Expocose em Sertânia gera meio milhão de reais em negócios na caprino-ovinocultura

A edição de 2017 da Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia, a Expocose, no Sertão do Moxotó, entrou para a história. Em seus 45 anos de existência, a Exposição de Sertânia se transformou em um dos maiores eventos da caprino-ovinocultura no Nordeste, o que se confirmou este ano com a movimentação financeira e de pessoas no município, entre os dias 05 e 09 deste mês.

 Só a programação técnica gerou mais de R$ 500 mil em negócios no segmento, levando em consideração leilão de animais, comercialização e premiações. Esse número pode ser triplicado, se for levada em consideração a movimentação na economia local, nos hotéis, comércios e serviços do município. Sertânia é considerada a Capital Nordestina da Caprinocultura, com um rebanho de mais de 60 mil animais, segundo dados do IBGE. Durante os cinco dias de Expocose, o Parque Professor Renato Moraes recebeu uma centena de criadores e cerca de 1,5 mil animais vindos de diversos estados e, principalmente, da Região Nordeste. Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e vice-prefeito, Toinho Almeida, o resultado superou as expectativas. “Em meio a um cenário de crise, que vivemos no Brasil todo, hoje, podemos considerar que nosso evento foi um grande sucesso, acima do esperado, que já era bastante otimista”, afirmou.

O Primeiro Leilão Berço do Anglo, que também fez parte da programação técnica e aconteceu na Casa de Shows Marajoara, no Centro, movimentou em torno de R$ 200 mil. Durante a Expocose, quase 90 mil visitantes frequentaram o Parque, entre sertanienses e turistas. Além disso, o show da cantora Claudia Leitte, no sábado (08), bateu o recorde de público, com mais de 40 mil espectadores. A geração de empregos chegou a 1,2 mil, entre diretos e indiretos. No encerramento, o prefeito e ex-deputado estadual, Ângelo Ferreira, agradeceu o empenho de sua equipe e parabenizou a população, que construiu o evento junto à organização.

Deixe um comentário