Ruy Lins, filho de Ulysses Lins de Albuquerque faleceu na última terça

O jornalista Inaldo Sampaio noticiou na sua coluna desta quinta-feira (11), que Ruy Lins de Albuquerque, conselheiro aposentado do TCE, morreu no Recife terça-feira de carnaval, coincidentemente a festa de que mais gostava. Tinha 83 anos de idade, era filho do escritor (da Academia Pernambucana de Letras) Ulysses Lins de Albuquerque e irmão caçula do ex-governador Etelvino Lins.

Do pai, natural do município de Sertânia, herdou o gosto pela cultura da região – sua culinária, seus costumes, seus personagens – magnificamente descritos por ele nos livros “Moxotó Brabo”, “Três Ribeiras” e “Um sertanejo e o sertão”. E, do irmão, o gosto pela política, embora nunca tenha disputado mandato eletivo. Era um exímio contador de “causos”, muitos dos quais protagonizou fazendo peregrinação com o pai, então candidato a deputado federal, pelos municípios do Sertão. Foi um servidor público na acepção literal do termo, cuja maior virtude era a austeridade intransigente no trato da coisa pública.

Da família do ex-governador Etelvino Lins, restam poucas pessoas na política: o prefeito de Sertânia Gustavo (“Guga”) Lins (PSDB) e seu irmão José Etelvino Júnior, o “Junhão”, ex-vice-prefeito e atual vereador. A sobrinha Rosa Lins de Albuquerque Barros foi prefeita de Arcoverde (duas vezes) e deputada estadual. Mas, hoje, está afastada da vida pública. Ela diz que já deu sua contribuição a Arcoverde e que decidiu abandonar a política “na hora certa”.

Deixe um comentário