A versão do prefeito de Sertânia

Em relação à notícia veiculada em blog’s da região, o Prefeito de Sertânia, Guga Lins vem a público esclarecer:

1 – Quando da apresentação da ação de improbidade administrativa, no dia 20 de outubro de 2016, a discussão perante o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, continuava em pleno andamento, tanto é que na presente data ainda não houve o trânsito em julgado da decisão definitiva.

2 – Diante da existência de diversos precedentes do Tribunal de Contas, que em situações idênticas, resultaram em aprovação de contas de prefeitos, será apresentado pedido de rescisão, onde a matéria será devidamente analisada e certamente revisada pelo Plenário do Tribunal para apreciação de todos os conselheiros, em fase administrativa.

3 – A ação de improbidade sequer foi recebida. O juiz de direito da comarca de Sertânia, ao proferir o primeiro despacho, determinou a prévia intimação do prefeito para apresentação da sua manifestação, de modo que não há falar em existência de condenação, eis que o mesmo ainda não foi sequer notificado.

4 – Na defesa que será apresentada pelo Prefeito, será demonstrada a inexistência de qualquer ato de improbidade administrativa, principalmente pelo fato de ter havido a aprovação das contas de governo do exercício de 2013, mesmo ano do processo administrativo do Tribunal de Contas.

5 – Diferentemente do que noticiou os blog’s, não há qualquer ação penal em andamento para fins de apuração de crime com base na Lei 10.028/2000.

6 – Por fim é de estranhar que não se sabe a origem das informações obtidas pelos blog’s, eis que como se afirmou, a discussão continua perante o Tribunal de Contas e o Prefeito não foi intimado para se defender no âmbito judicial.

NOTA DO BLOG

A redação do Moxotó da Gente informa a assessoria do prefeito Guga Lins que o Acórdão relativo ao processo 150015-0 que trata da reprovação da Gestão Fiscal do 3º quadrimestre de 2013 já transitou em julgado, segundo a peça da Ação de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público de Pernambuco contra o prefeito de Sertânia que teve todas as garantias constitucionais para fazer sua defesa. “O Sr. Gustavo Maciel Lins de Albuquerque, Prefeito, apesar de devidamente notificado (fls. 38-40 e 51-53), deixou transcorrer in albis (sem nenhuma providência) o prazo concedido para apresentação de defesa”, texto extraído da deliberação da 39ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara realizada em 09/06/2015.

nota01b

nota02

De fato, não há qualquer ação penal em andamento com base na Lei 10.028/2000, conforme publicação do Blog baseada em documento do TCE, o prefeito já foi penalizado por infração administrativa prevista na chamada Lei dos Crimes Fiscais.Assim, torna-se cabível a aplicação da multa prevista na Lei Federal nº 10.028/2000 (art. 5º, IV e §§ 1º e 2º)”, diz relatório do Tribunal de Contas.

nota03

Não há qualquer referência sobre condenação do prefeito, apenas às penalidades caso não consiga provar que não cometeu ato de improbidade administrativa.

Por fim, a redação do MG esclarece que a origem das informações obtidas pelo blog esta na própria Ação Civil Pública protocolada sob nº 0001141-51.2016.17.1390 tendo como autor o Ministério Público de Pernambuco.

nota04

Diante do exposto, a assessoria do prefeito Guga Lins poderá fazer os devidos questionamentos ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas de Pernambuco.

Deixe um comentário