Escreve, Leitor!: Dificuldade no transporte universitário de estudantes de Sertânia

Venho denunciar a situação dos estudantes da cidade de Sertânia, que fazem Universidade e outros cursos de nível superior na cidade vizinha de Monteiro (PB). Estamos sendo humilhados pelo poder municipal, pois desde o começo do ano, o transporte que nos leva diariamente, no início um ônibus escolar e duas vans particulares, já não suficientes, pois existem cerca de 100 alunos que são transportados.

Nestes últimos dias, passou a ser apenas uma van e um ônibus escolar , ficando inviável esse transporte, já que o ônibus escolar só pode levar pessoas sentadas. Não existe corrimão para que uma pessoa viaje com segurança. Esse sai completamente cheio de estudantes em pé, como se fossem gado.

A van, que é de propriedade particular, não leva pessoas em pé, segundo o dono, para não depreciar o veículo. A segunda van deixou de fazer o transporte por falta de pagamento da prefeitura, segundo o dono. Eram dois meses de atraso e ele já estava tendo que tirar dinheiro do próprio bolso para abastecer e assim transportar os alunos.

Sem falar que o transporte não é de graça, todos os alunos pagam uma taxa de R$ 15,00, para dividir a despesa com a prefeitura, mas ela  não cobra nada de outros estudantes que também fazem curso superior em Arcoverde.

Muitas pessoas estão desestimuladas e outras que com muito sacrifício começaram o curso agora estão desistindo. Outros trabalham o dia todo e saem direto do emprego já cansadas para a universidade, tem que enfrentar o desconforto de ir em pé por 30 quilômetros na ida e 30 na volta no ônibus super lotado todos os dias.

Por Eduardo Brito

Este post tem 16 comentários

  1. Tayse

    Meus caros, não estamos aqui fazendo comparações da gestão, estamos reivindicando nossos direitos, direitos esses que estão sendo violados, e algumas pessoas ainda insistem em ostentar seu conformismo.
    Estamos passando por alguns problemas referente não apenas ao desconforto de ir e voltar por diversas vezes em pé no trajeto Sertânia/Monteiro, mas também e principalmente por que da forma que esta, estamos atentando contra nossas próprias vidas… Ônibus superlotado, varias pessoas no corredor, a estrada já não ajuda muito… Enfim, precisamos fazer algo. E quando citamos a atual gestão, isso se faz por que já é de total conhecimento da parte administrativa tudo isso que esta acontecendo e nenhuma providencia foi tomada, a cada dia a situação esta ficando mais complicada, já passamos sim por diversas dificuldades, mais estamos enfrentando uma das piores, falo isso porque venho a quase quatro anos fazendo esse trajeto. sou estudante do IFPB (Instituto Federal Da Paraíba) curso o 7º período em Construção de Edifícios. Referente a alguns comentários sobre os estudantes do IFPB, o que tenho a dizer é que não agimos com conformismo e quando lutamos por nossas causas lutamos também por todos que estão passando pela mesma situação.

    “A luta pelo direito surge quando este se faz necessário”

  2. DUARDO TOSCANO DE BRITO

    Sou aluno do IF do primeiro período de construção, e venho expressar meu repúdio a dois comentários neste blog.O primeiro de uma pessoa que infelizmente não se identificou que diz:” MAS DA FORMA QUE QUEREM ALGUNS, PRINCIPALMENTE OS QUE ESTUDAM DO IF QUEREM NÃO TEREMOS TRANSPORTE NUNCA, POIS QUEM QUER CONFORTO COMPRE UM CARRO PARA USO PESSOAL.”.
    Nós do IF queremos sim condições dignas para estudarmos, uma vez que a própria Constituição diz em seu Art. 208: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: atendimento ao educando, através de programas suplementares de material didático-escolar, TRANSPORTE, alimentação e assistência à saúde. O que questionamos é a falta de resposta da prefeitura municipal (que é o ESTADO), a respeito do problema de super lotação do ônibus, falta de pagamento a um dos dois donos de lotação que complementam esse transporte de alunos. Acredito que essa é uma luta de todos e não só do IF. Afinal a melhorias dessas condições afetarão os da UEPB, do pessoal dos cursinhos, etc. É LAMENTÁVEL que pessoas alienadas tentem passar que o pessoal do IF está exigindo alguma coisa fora da realidade. Só queria dizer a esta pessoa que me incomodo sim de ir e vir em pé no ônibus ou na van, e que se ela(e) não se incomoda, quando eu entrar no ônibus e não houver mais lugar e ela(e estiver sentada, basta me ceder o assento.
    Ao segundo comentário aqui colocado por Rafael Rodrigues, que como ele mesmo descreve: não estou vendo humilhação por parte do prefeito. e sim pelo os próprios estudantes q não querem paga uma ajuda de 15 reais pois antes pagavam 31 reais era na lei da chibatada e todos ficavam caladinhos.
    É sabido que uma das vans não deixou o transporte apenas pela falta de pagamento dos alunos, até porque a maioria esta quite, e sim por dois meses que não recebia da prefeitura.
    Agora, se existem alunos antigos acostumados a levar chibatada, que parece ser caso de Rafael Rodrigues, e achar bom, pode ter certeza que não é o meu caso, vou sempre questionar e procurar os meus direitos como estudante e cidadão, e pior ainda se eu pagar pelo serviço.
    Se a outra administração fazia os alunos de gato e sapato, é porque admitiam, o que não pede é achar que se antes era péssimo e agora ficou ruim o negócio melhorou.
    Reclamar por um serviço mal prestado é um direito de todos nós doa a quem doer.

  3. Mary

    kkkkkkkkkkkkk esse prefeito deve promessa ate os santos kkkkk cadê a faculdade? Transporte de graça cuidados com as pessoas nunca é descanso mesmo. Senhor prefeito esta desmanchando o que já tinha pronto. E tome mudança os alunos que pagam querendo ter um futuro melhor e ele com promessas falsas tentando prejudicar os alunos. Mais ele vai cumprir nem que seja uma promessa das que prometeu galera kkkkkkkkkkkk adorooooooooooooo

  4. Estudante

    Minha cara Neide não seja mentirosa, em momento algum o ônibus saiu da pista. Temos um excelente motorista, o que ocorre é que a pista é horrível com muitos buracos, logo se faz necessário o desvio dos mesmos. Quanto ao risco, de fato é verídico. Corremos sim como em qualquer outra viagem, mas as possibilidades à favor se acentuam por causa do amontoado de pessoas.

  5. Estudante

    Meu caro colega Leonardo Soares, de fato é direito de todos e a luta também é de todos. Fiz referência a proposições políticas que estão circundando o problema que enfrentamos, não concordo com essa concepção. Xingam a prefeitura, mas esquecem que os senhores e senhoras que estão tomando nossa causa como um descaso do município (FAZENDO A PROPAGANDA) o fazem para se beneficiar politicamente.Isto é hipocrisia, pois como disse, os mesmos que agora se insurgem contra o município nunca moveram sequer um dedo (falando de modo popular) para nos ajudar e sabiam da nossa situação humilhante. Fico feliz por você e outros não sofrerem o mesmo que eu e muitos sofremos. Reafirmo, e reivindico o melhoramento do transporte para nossa segurança, quanto a isso não se discute, pois é primordial. Ainda, no que se refere ao meu anonimato, você entendera à medida que tiver maior convívio com o demais estudantes que em sua maioria não passam de fingidos, bradam como guerreiros indo para a batalha, porém na hora H fogem, encondem-se direcionando a responsabilidade para um só estudante (o bode expiatório). Perdoe-me se o ofendi, não era a intenção quando me referi aos estudantes do IF, NÃO SÃO TODOS QUE SE PORTAM DO MESMO MODO. OBSERVE TAMBÉM QUE OS ESTUDANTES DA UEPB REIVINDICAM,CONTUDO NÃO PROPAGAMOS O ACHINCALHAMENTO DO MUNICÍPIO. AFINAL, SOMOS SERTANIENSES SE NÃO LUTARMOS POR NOSSA TERRA, QUEM O FARÁ?
    AS FAMÍLIAS, LINS E FERREIRA NÃO VÃO. HÁ DÉCADAS QUE A DEMOCRACIA CORONELISTA TOMA CONTA DA NOSSA CIDADE. É NOSSO DEVER CONTRIBUIR PARA QUE ISSO MUDE.

  6. NEIDE

    ONTEM O MICRO-ÕNIBUS ESTAVA TÃO LOTADO QUE NO ESPAÇO PARA DUAS PESSOAS VINHA TRÊS E O CORREDOR REPLETO QUE MAL DAVA PARA SE MECHER.SEM FALAR QUE O ÔNIBUS SAIU DA PISTA POR CONTA DO PESO QUE ESTAVA DEMAIS ARRISCADO UM ACIDENTE!É O CUIDADO COM AS PESSOAS………….

  7. Caro estudante anônimo, você como eu, deve utilizar esse transporte para monteiro e com certeza vem enfrentando dificuldades como essa a bem mais tempo que eu, pois estou no primeiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFPB, mas antes de afirmar algumas coisas deveria se informar primeiro.
    Logo vejo que você tenta generalizar, como se as o opiniões dos alunos do IFPB fossem às mesmas, o que não são, alguns não querem conforto como você diz, no meu caso não me importo se for para pagar ou não, ou se for para ser transportado em pé ou sentado. Eu quero ter que ir estudar de forma que eu não coloque minha vida ou as vidas dos meus colegas de estudo (inclusive a sua) viajando de maneira que em qualquer problema acontecer algo de pior, levando em consideração os problemas citados na postagem, coisa que não espero, mas existe possibilidade de acontecer.
    Ainda assim você se conforma, e eu entendo visto que deve ter passado por situações piores, mas não deveria tentar correr atrás do melhor para todos ao invés de falar: “não está bom, mas espero que melhore”. Típico conformismo, e é direito seu não tentar fazer nada, mas não tente criticar quem tenta fazer o melhor pra TODOS.
    Não iria comentar esta postagem, porém estranhei suas criticas adversas e direcionadas aos estudantes do IFPB, logo num momento que deveríamos nos unir para melhorar a situação.
    E só uma observação: eu não levanto bandeira nenhuma de partido nenhum, inclusive trabalho para a prefeitura e não tenho medo de colocar meu rosto a tapas se for pra reivindicar o que eu acho errado.

  8. Fernanda Sevla

    Somente os estudantes é´que sabem da verdade e os que criticam não são estudantes! Ora, o Prefeito prometeu em palanque e no guia trazer cursos, univesidade, transporte, foi tanta promessa que mesmo ele se reelegendo não dá pra cumprir e povo caiu nessa.

  9. Carla Patricia

    O problema é que o PREFEITO prometeu que os transportes para os estudantes seria de GRAÇA, eu disse de GRAÇA. Se ele não conhecia, nem conhece e nem quer conhecer a realidade dos estudantes de Sertânia, ele cuide em cumprir pelo menos essa promessa. De festa, pega de boi, e cachaça a cidade esta cheia.

  10. Tiago Medeiros

    Uma falta de respeito a população.. Concordo com vc Wilton Barbosa , eita voto perdido da gota.. como já se esculta rumores na cidade de que Raimundo gois foi muito melhor, ‘Não colocou nem uma pedra, mas também não tirou’ !

  11. Wilton Barbosa

    Eita voto perdido meu Deus!!!!! Trabalho e o cuidado c as pessoas, mais só da família do Prefeito! Um absurdo! Indignação da nação amarela. Prefeito de 4 anos, a cidade já clama. A gente coloca, e a gente tira!! Lins de Albuquerque no poder nunca mais.

  12. nao estou vendo huminhaçao por parte do prefeito.e sim pelo os propios estudantes q nao querem paga uma ajuda de 15 reais pois antes pagavam 31 reais era na lei da xibatada e todos ficavam caladinhos agora querem colocar a culpa na prefeitura.esse povo nao presta ta solto tem que ta preso pois quanto mais solta mais o povo apronta.prefeito uma dica de a mesma ajuda q a antiga gestao dava assim eles voltam a pagar 31 reais com juros de 1 real por dia como era se houvesse atraso.assim q o povo gosta.faça isso q o senhor vai ser bom pra eles.a maioria do povo gosta de sofrer nao presta ser bonzinho nao.deixa como era antes e pronto.

  13. Estudante

    Meus caros amigos que acima criticam veementemente o governo atual em razão do transporte oferecido aos estudantes na cidade de Monteiro. Primeiramente, gostaria de lhes afirmar que concordo com vossas opiniões acerca da má qualidade do transporte oferecido e do sofrimento pelo qual passamos, enfrentando cansaço, super lotação e outras dificuldades. No entanto, acredito que se equivocam no ataque realizado ao governo municipal por tal motivo. Lembremos: quando os cursos começaram a ser oferecidos em Monteiro – primeiro pela UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) – não havia transporte público gratuito para os estudantes e, lembro também que a ida de estudantes a cidade de Monteiro teve inicio no governo anterior. Muitas vezes foi solicitado a disponibilização de um transporte para os estudante de Monteiro, sendo o pedido negado todas as vezes sob a desculpa de não se poder infringir a lei, uma vez que o MEC não autorizava o uso de transportes para limites que ultrapassassem as fronteiras do município. O tempo passou e surgiu o IFPB, também na cidade de Monteiro oferecendo cursos na área técnica, o que colaborou para o aumento repentino do número de estudantes. Em razão disso o motorista que na época fazia a linha disponibilizou de mais carros para o translado dos estudantes. A credito que todos lembram da matemática utilizada na época pelo motorista que só acrescia o valor a ser pago como passagem, à medida que aumentava o número de alunos, indo em contradição ao principio máximo de qualquer calculo de divisão. Enfim, pagávamos pelo transporte, eramos maltratados, humilhados, sofrendo todo tipo xingamento. Agora, temos um transporte gratuito fornecido pela prefeitura, porém não é suficiente para transportar todos os alunos, daí a contratação de mais duas vãs particulares para atender a todos. Consequentemente, o município sabe lá por que razão não pode arcar com todas as despesas, ficando a nosso encargo o dever de pagar o valor de quinze reais para monitoramento das vãs. Creio que tal quantia não afete financeiramente ninguém e, que obtivemos avanço, sim, senhores, avanços, pois não sofremos mais humilhação,apenas passamos por desconfortes comuns a quaisquer estudantes em qualquer parte do Brasil. O FATO É QUE INDEPENDENTEMENTE DE ADMINISTRAÇÃO “A”, “B” OU “C” O MUNICÍPIO ESTÁ COLABORANDO DA FORMA QUE PODE E ACREDITO QUE MELHORARA COMO PASSAR DO TEMPO. AINDA, LHES DIGO QUE INDEPENDENTEMENTE DE PREFEITO SEJA ELE, GUGA, ÂNGELO, CLEIDE OU ATÉ MESMO SE O FOSSE JÕAO MIGUÉ É DIREITO NOSSO E DEVE ASSEGURADO PELO MUNICÍPIO O TRANSPORTE GRATUITO, MAS DA FORMA QUE QUEREM ALGUNS, PRINCIPALMENTE OS QUE ESTUDAM DO IF QUEREM NÃO TEREMOS TRANSPORTE NUNCA, POIS QUEM QUER CONFORTO COMPRE UM CARRO PARA USO PESSOAL. HAJA VISTA, QUE A MEDIDA QUE O TEMPO PASSA TENDE O AUMENTO DA QUANTIDADE DE ALUNOS RUMO AS INTITUIÇÕES PARAIBANAS E AI TODA A FROTA MUNICIPAL TERÁ DE SER DISPONIBILIZADA PARA O TRANSLADO DOS INCOMODADOS ESTUDANTES.
    PESSOAL, VAMOS SER CONSCIENTES E ANALISAR A SITUAÇÃO E NÃO USAR DO NOSSO USUAL FANATISMO POLÍTICO EM DEFESA DAS FAMÍLIAS DO PODERIO SERTANIENSE, OU QUEREMOS CONTINUAR FADADOS AO ATRASO E AO ENRIQUECIMENTO DAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS DE NOSSO MUNICÍPIO?
    PENSEM…

  14. Valdina

    Oxente! E a nota que o prefeito colocou no carro de som dizendo que estava cumprindo a promessa de fornecer transporte de graça aos estudantes? Que feio prefeito! Propaganda enganosa é crime viu? Cadê o cuidado com as pessoas? Esse governo é muito pior que o de Raimundo Góis. Nem se compara!

  15. Inaldo

    Essa é simplismente uma FUSÃO da SALVAÇÃO DE SERTÂNIA com o TRABALHO e o CUIDADO COM AS PESSOAS! Ou SLOGAN feio meu DEUS!

Deixe um comentário