Frio impulsiona turismo de Garanhuns e Triunfo

Já famosas pelas baixas temperaturas, algumas cidades do interior de Pernambuco devem receber uma ajuda do frio extra deste inverno para incrementar o turismo. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), na semana passada, foram registradas temperaturas de 13,8º em Garanhuns, no Agreste, e de 12,9º em Triunfo, no Sertão. Como consequência direta, os hotéis das duas cidades, que iniciam festivais ainda nesta semana, registram aumento de até 15% na procura em comparação ao ano passado.

“Se todo mundo está sentindo frio no Recife, imagina em Garanhuns!”, comemora o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), Eduardo Cavalcanti. Segundo ele, a ocupação dos estabelecimentos de Garanhuns chegava aos 85% no início desta semana e, em Triunfo, de 80%. “Mas muita gente ainda deixa para última hora, então acreditamos que com o início dos eventos esses percentuais irão se aproximar mais dos 100%”, diz.
O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) começa nesta quinta-feira (20) e segue até o próximo dia 29. Será a 27ª edição do evento que é uma organização do Governo do Estado. Já em Triunfo, a 59ª Festa dos Estudantes – uma realização municipal – começa neste sábado (22) e também segue até o dia 29. Além de música, as duas festas reúnem mostras de arte diversas.
“A demanda para o FIG está muito boa em relação ao ano passado. Esse frio atípico, mais intenso, fez mais gente procurar mais roteiros no interior”, reforça o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Pernambuco (Abav-PE), Marcos Teixeira. Ele percebe aumento de 10% na procura por excursões para passar o dia na cidade partindo do Recife.

As unidades dos hotéis do Sesc nas duas cidades já estão lotadas para este período desde abril. “O festival faz parte da nossa alta estação, a nossa maior demanda”, destaca Maria Genil de Melo, gerente de hotel em Garanhuns, cujos 110 apartamentos já estão reservados. Durante o ano são 116 funcionários para manter a estrutura e, durante a alta estação, eles recebem o reforço de mais 11 pessoas.
“A diferença deste ano é que percebemos mais gente ligando para tentar fazer reserva, mesmo com a nossa capacidade já completa”, analisa a gerente da unidade de Triunfo, Cristiane Campos Lacerda, onde há 144 leitos e 120 funcionários. “A cidade está linda e fria! O turista se encanta ao ver a neblina cobrir o Sertão”.
Para quem procura casas para alugar ainda há opções, mas poucas. No site Airbnb, por exemplo, os preços para nove noites variam de R$ 805 a R$ 4 mil.

Deixe um comentário