Sertânia comemora 144 anos de Emancipação

Distante 316 km do Recife, Sertânia, no Sertão do Moxotó, celebra 144 anos de Emancipação Política nesta quarta-feira, dia 24. As comemorações, no entanto, já começaram desde a semana passada com a realização da I Jornada Cultural entre os dias 17 e 20 deste mês. A ação em parceria com o Serviço Social do Comércio, o Sesc, foi um sucesso e conseguiu reunir o maior público em evento já realizado pela instituição no município, segundo a organização.

Nesta terça-feira (23), véspera do aniversário, a cidade recebe novos shows. Agora, com o poeta do Sertão Nico Batista e Luan Douglas e Vilões do Forró, a partir das 22h. Esse último artista ficou conhecido nacionalmente pela participação no programa global The Voice Brasil.

Na quarta (24), o Governo Municipal realiza a inauguração de obras de calçamento da rua Luiz Almeida Sales e travessa de mesmo nome, a partir das 16h. E após a realização de missa, às 19h, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, haverá a cerimônia tradicional do corte do bolo com a presença do prefeito, Ângelo Ferreira, e da Banda Filarmônica Municipal Antônio Josué de Lima, de Sumé, na Paraíba.

Ações da Saúde também na programação

A Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda-feira (22) uma Feira de Saúde em frente à sede da pasta, no município. Aferição de pressão, testes rápidos e café da manhã também fizeram parte das comemorações do aniversário da cidade. À tarde, o Governo Municipal deu apoio à realização de palestras com a psicóloga Itala Daniela, sobre a questão do suicídio e do jogo da “Baleia Azul”, com os jovens do Ensino Médio da Escola de Referência Olavo Bilac. Ainda nesta semana, terão outras iniciativas, como o projeto “Amigo de Peito”, que levará ao município uma unidade móvel de Mamografia Digital e realizará 170 exames em mulheres de 50 a 69 anos, entre os dias 26 e 27 deste mês. Os horários de atendimento serão por ordem de chegada, das 8h às 12h, pela manhã, e das 13h às 17h, pela tarde. As pacientes devem levar RG, Cartão do SUS, CPF e comprovante de residência.

CEDOCA reabre oficialmente nesta terça (23)

Nesta terça (23), também está programada a reabertura oficial do Centro de Excelência de Derivados de Carne e Leite (CEDOCA). O Centro que recebe e escoa a produção local de leite de cabra reabre após uma reforma, já que foi recebido pela atual gestão em péssimas condições de funcionamento.

Educação para um trânsito seguro

Desde o dia 1º de maio as escolas da rede municipal de Sertânia estão engajadas no Movimento Maio Amarelo realizando atividades voltadas à conscientização para tornar o trânsito mais seguro através de ações educativas. E na próxima sexta-feira (26), as Secretarias de Educação e de Saúde em parceria com o Detran-PE, estarão realizando a culminância do Movimento na quadra da Escola Etelvino Lins, a partir das 13h com a presença da Turma do Fom-fom. Em seguida, haverá uma caminhada pelas principais ruas da cidade.

Deixe um comentário