Sertânia na mira do MPPE por transição turbulenta

 

Prefeitura-de-sertania
MPPE apura indícios de desmonte da máquina ou interrupção de serviços

Dados divulgados em primeira mão ao Jornal Commercio  pelo MPPE, no âmbito da Operação Terra Arrasada, revelam que pelo menos 56 cidades do Estado enfrentam dificuldades na transição e alguns prefeitos eleitos devem arcar com a “herança maldita” dos antecessores.

Em Carpina, o prefeito Carlos do Moinho (PSB) perdeu as eleições e, em outubro, demitiu funcionários terceirizados, o que afetou os serviços essenciais. O lixo tem sido recolhido de forma irregular e se amontoa em bairros mais periféricos.

No município de Sertânia, no sertão do Moxotó, a situação se repete, o prefeito Guga Lins (PSBD), derrotado nas eleições de outubro, determinou a demissão de dezenas de cargos comissionados, as ruas estão esburacadas e com acúmulo de lixo devido a coleta irregular, pessoas perdem exames e consultas em decorrência de problemas no ônibus que faz o transporte dos pacientes para o Recife, entre outros problemas que afetam a população.

terra_arrasadaO procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), Cristiano Pimentel, observa que, em muitas cidades, mesmo com a folha atrasada os prefeitos priorizam o pagamento dos fornecedores em detrimento à manutenção dos serviços básicos de saúde e educação. “São esses critérios que precisamos ficar alerta”, diz. Em algumas localidades, como Ribeirão, o promotor pediu bloqueio das contas.

” A recomendação é o primeiro aviso sério aos prefeitos para alertá-los. Se eles não disserem o que vão fazer para se adequar à situação, podem responder por atos de improbidade administrativa ou por uso de meios para se apoderar de dinheiro público”, explica o promotor de Justiça Maviael Souza, do Patrimônio Público. As punições contra os políticos que descumprirem as recomendações podem culminar na suspensão de direitos políticos, devolução de dinheiro, aplicação de multas ou indisponibilidade de bens.

VEJA LISTA DE CIDADES NA MIRA DO MPPE

Sertão: 20

Belém de São Francisco

Itacuruba

Inajá

Ouricuri

Santa Cruz

Santa Filomena

Salgueiro

São José do Egito

Solidão

Tabira

Tuparetama

Flores

Sertânia

Verdejante

Serrita

Cedro

Cabrobó

Floresta

Carnaubeira

Bodocó

Agreste: 17

Bom Jardim

Casinhas

Cumaru

Iati

Passira

Pesqueira

Surubim

Vertente do Lério

Itaíba

Sanharó

Belo Jardim

Feira Nova

Poção

Tupanatinga

Buíque

Gravatá

Barra de Guabiraba

Zona da Mata: 15

Goiana

Limoeiro

Vitória de Santo Antão

Timbaúba

Glória do Goitá

Chã de Alegria

Itambé

Itaquitinga

Condado

Palmares

Primavera

Macaparana

Ferreiros

Água Preta

Carpina

Grande Recife: 4

Olinda

Ilha de Itamaracá

Camaragibe

São Lourenço da Mata

Deixe um comentário