente de 10 pontos.

A pesquisa estimulada é tida como a mais importante estatisticamente. Para realizá-la, os entrevistados mostram um cartão com os nomes dos candidatos e perguntam em quem o entrevistado votaria se a eleição fosse hoje.

ESPONTÂNEA E VÁLIDOS

Já na pesquisa espontânea, diante da qual o eleitor precisa lembrar de cabeça e sozinho quem pretende escolher, Paulo Câmara aparece com 35% das intenções de votos para 19% do senador Armando Monteiro.

Paulo Câmara soma hoje 56% dos votos válidos e Armando tem 42%. Ou seja, se a eleição fosse hoje, Paulo ganharia no primeiro turno no embate com Armando Monteiro.

REJEIÇÃO

Quanto à rejeição, a pesquisa diz que Armando Monteiro tem o maior índice de rejeição, com 20%; Paulo Câmara tem 12%. Armando concentra a maior rejeição entre homens, mulheres, em todas as faixas de idade, os que possuem menos e mais instrução e em todas as faixas de renda familiar.

( Diário de Pernambuco )


Participação de Renata Campos no guia de Paulo Câmara vai ao ar nesta segunda

renata campos guia

A participação de Renata Campos, viúva do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), vai ao ar no guia eleitoral do candidato ao Palácio do Campo das Princesas pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), nesta segunda-feira (22) à noite.

A gravação com a ex-primeira-dama foi nesse sábado (20), pela manhã e à tarde, na casa onde ela morou com Eduardo por mais de 20 anos, na Zona Norte do Recife.

LEIA MAIS
» “Eles estão engajados no sonho do pai, que também é meu sonho”, diz Paulo Câmara sobre filhos de Eduardo
» Filho de Eduardo discursa em Caetés e diz que luta contra PT e PSDB foi batalha mais dura do pai

De acordo com informações de bastidores, desde a morte de Eduardo, vítima de um acidente aéreo em agosto, durante a campanha presidencial, Renata tem participado ativamente, dando sugestões e promovendo reuniões semanais com Paulo Câmara.

A ex-primeira-dama era uma importante conselheira de Eduardo durante toda a vida e chegou a ser consultada pelo PSB para disputar a vice-presidência após a morte do marido.

Namorados desde a adolescência, os dois eram casados desde 1991 e tinham cinco filhos: Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel, o caçula, nascido em janeiro deste ano.

“Tenho a sensação que tenho que participar por dois”, disse a ex-primeira-dama um dia após o velório de Eduardo, em evento em que reuniu, no Recife, a cúpula do partido.


Armando faz maratona por municípios da Mata Sul

unnamed-2

Na noite do sábado (20) o candidato a governador Armando Monteiro (PTB) caminhou pelas principais vias de Paudalho, ao lado de candidatos proporcionais da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, ex-prefeitos da região e lideranças locais, o petebista encerrou o giro por 14 cidades da Zona da Mata, que durou dois dias. Na sexta-feira (19), Armando circulou por sete municípios da Mata Sul. No dia seguinte, o postulante do PTB visitou mais sete, quase todos da Mata Norte.

Na maratona, Armando garantiu que vai levar escolas técnicas para a Zona da Mata, construir centros de exames de imagem, recuperar a malha viária, manter e ampliar o programa Chapéu de Palha e implantar um novo polo industrial, entre outras propostas.

Em Paudalho, o “arrastão 14” invadiu as principais ruas e avenidas do município. Ao som dos jingles da campanha, a multidão abriu o caminho na Avenida Confederação do Equador para que o candidato Armando Monteiro fosse saudado pela população. O trajeto percorrido foi de quase dois quilômetros e levou mais de 5 mil pessoas às ruas, terminando com um grande comício em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Centro. O evento, o último do sábado, começou após às 21h.

O ex-prefeito de Carpina Manoel Botafogo (PDT) enfatizou que é preciso eleger Armando como governador e garantir a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Liderança com forte inserção na Mata Norte, o pedetista destacou ainda que o candidato do PTB é o mais preparado para liderar o novo ciclo que se abre em Pernambuco. “Governador, Paudalho saiu de casa para dizer que vai votar no senhor”, assinalou.

Ao destacar que a interiorização do desenvolvimento será uma das marcas de seu governo, Armando Monteiro sublinhou que a sua futura gestão vai encurtar as distâncias que separam os pernambucanos. “Vou trabalhar muito para dar as respostas necessárias aos problemas do Estado. E a Zona da Mata está nesse contexto. Vou lutar para o soerguimento da região, para que recupere o seu espaço de destaque na economia de Pernambuco”, afirmou.


Reforço dos Campos pode ser decisivo

 A exatas duas semanas para as eleições, qualquer voto, qualquer indeciso convertido pode fazer a diferença para assegurar a vitória nas urnas. Pensando nisso, integrantes da majoritária da Frente Popular têm visitado regiões do estado onde a influência do candidato adversário, Armando Monteiro, ainda é alta. Como parte dessa estratégia, dois reforços de peso passaram a integrar a comitiva socialista em várias agendas de campanha: dois dos cinco filhos do ex-governador Eduardo Campos, Pedro e João Campos.

Passado o período de luto pela morte do pai, os jovens passaram a acompanhar Paulo Câmara em alguns compromissos. A primeira aparição dos irmãos aconteceu no último dia 9, durante uma caminhada no bairro de Caetés I, em Abreu e Lima. A presença deles causou alvoroço entre as pessoas que participavam do evento, que faziam questão de pará-los para fotos e abraços. João, o mais velho, passou a ser figurinha carimbada em eventos do PSB.

Com a popularidade dos herdeiros em alta, a majoritária decidiu levá-los ao Agreste. Desde a última sexta-feira os dois participam de compromissos em várias cidades, que só serão encerrados amanhã. Acompanhado pelo vice na chapa, Raul Henry (PMDB), João participou de comícios em Caetés e Águas Belas no primeiro dia, enquanto Pedro estava em outro município e se juntaria depois ao grupo. No roteiro, atos em Canhotinho, Brejão, Palmeirina, Garanhuns, Calçado, Saloá, Paranatama, Iati e São João.

O peemebista reconheceu o valor que João e Pedro agregam e disse que a estratégia deve perdurar até o fim da campanha. “Identificamos que o Agreste Meridional estava precisando desse reforço. Estou me alternando com Paulo para cobrir o maior número de municípios. Eles resolveram ajudar. A presença dos dois com certeza vai ser fundamental nessa reta final”, reconheceu Raul, destacando que eles já mostram mais desenvoltura no contato com a população. “João até discursou em Caetés”, disse.

 Paulo Câmara também admitiu que a presença deles faz parte da estratégia para vencer as eleições. “É uma estratégia, sem dúvida. Nós nos dividimos, eu e Raul. Ele está no Agreste Meridional. Os meninos têm ligação com aquela região. O pai sempre gostou de ir muito ali. Eles preferiram acompanhar Raul nesse fim de semana e fatalmente no próximo eles vão estar comigo”, disse o socialista. Paulo acrescentou que Renata Campos, viúva do ex-governador, também poderá fazer parte da comitiva. “Ela será sempre bem-vinda, mas fica a critério dela”, encerrou.


Sem dar explicação, prefeitura de Sertânia suspende atividade em Albuquerque Né

OgAAAFXkFa5QeTQyiklxCYIiiR6oWZgZxmf6wHraoIiCGjRgXJ3iH2h7QeCPf2VfvNTttNmQjhfc1CzEVORYOzzEbrEAm1T1UI_qRl7l8g8S8Aj2XQrWStRtf8I5

Sem dar muitos detalhes ou explicar motivação, a Prefeitura de Sertânia  cancelou a realização do projeto Prefeitura em Ação no Distrito de Albuquerque Né, que aconteceria neste domingo (21). “A Prefeitura pede a compreensão da população do Distrito e afirma que a ação de cidadania será realizada na localidade o mais breve possível. A nova data será amplamente divulgada”, diz a nota.

O evento aconteceria na praça central do Distrito de  Albuquerque Né

Informações: Nill Junior