Coluna Moxotó – Pré-candidaturas na sucessão municipal em Sertânia

Rumo_eleicoes_2016_2Pré-candidaturas na sucessão municipal em Sertânia

Além da tradicional polarização entre os grupos de situação e oposição, o pleito desde ano em Sertânia terá um candidato da chamada terceira via, estimulado, inclusive pela desastrosa administração do prefeito Guga Lins (PSDB) que concorrerá a reeleição, mas a manutenção de Sinval na chapa na condição de vice ainda não esta confirmada.

A oposição, ainda não tem candidato definido, mas o deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB), é o mais forte e consequentemente o mais contado. Já a terceira via, lançou como pré-candidato a prefeito o fisioterapeuta Júlio César, e Gilson Caldas como vice, ambos do PSOL.

Nos últimos 20 anos, as eleições em Sertânia foram marcadas pela polarização de dois candidatos.

Em 1996 o embate foi entre Marcelo Lafayette (PFL) e Ângelo Ferreira (PSB) que foi eleito para seu primeiro mandato. No ano 2000, o socialista Ângelo Ferreira foi reeleito enfrentado Junhão Lins (PSDB). A disputa de 2008 foi entre Sinval Siqueira (PMDB) e Cleide Ferreira (PSB) que se tornou a primeira prefeita de Sertânia. Em 2012, Guga Lins (PSDB) venceu as eleições enfrentando Cleide Ferreira.

Entre as eleições de 1996 e 2012, apenas em 2004 o pleito teve 03 candidatos: Professor Ivan (PSB), Sinval Siqueira (PMDB) e Wilson de Menezes (PT). A eleição foi vencida por Prof. Ivan, e o candidato da terceira via obteve 184 votos, o equivalente a 1,03 % dos votos válidos.

Porém, como dizia Magalhães Pinto que “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já muda”, o cenário político em Sertânia pode mudar a qualquer momento.

VAPT – VUPT

RECUO – O pré-candidato a prefeito Henrique Brasiliano recuou da disputa eleitoral mesmo, segundo fontes ligadas a terceira via, com melhor índice de intenções de votos entre os pré-candidatos do grupo.

Ô PROMESSAS SEM JEITO…: Quando será que o prefeito Guga Lins a adquiris as 04 (quatro) ambulâncias para as Sub-Prefeituras que serão criadas nos Distritos, adquirir os ambulatórios para os distritos, criar o Centro de Reabilitação Municipal (CEREM), com nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e assistente social e implantar a Central de Ambulâncias, facilitando o atendimento emergencial, conforme prometido durante a campanha eleitoral através do seu Programa de Governo?

INAUGURAÇÃO – Na dificuldade de concluir as obras paralisadas e entregá-las a população, a prefeitura de Sertânia esta pintando ou fazendo pequenas reformas em prédios públicos construídos há anos e realizando as “inaugurações” dos locais. Como por exemplo as “inaugurações” da Secretaria de Saúde e da Biblioteca Municipal incluídas na programação do aniversário do município.

DESSALINIZADORES – O governo de Pernambuco atendeu solicitação do deputado estadual Ângelo Ferreira e deu inicio ao trabalho de avaliação, conserto e manutenção de dessalinizadores instalados na zona rural do município de Sertânia. A empresa Acqua Pura esta fazendo o levantamento do problema específico dós equipamentos não recebem qualquer tipo de manutenção por parte da prefeitura do município.

PRA REFLETIR – “Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.“ Mario Quintana

Este post tem 2 comentários

  1. Eduardo César Ferreira

    Apenas complementando a nota. Em 2004, a disputa foi entre Professor Ivan e Sinval, Ivan foi o eleito.

  2. Júlio cesar

    Nota de esclarecimento
    A terceira via esclarece aos leitores do site Moxotó da Gente, que publicou equivocadamente alguns pontos em sua matéria “coluna moxotó” não condizentes com a realidade.

    A terceira via é um grupo Independente, focado em uma política propositiva, onde o mesmo não precisa de estímulo nem ‘avalista’ para disputar uma campanha política.

    Informamos também que no momento certo divulgaremos o candidato a vice da chapa, ainda não definido.

    Diretoria do Psol Sertânia-PE.

Deixe um comentário