Governo Municipal desenvolve ações na Zona Rural de Sertânia

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sertânia está desenvolvendo, nas últimas semanas, ações na Zona Rural do município para o homem e a mulher do campo. Segundo o vice-prefeito e secretário da pasta, Toinho Almeida, a parte do investimento da prefeitura no Seguro Safra, cerca de R$ 120 mil, já foi liberada para 2,3 mil famílias, neste ano de 2017. Além disso, foi realizado o desbloqueio do benefício para 188 famílias, referente ao ano passado (2016), que não estavam com os seus dados atualizados.

As estradas, que dão acesso à Zona Rural, também estão sendo recuperadas por meio da Operação Tapa-buraco, com máquinas como a motoniveladora, caçamba, enchedeira e retroescavadeiras, a exemplo dos sítios Campos e Caiana, e das vicinais em Rio da Barra. “Da BR-232 até o povoado de Caroalina, todo o caminho já está pronto”, garantiu Toinho. O secretário explicou ainda que nas localidades onde as máquinas passam, os campos de futebol também são recuperados.

Para auxiliar os criadores, a Secretaria vem abrindo, com a máquina retroescavadeira, cacimbas para os animais, formando bebedouros, como no sítio Urubu e na região de Algodões. Como as chuvas foram centralizadas, não atingindo todas as áreas do município e após quase 7 anos de seca, ainda assim algumas regiões não possuem água no subsolo. A prefeitura, no entanto, mobiliza caminhões-pipas para as escolas municipais, os postos de saúde, entre outros prédios, minimizando o efeito da estiagem.

Além dos bebedouros, também está acontecendo a abertura de silos, com o auxílio da retroescavadeira, para guardar a ração animal. Para ajudar o produtor a preencher esses silos, foi adquirida, nesta semana, uma máquina ensiladeira, uma parceria entre os governos Federal e Estadual, doada para a prefeitura. O vice-prefeito ainda aponta mais uma iniciativa: a reforma do Matadouro Público, que será um ganho para a população sertaniense.

Deixe um comentário