Hospital Municipal de Sertânia ganha novos equipamentos

O Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, em Sertânia, recebeu novos equipamentos nesta semana. Só na última quinta-feira (20), foram 40 novos leitos completos com colchões, grades e suporte para soro. Um investimento de quase R$ 100 mil. Além disso, os sertanienses, agora, podem realizar o exame de eletrocardiograma. Isso porque foram adquiridos dois eletrocardiógrafos, só nesta gestão.  O Governo Municipal também investiu em dois desfibriladores, autoclaves, carrinhos de curativos, refletores e até em ar-condicionado para a melhoria do atendimento ao público. Foram 10 aparelhos que vão ajudar na climatização dos ambientes, apartamentos e enfermaria. Em entrevista à Rádio Sertânia FM, nesta sexta-feira (21), no programa Sertânia em Ação, de responsabilidade do gestor do município, Ângelo Ferreira, a secretária municipal de Saúde, Mariana Araújo, comentou que ainda vão chegar no Hospital outros equipamentos, como freezer, máquinas de lavar e secar roupas hospitalares, suportes de soro, poltronas e carros maca. Se somados os valores de todos esses materiais, o investimento só na Unidade de Saúde supera a marca de R$ 290 mil.

Durante a entrevista, foi destacado o fato de que o Hospital foi deixado pela antiga gestão com apenas 8 camas. Neste ano, já foram adquiridos pelo novo Governo Municipal, ao todo, 54 leitos novos. Hoje, conta com mais de 60, valor oito vezes maior que o deixado pelo ex-prefeito. Só no primeiro semestre, foram comprados 14, em caráter de urgência. O ex-gestor do município divulgava abertamente uma reforma na fachada deste Hospital, que no entanto não trouxe benefícios significativos para os pacientes, segundo a nova gestão. A ex-prefeita Cleide Ferreira, que antecedeu Guga Lins, deixou o local com 100 leitos e com quartos equipados, o que não foi encontrado quando a nova gestão assumiu, em 2017.

“O Hospital é a grande obra da antiga gestão de Sertânia. Uma reforma que foi feita com recursos do FEM, do Governo do Estado, mas que na verdade não é essa grande obra que aparenta ser. A frente é bonita. Os consultórios são bons, mas todo o resto do hospital, não. Quando chovia, a água invadia o prédio. Hoje, já conseguimos consertar esse problema”, apontou o prefeito do município. O Centro Cirúrgico do Hospital é outra área que foi abandonada nos últimos quatro anos. Novos equipamentos deverão ser comprados, para reconstruí-lo, de acordo com o ex-deputado estadual. E a Fisioterapia também foi sucateada, segundo a atual gestão. “Nenhum equipamento estava em condições de funcionamento. Já solicitamos a compra de novos aparelhos, que devem chegar nas próximas duas semanas, para que volte a existir atendimento nessa área”, comentou a secretária.

“Estamos reequipando o Hospital, com recursos da prefeitura e também do Governo Federal. Vamos fazer ainda mais. Vamos comprar aparelho de ultrassonografia novo e dois equipamentos para  o laboratório. Com recursos de uma emenda parlamentar minha, ainda como deputado, e outros com recursos próprios do município. Já compramos duas ambulâncias que estão a caminho. Na semana que vem, a empresa fará a entrega, já que estão adaptando para veículo especial, como deve ser feito”, contou Ângelo. Outras novidades ainda estão por vir. A emergência do Hospital também vai mudar e voltar para a frente do prédio e o equipamento para revelação do Raio-X será providenciado, já que a antiga gestão perdeu convênios, não adquiriu e esse exame ainda não pode ser feito no município.

Deixe um comentário