Casos de dengue caem no Estado


O número de casos da dengue confirmados caiu em Pernambuco. De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), de janeiro até 6 de julho deste ano foram 1.625 pessoas infectadas pela doença, em 168 municípios. Uma queda de pouco mais de 93%, se comparado com os números do ano passado, quando foram confirmados 24.752 casos no mesmo período. Ao todo, este ano, o número de notificações no Estado é de 7.720; em 2012, este quantitativo foi de 57.297 notificações.

O município com o maior número de notificações da dengue é Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, onde, este ano, aproximadamente 810 casos foram registrados, desses, 60 confirmados, mas nenhum óbito. Os números representam 10,56% do total de casos em Pernambuco. Ano passado, naquele município e no mesmo período, eram mais de 1.570 pessoas infectadas (49% a menos de casos). Logo atrás na lista aparece o Recife (confira o quadro).

O Cabo de Santo Agostinho também foi um dos municípios que mais apresentou queda no registro da doença. No primeiro semestre de 2012, 1.057 casos foram confirmados e desses, houve uma morte. Este ano, no mesmo período, apenas 94 situações foram registradas na cidade, com uma morte também. Isso é uma queda de 91,2%.

O Secretário de Saúde do município, Luís Lima, explica que a queda dos números é resultado de ações preventivas realizadas nas comunidades, a exemplo de ontem, quando dezenas de agentes foram às ruas do bairro de São Francisco levar informação aos populares. “Este tipo de ação é importante para a prevenção da dengue e assim evitar e grande fluxo de pessoas nos nossos hospitais” comentou.

Deixe um comentário