Enem já tem mais de 6 milhões de inscritos

  • Provas serão aplicadas dias 5 e 6 de novembro / Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

Provas serão aplicadas dias 5 e 6 de novembro – Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem

A um dia para o término das inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC) já contabilizou mais de 6 milhões de inscritos (quantitativo registrado até as 20h de quarta-feira, 18). Candidatos devem se cadastrar até esta sexta-feira (20), no site do Inep. A taxa de inscrição, no valor de R$ 68, pode ser paga até dia 25 em qualquer agência bancária, casa lotérica ou Correios. As provas serão dias 5 e 6 de novembro.

No momento da inscrição, os candidatos precisam informar um número de telefone, fixo ou celular, válido. Também é necessário cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não pode ser usado por outro participante. O sistema de inscrição determina ainda a criação de pergunta e resposta de segurança para o acesso. É importante também que o número de CPF e a data de nascimento informados durante a inscrição estejam de acordo com os dados na base da Receita Federal.

O MEC estima ter 8 milhões de inscritos no Enem. Concluintes o ensino médio, este ano, em escola pública, fazem a avaliação de graça. Estão isentos do pagamento da taxa também aquelas pessoas que declararem carência.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Ene

Deixe um comentário