Secretaria pede abertura de inquérito sobre possível propinas em shows

Após o vazamento de áudios dos cantores André Rio e Cezzinha, que acusam órgãos do estado ligados à cultura de cobrança de propina para realizarem shows, o governo de Pernambuco diz que vai apurar as denúncias e responsabilizar criminalmente “qualquer um que tomar esse tipo de atitude na atual gestão”. Em nota à imprensa, a Secretaria de Turismo diz que “vai acionar judicialmente qualquer pessoa que faça acusações inverídicas, para que ele possa informar e provar quem realizou ou propôs esse tipo de negociação, tal como o relatado pelo citado cantor (André Rio)”. O secretário Felipe Carreras enviou pedido de abertura de inquérito policial ao chefe da Polícia Civil, Antônio Barros.
“Movido pelo espírito de elucidar, solicito assim a abertura de inquérito policial sugerindo como diligência inaugural a ouvida daqueles que foram apontados como autores das declarações para que ratifiquem a autoria e o teor das mesmas”, diz um trecho da nota assinada por Felipe.
O governo ainda declarou que trabalha de acordo com as recomendações dos Tribunal de Contas e do Ministério Público na contratação de artistas. O primeiro áudio vazado por meio do aplicativo WhatsApp foi do cantor André Rio, que disse que não aceitou convites para se apresentar no São João.
“Isso é um absurdo. Eles chegarem de última hora oferecendo uma cidade longe, pega o cachê e diz que tem que deixar metade do cachê de ‘bola’ para as pessoas que dirigem esses órgãos, essa esculhambação que tá”, disse o cantor em uma conversa com um amigo identificado como Claudinho. Na mensagem, André diz que é “preciso se juntar” e procurar denunciar o caso no Ministério Público.
Logo em seguida, outro áudio de autoria do cantor Cezzinha também circulou no aplicativo com as mesmas acusações. Um grupo de artistas assinou, no entanto, um documento intitulado “Manifesto de apoio ao governo de Pernambuco”, no qual desconsideram as críticas de André Rio e Cezzinha.
Do Diário de Pernambuco

Deixe um comentário