Eduardo Campos pede ajuda a especialistas de ciência e tecnolocia para o semiárido

O governador Eduardo Campos (PSB) fez nesta segunda-feira (22) “uma provocação”, como ele próprio definiu, a especialistas da área da ciência e tecnologia para que tenham “um olhar solidário” para o semiárido nordestino. O socialista falou sobre o assunto na abertura do fórum de secretários estaduais de ciência e tecnologia e presidentes de fundação de apoio à pesquisa, durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Cidade Universitária.

“É fundamental um olhar mais estratégico da ciência e tecnologia para reconstrução da base produtiva do semiárido após uma seca como esta que nós tivemos”, destacou o governador. Ele citou a biotecnologia verde e melhoria da genética do rebanho como ações que podem  contribuir para que a população e os animais possam conviver melhor com o fenômeno da seca.

O envolvimento da tecnologia, na avaliação do governador, também pode ajudar a desenvolver técnicas para ajudar no armazenamento da forragem e da água. “Ou seja, podemos fazer uma reflexão solidária do ecossistema mais importante do Brasil e que precisa de ajuda. “Isso vai permitir uma outra estrutura à região do semiárido para enfrentar a estiagem”, ponderou o governador.

A abertura do fórum nacional de secretários estaduais de Ciência e Tecnologia e de fundações estaduais de Apoio à Pesquisa contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do ex-ministro Sérgio Resende, professores e técnicos da área.

Deixe um comentário