Candidata a vereadora recebe doação milionária de universitário

Publicado em 18/10/2016, às 09:37

Foto: Reprodução/Divulga TSE

Uma beneficiária do Programa Bolsa Família e candidata a vereadora de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco, recebeu R$ 75 milhões doados para sua campanha dois dias antes das eleições, que aconteceram no último dia 2 de outubro. As irregularidades constam no relatório do Tribunal de Contas da União, que também apontam indícios de mau uso de pelo menos metado do dinheiro que circulou no primeiro turno das eleições para vereadores e prefeitos no País.

A agricultora Maria Geni do Nascimento, que recebe 91 reais do Bolsa Família e foi candidata a vereadora pelo PDT recebeu a doação de mais de R$ 75 milhões via transferência bancária no dia 30 de setembro. Apesar da doação milionária, não há nenhuma despesa registrada na contabilidade que Geni apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral. A candidata não se elegeu vereadora na cidade, ficando na suplência.

Confira as informações no site do TSE

Quem aparece como doador do dinheiro é Pedro Henrique da Silva Rodrigues, nome desconhecido na região. Ao ser buscado o CPF do doador, Pedro Henrique aparece como estudante de licenciatura em letras e beneficiário de uma assistência estudantil da Universidade Federal Rural de Pernambuco, referente a auxílio alimentação. Procurada pela reportagem da Rádio Jornal, a UFRPE confirmou que o estudante está com a matrícula ativa na unidade de Serra Talhada, também no Sertão do Estado.

Entre as irregularidades apontadas pelo relatório do TCU estão doações de pessoas mortas, beneficiários do bolsa família recebendo doações milionárias e empresas sem funcionários que prestaram serviços que nem uma gráfica grande teria condições de realizar. Pelo menos metade do dinheiro usado em campanhas leitorais do País está em situação irregular.

Deixe um comentário