Sertaniense cria movimento em defesa da Serra da Capivara e recebe destaque nacional

Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada nos municípios piauienses de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. O parque foi criado através do decreto de nº 83.548, emitido pela Presidência da República em 5 de junho de 1979, com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país. Originalmente com 100 000 hectares, a proteção do Parque foi ampliada pelo decreto de nº 99.143 de 12 de março de 1990 com a criação de Áreas de Preservação Permanentes de 35 000 hectares.

É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos epaleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos. O parque nacional foi criado graças, em grande parte, ao trabalho da arqueóloga Niéde Guidon, que hoje dirige a Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque. Segundo a Dra. Niéde Guidon, Presidente da FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano), responsável pela manutenção do parque.

Desde de 2014, a Fundação não recebe recursos insuficientes para manter o patrimônio. Com a dificuldade de zelar pela infraestrutura e pesquisas no local, o quadro de funcionários foi reduzido. “As demissões foram tentativas de barrar o fechamento do parque, no entanto, mesmo com essa medida a situação financeira da instituição é complicada. Nem o status de Patrimônio Cultural da Humanidade assegurou a entrada de recursos suficientes.” Afirmou a Doutora, que vem lutando a mais de 40 anos pelo Parque Nacional Serra da Capivara.

A crise por falta de recursos ameaça a conservação e a preservação não só do patrimônio arqueológico, mas também uma das mais importantes e mais preservadas reservadas naturais da Caatinga.“Se o aeroporto estivesse funcionando, a instituição receberia mais turistas. O parque deveria contribuir para o desenvolvimento econômico da região, mas falta incentivos e reconhecimento”. Declarou a pesquisadora.

Para o secretário do Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, além de fomentar o turismo no estado, a movimentação no Aeroporto da Serra da Capivara trará benefícios para a economia local. “Sem dúvidas esse é um importante passo. Dentre os locais, temos o Aeroporto da Serra da Capivara pronto para receber os turistas. Assim como melhorias para a região, queremos despertar o interesse das pessoas em conhecer nossas riquezas e nossas belezas naturais”, destaca o secretário. Ainda de acordo com o gestor, a empresa piauiense TW Fly está aguardando a liberação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para iniciar os trabalhos. “Os voos devem ocorrer duas vezes na semana. A empresa deve iniciar com divulgação e parcerias com agências de viagens conhecidas internacionalmente”, finaliza Nogueira Júnior.

A Repercussão da situação financeira do Parque Nacional Serra da Capivara vem causando indignação não só entre os pesquisadores, mas também em pessoas comuns. É o caso do Thiago Lucas de Albuquerque Melo, morador da Cidade de Sertânia, interior de Pernambuco, que criou o Movimento S.O.S Serra da Capivara com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara para o Brasil, e chamar a atenção do Governo Federal, empresas privadas e a população sobre a real necessidade de apoio financeiro para conservação desse grande Patrimônio Cultural da Humanidade. As Publicações do Movimento Alcançaram 4.869 pessoas e cerca de 690 seguidores em todo o País em pouco mais de 24hs.

A cada minuto mais pessoas vão se integrando a essa mobilização. As metas dessa grande mobilização são conseguir mantenedores mensais seja pessoa física ou jurídica, trazer mais visibilidade nacional, mostrando ao Brasil o potencial para investimentos que existe na região, aumentar o turismo trazendo renda para os moradores dos arredores do Parque Nacional Serra da Capivara. O S.O.S Serra da Capivara ganhou apoio de outras paginas do facebook, Aqueologia e Pré-História de São Paulo-SP e Canal BlackGiba do Recife-PE.

“Atualmente questões muito importantes estão sendo discutidas e até revertidas graças às redes sociais, que tem sido utilizada como meio de juntar vozes num coro em prol do bem maior. Essa mobilização tem esse objetivo e as redes sociais vêm para nos unir nessa luta por algo em comum, o Parque Nacional Serra da Capivara. A iniciativa de Thiago Melo mobilizou, inicialmente por meio do whatsapp, um grupo de pessoas a se mexer para tentar reverter essa situação”. Depoimento da Arqueóloga Fernanda Fernandes integrante do Movimento S.O.S Serra da Capivara.

Apesar de não ser arqueólogo, historiador, pesquisador ou algo do gênero, o criador o Movimento se diz entristecido e indignado com a situação que se encontra o Parque Nacional Serra da Capivara. “É inadmissível que fiquemos de braços cruzados enquanto a falta de recursos destrói esse importante patrimônio”. Declarou Thiago.

O Pernambucano disse que ficou impressionado com a rapidez com que o movimento vem crescendo e revela que sem o apoio de grandes profissionais da área da arqueologia, professores, estudantes e pessoas comuns como ele, o Movimento S.O.S Serra da Capivara seria só mais uma ideia que não sairia do papel.“É Impressionante como as pessoas abraçaram o movimento, não poderia deixar de citar a Sra. Rosa Trakalo Coordenadora de Projetos da Fundação Museu do Homem Americano que nos passou todas as informações a respeito da situação o parque, os Arqueólogos Mário Mamede, do Estado de Goiás, Cecília Lima, Jeane Maria e Elnathan Nicolas de Teresina-PI, Thaiane Coral e Fernanda Fernandes de Dourados-MS, Leandro Landim técnico em Arqueologia de São Raimundo Nonato-PI, Rômulo Timóteo, Marlene Costa, Edwigens Araújo e Semiremis Freire estudantes de Arqueologia da UNIVASF-PI, Marivaldo Andrade estudante de Direito da Faculdade Mauricio de Nassau em Campina Grande- PB, e as centenas de pessoas que compartilham nossas publicações. Esse time de pessoas tem buscado dá visibilidade a nossa causa, buscando o apoio de meios de comunicação e Universidades. Sem o apoio deles o movimento seria só mais uma ideia que provavelmente não sairia do papel. Infelizmente não sou capaz de recordar todos os nomes mais serei eternamente grato a todos que estão engajados nessa luta.”

Informações: gazetadoestado.com.br

Deixe um comentário