São Lourenço da Mata recebe a 34º Escola Técnica Estadual de Pernambuco

ETE_SLM

A comunidade escolar do município de São Lourenço da Mata ganhou, na manhã desta sexta-feira (27), a Escola Técnica Estadual (ETE) Governador Eduardo Campos. A unidade escolar é a 34º escola técnica inaugurada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, e tem capacidade para 1.300 estudantes nas modalidades integrado (ensino médio junto com o ensino técnico), subsequente (para os estudantes já concluintes do ensino médio) e Educação à Distância (EAD). O investimento para a construção da nova ETE foi de R$ 8,7 milhões.

Atualmente, a nova ETE oferta cursos técnicos nas áreas de Administração e Rede de Computadores. Para o estudante Jesus Francisco da Silva, 15 anos, aluno do 1º ano, a nova escola simboliza uma conquista não apenas para a comunidade escolar, mas também para a cidade. “Poder cursar meu segundo grau em uma escola técnica é uma experiência inovadora. Estou fazendo o integrado na área de Redes de Computadores com estrutura e qualidade de ensino muito abrangente, onde teremos a possibilidade de nos profissionalizar e conquistar um espaço quando acabarmos o ensino médio”, declara.

Para o secretário estadual de Educação, Fred Amancio, a educação se faz no chão da escola, com trabalho e dedicação. “É uma alegria inaugurar mais uma escola técnica. As ETEs são os símbolos da importância da educação para a formação dos adolescentes, por isso precisamos preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho e para a vida. Poder oferecer a formação de ensino médio, juntamente com a formação profissional, é dar a oportunidade para os nossos estudantes de ter um futuro mais promissor”.

Acompanhado do Ministro da Educação, Mendonça Filho, da esposa e filhos do ex-governador Eduardo Campos, além de outras autoridades municipal, estadual e Federal, o governador Paulo Câmara falou sobre a inauguração da unidade escolar. “Essa é a primeira escola técnica em funcionamento na cidade de São Lourenço e isso é uma grande conquista para a comunidade. Desde que o programa de escolas técnicas e integrais foi implantado no Estado, estamos fazendo a diferença na qualidade do ensino e é assim que vamos continuar caminhando, para frente, crescendo com a educação no nosso Estado”.

O gestor da nova ETE, Gleibson Cavalcanti, falou da satisfação de oferecer ensino técnico para os estudantes de São Lourenço da Mata. “Os estudantes cursando todo o ensino médio integrado com um profissionalizante significa um grande ganho na caminhada deles para o mercado de trabalho. A sensação é de estar participando ativamente na formação e no desenvolvimento cidadão desses jovens”, comemorou.

Além dos cursos técnicos de Administração e Rede de Computadores, está previsto para o segundo semestre deste ano a oferta dos cursos de Edificações e Telecomunicações, para as turmas na modalidade subsequente, além de nove cursos na modalidade EAD (Administração; Logística; Recursos Humanos; Multimeios Didáticos; Biblioteca; Segurança do Trabalho; Informática; Secretaria Escolar; e Restaurante e Bar).

Deixe um comentário