Opinião: Manuca larga na frente com 43% em Custódia

Na primeira pesquisa do Instituto Opinião para prefeito de Custódia, no Sertão do Moxotó, a 336 km do Recife, o candidato da oposição saiu na frente. Se as eleições fossem hoje, Emmanuel Freitas, o popular Manuca de Zé do Povo (PSD), seria eleito com 43,4% dos votos, derrotando o prefeito, Doutor Luiz Carlos (PT), que aparece em segundo lugar com 29,1% das intenções de voto. Em terceiro e último aparece o candidato do PTC, Major Mariano, com 1,4%. Brancos e nulos somam 5,7% e indecisos chegam a 20,4%.

Na espontânea, modelo em que o entrevistado é obrigado a citar o nome do candidato sem o auxílio do disco digital com todos os nomes, Manuca também lidera com 31,7% e o prefeito vem em segundo, com 23,4%. O ex-prefeito Nemias Gonçalves (PSB) foi citado por 0,6%, brancos e nulos são 5,1% e indecisos sobem para 39,2%. O levantamento foi a campo entre os dias 6 e 7 deste mês, sendo aplicados 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas foram realizadas nas seguintes localidades: Cacimba Limpa, Carvalho, Centro Cruzeiro, Distrito de Maravilha, Distrito do Quitimbu, Macambira, Mandacaru I e II, Matadouro, Mutirão, Pindoba Nova, Pindoba Velha, Povoado do Ingá, Redenção (Iraque), Rodoviária, Saba, Várzea, Vila Caiçara, Vila da COHAB, Vila do Peru, Vila dos Germanos e Vila Samambaia.

No quesito rejeição, Major Mariano lidera. Dos entrevistados, 27,7% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em segundo lugar aparece o prefeito Luiz Carlos, com 26,3% e por último Manuca, com 15,7%. . A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na justiça é o de número05551/2016.

Estratificando o levantamento, os maiores percentuais de intenção de voto de Manuca se observam entre os eleitores com renda familiar entre um e três salários (51%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (45,1%) e entre os eleitores na faixa etária entre 25 e 34 anos (44,9%). Por sexo, a maioria dos seus eleitores é homem – 50% – contra 37,5% de mulheres.

Já o prefeito Luiz Carlos tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (44,7%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (36,4%) e entre os eleitores com grau de instrução superior (39,4%). Por sexo, 29,5% dos seus eleitores são homens e 28,8%, mulheres.

Avaliação do prefeito

O Instituto Opinião avaliou também as gestões Temer, Paulo Câmara e do prefeito Luiz Carlos. O petista tem uma desaprovação maior do que aprovação. Dos entrevistados, 52,3% disseram desaprovar sua administração, enquanto 36,3% aprovam. Entre os que não sabem e ou não quiseram responder o percentual é de 11,4%.

Já o Governo Paulo Câmara tem maior aprovação do que desaprovação: 42,9% ante 32,6%. Dos entrevistados, 24,5% não souberam responder ou se recusaram. O Governo Michel Temer, por fim, tem 57,1% de desaprovação e 18,3% de aprovação. Entre os que foram entrevistados, 24,6% não souberam responder ou se recusaram a responder.

Deixe um comentário