Paulo anuncia construção de duas ETEs no Sertão do São Francisco

Durante mais uma rodada do programa Pernambuco em Ação do Sertão do São Francisco, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta sexta-feira (14), em Petrolina, a construção de duas Escolas Técnicas Estaduais (ETE) em municípios da região. As unidades serão construídas em Cabrobó e em Petrolina e vão contar com um aporte de R$ 13 milhões cada.

“Pernambuco tinha seis escolas técnicas em 2007, e hoje já temos 37 ETEs funcionando nas diversas regiões do nosso Estado. Temos quatro em construção e mais duas em processo licitatório. Inclusive, a de Cabrobó. Hoje, também, assinamos o termo de doação do terreno para a construção de uma unidade aqui, em Petrolina. E tudo isso é fruto de um planejamento pensado pelo ex-governador Eduardo Campos, lá atrás, que fizemos questão de dar continuidade”, frisou o chefe do Executivo estadual.

A ETE de Petrolina será construída no bairro de Pedra Linda, em uma área de 22 mil metros quadrados. O processo licitatório da unidade está previsto para este segundo semestre e a ordem de serviço deverá ser autorizada no início de 2018.

“Nós já iniciamos as tratativas com o Ministério da Educação e com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a liberação de parte dos recursos e para que possamos iniciar, o mais breve possível, a construção das unidades”, explicou o secretário estadual de Educação em exercício, João Charamba. Do valor total a ser investido, 60% é repassado pelo governo federal e 40% pelo Estado.

Já a licitação para a implantação da unidade de Cabrobó está em fase de finalização e a ordem de serviço deve ser dada em um prazo de 90 dias. A estrutura vai atender, inicialmente, 720 alunos, podendo chegar a até 1.200. O espaço contará com salas de aula, secretaria, arquivo, almoxarifado, hall de acesso, diretoria, coordenação, banheiros, biblioteca, sala dos professores, laboratórios de informática, ciências, física/matemática, cozinha, despensa, recreio coberto/refeitório e quadra coberta com vestiário.

Ganhe o Mundo
Na oportunidade, o governador entregou certificados de participação a três alunos do Programa Ganhe o Mundo. Foram eles: Bruna Carvalho Santos (Nova Zelândia), Ester Hadassa Lima (Canadá) e Erica Loranne Amorim (Nova Zelândia).

Deixe um comentário