Secretaria de Educação de Sertânia realiza evento sobre a Semana da Pessoa com Deficiência

A Secretaria de Educação do município de Sertânia realizou na tarde desta sexta-feira, dia 1°, na quadra da Escola Etelvino Lins, um evento de culminância da Semana da Pessoa com Deficiência, com o tema: A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades. Desde a última segunda, dia 28, foi vivenciada uma programação diversificada e voltada para a temática.

O objetivo da iniciativa é envolver e sensibilizar a comunidade escolar, familiar e representações de órgãos e segmentos, bem como da sociedade em geral, nas atividades trabalhadas no contexto da educação inclusiva nas escolas municipais de Sertânia. Foram envolvidos todos os alunos das escolas municipais, gestores, educadores de apoio, professores, mediadores, pais e responsáveis. As escolas se apresentaram, depois seguiram em caminhada pelas ruas da cidade até a Praça de Eventos. O evento contou com a presença do prefeito Ângelo Ferreira; do secretário de Educação, Júlio César Albuquerque; do secretário de  Juventude, Esporte, Cultura e Turismo, José de Vasconcelos Silva (Zuza);  e do gestor da Gerência Regional de Educação de Arcoverde, Reginaldo Amorim.

No município, acontece o Programa Pacto Para Diferença, que estabelece um pacto entre o Estado e as cidades, visando oportunizar o acesso e permanência dos educandos com deficiência no contexto educacional e social, tendo como base a sensibilização da comunidade escolar e sociedade em geral, para mobilizá-los no combate à descriminação e ao preconceito do qual são postos às pessoas com deficiências.

Tem como objetivo inserir, orientar (formações continuadas), acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas pela rede municipal de ensino, referente às implementações necessárias para a oferta dos serviços de Atendimento Educacionais Especializados (AEE) e nas Salas Regulares dos alunos e profissionais da Educação Especial Inclusiva.

A adesão ao Programa Pacto para Diferença foi realizada na gestão da ex-prefeita Cleide Ferreira, tendo a sua retomada na atual gestão. Os estudantes que são público-alvo do Programa são autistas, crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Down ou com deficiências física, mental, auditiva, múltipla, visual, entre outras. Hoje, o programa atende 165 alunos com deficiência matriculados nas escolas com 22 mediadores em salas de aulas regulares e em três salas de recursos.

Deixe um comentário