Nordeste é única região do País em que popularidade de Temer piora ainda mais

Informações: JC Online

Não é à toa que governadores do Nordeste já se declaram publicamente como de oposição ao presidente Michel Temer (PMDB), a exemplo do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Principal base eleitoral do ex-presidente Lula (PT), o Nordeste se descolou do restante do Brasil na avaliação sobre o governo Temer. Os dados estratificados da nova pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quarta (20), mostram o Nordeste como única região do País a manter a tendência de piora da popularidade do governo e da maneira de governar do presidente.

Enquanto nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte a avaliação do governo Temer teve uma oscilação positiva, segundo a pesquisa CNI-Ibope divulgada nesta quarta (20), no Nordeste os níveis de reprovação ao peemedebista pioraram ainda mais. A soma de avaliações “ruim” ou “péssimo” subiu de 77% para 84% no Nordeste. No Brasil, caiu de 77% para 74%.

 

 

Já a soma de “bom” ou “ótimo” no Nordeste era de 3% em setembro e oscilou dentro da margem de erro para 4%, na nova pesquisa. Na média brasileira, o “bom” e “ótimo” de Temer subiu de 3% para 6%.

 

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Para se ter uma ideia da diferença na avaliação do governo entre o Nordeste e as demais regiões brasileiras, o pior momento de Temer foi em setembro, quando ele atingiu uma soma de 79% de ruim e péssimo nas respostas dos entrevistados na região Sul. Na nova pesquisa, a soma de ruim e péssimo caiu para 61%, no Sul. Já no Sudeste, houve queda foi menor, mas em linha com o restante do País: de 76% em setembro para 72% na nova pesquisa.

E no Nordeste? De acordo com os números do CNI-Ibope, em julho a avaliação do governo Temer no Nordeste somava 79% de ruim e péssimo. Depois oscilou dentro da margem de erro para 77% em setembro. Mas na nova pesquisa saltou para 84% de ruim e péssimo. Na média de todo o País a soma de ruim e péssimo chegou a 77% em julho, mas recuou para 74% em dezembro.

No Nordeste, Temer 17% dos entrevistados consideravam Temer regular em setembro. O número caiu para 11% em dezembro. Na média brasileira, Temer foi considerado regular por 16% dos entrevistados em setembro e 19% em dezembro.

MANEIRA DE GOVERNAR

Um outro indicador da pesquisa é a maneira de governar. Aqui a pergunta é bem mais direta: se o entrevistado aprova ou desaprova.

Na série histórica da pesquisa, o Nordeste foi a única região em que a desaprovação de Temer superou a barreira dos 90%, chegando a 91% em setembro. E o cenário piorou mais ainda para Temer, batendo os 93% na nova rodada da pesquisa. Os 5% que aprovam a maneira de governar de Temer no Nordeste se mantiveram em dezembro. Apenas 2% não souberam responder.

Em todas as outras regiões Temer oscilou positivamente nesse quesito. No Sul, por exemplo, a desaprovação caiu de 89% para 84% e lá a aprovação foi de 7% para 10%.

No saldo geral, a aprovação de Temer oscilou para cima, dentro da margem de erro, indo de 7% para 9%. E a desaprovação, também na margem de erro, foi de 89% para 88%.

Deixe um comentário