Música, dança e poesia marcam o encerramento do IX Festival Literário do Sertão

O último dia do IX FLIS – Festival Literário do Sertão, promovido pela Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes, Cultura e Turismo, em parceria com a Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores e Artistas de Sertânia – SAPECAS, levou a Caravana Cultural à Fazenda Conceição, pertencente a Ulysses Lins, que foi palco das suas memórias e é tão lembrada em sua obra.

A Caravana Cultural mostrou o trabalho que vem sendo realizado pela Escola Municipal de Música, Teatro e Dança com crianças e adolescentes sertanienses. A tarde começou com a apresentação do grupo “Feijão de Cordas”, formado por alunos da Escola de Violão, que apresentaram um repertório eclético, tocando ritmos variados intercalados com poesia. O grupo fez uma homenagem a Ulysses Lins e emocionou o público presente.

Em seguida, o Grupo de Danças Folclóricas Professora Elisabete Freire apresentou o Folguedo Junino, relembrando os festejos juninos do Nordeste, tão valorizados na prosa e nos versos de Ulysses. Houve também o “Sarau dos Sertões: Exaltação à Poesia Sertaneja”, com participação de poetas de Sertânia e Tabira, que declamaram sonetos, décimas, quadras e poemas de Ulysses Lins, fazendo uma verdadeira homenagem poética ao trovador.

Therezinha Lins (filha de Ulysses) e Leonardo Lins (Neto de Ulysses) agradeceram em nome da família pela homenagem feita a Ulisses no Festival Literário. “Estamos muito felizes com essa homenagem, um reconhecimento à belíssima obra de Ulysses Lins, obrigada pela participação e atenção do público. A Fazenda Conceição estará sempre de portas abertas para todos que queiram  pesquisar, estudar e conhecer melhor a obra de Ulysses Lins”, disse Therezinha.

O evento foi encerrado com a apresentação da Escola de Sanfona, que mostrou clássicos do forró nordestino e fez todos cair no forró. O IX FLIS, objetiva criar condições para a produção, divulgação e a recepção da poesia regional e da literatura infantojuvenil através de atividades que garantam a participação e interatividade dos alunos das escolas públicas e de toda população.

Deixe um comentário