Em meio ao caos nos presídios, novo secretário de Ressocialização é escolhido pelo Governo

Cícero Márcio de Souza, que trabalha no sistema penitenciário há mais de 15 anos, assume a Seres
Cícero Márcio de Souza, que trabalha no sistema penitenciário há mais de 15 anos, assume a Seres

Um dia após  Éden Vespaziano entregar o cargo, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) já está com novo comandante. O agente penitenciário Cícero Márcio de Souza Rodrigues, com mais de 15 anos de serviços no sistema, foi o escolhido pelo Governo do Estado para assumir a missão. Entre os desafios, o novo secretário terá que diminuir a falta de controle das unidades prisionais de Pernambuco, que continuam, em sua maioria, nas mãos dos detentos. A posse acontece na próxima segunda-feira (25), na sede da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Coronel reformado da Polícia Militar, Éden Vespaziano deixou o cargo após um ano e três meses – pressionado por rebeliões, fugas em massa e falta de investimentos nos presídios. Oficialmente, a Seres afirma que o ex-titular alegou “motivos pessoais”. A informação foi antecipada pelo Pinga Fogo.

Nos últimos três meses, ele se viu diante de duas fugas em massa com repercussão internacional (ambas que haviam sido alertadas pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários) e com uma crise generalizada no sistema após a infeliz frase do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, que afirmou que recebia com frequência ligações de detentos. O Ministério Público chegou a investigar a declaração, mas arquivou o processo.

A chegada de Cícero Rodrigues foi vista como positiva por agentes penitenciários ouvidos peloRondaJC. Foi apontado como profissional experiente, de boa conduta, rígido e que conhece bem os problemas do sistema prisional. A expectativa é positiva em relação a mudanças e apoio à categoria. Uma comissão já está sendo formada por agentes penitenciários para abrir um diálogo com o novo secretário e discutir algumas reivindicações.

“Pela primeira vez um agente penitenciário comandará o sistema prisional do Estado”, afirmou o secretário Pedro Eurico.

Perfil

Cícero Rodrigues, 45 anos, esteve à frente da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva de Ressocialização (GISO/Seres) no período de 2007 a 2016. Ele é especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP em parceria com a Faculdade Integrada do Recife. Tem experiência na área de segurança pública, com ênfase em Sistema Penitenciário. Possui aperfeiçoamentos diversos na área de Inteligência de segurança pública e penitenciária. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco.

Deixe um comentário