Velório do ex-ministro Armando Monteiro Filho reúne políticos em Pernambuco

O corpo do empresário Armando Monteiro Filho, falecido aos 92 anos, começou a ser velado nesta terça-feira (2) na Capela de Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife. Parentes, amigos e políticos compareceram ao local para se despedir do empresário e destacaram o tom conciliador de Armando. (Veja vídeo acima)
“É uma perda muito grande para Pernambuco e para o país, porque doutor Armando Monteiro sempre foi um homem de construir pontes, de fazer união, mas também firme quando discordava”, afirmou o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco.
O vice-governador do estado, Raul Henry (PMDB), também compareceu ao velório. “Armando Monteiro Filho sempre foi uma pessoa muito respeitosa, muito elegante no debate político, mas sempre teve posições muito claras ao longo de toda a sua vida”, reconheceu.
Para o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, Armando Monteiro Filho era um exemplo. “Uma das pessoas mais educadas que eu tive oportunidade de conhecer. Perde Pernambuco, perde o Brasil e perde a política”, lamentou.
Pai do senador Armando Monteiro Neto (PTB), ele teve problemas pulmonares. A informação foi repassada pela assessoria do parlamentar. A cerimônia de cremação está prevista para as 11h da quarta-feira (3), no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
História política
Engenheiro de formação, Armando Monteiro Filho foi eleito deputado estadual em 1950 pelo PSD e, em 1954, foi eleito deputado federal. Entre 1961 e 1962, foi eleito ministro da Agricultura.
Ainda em 1962, foi candidato ao governo de Pernambuco, mas foi derrotado por Miguel Arraes. Também concorreu ao cargo de senador em 1994, mas não chegou a se eleger. Em 1998, passou para o PMDB.
Repercussão
Diante da morte do ex-ministro, o governador Paulo Câmara (PSB) decretou luto oficial de três dias. Ele também divulgou nota de pesar se solidarizando com familiares e amigos de Armando Filho.
Segundo a nota enviada pela assessoria de Paulo Câmara, “Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e político. Ele teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações.”
O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), também falou sobre a morte de Armando Filho. Por meio de nota, ele ressaltou a trajetória política do empresário.
Segundo o prefeito, Armando Filho foi um homem público que dedicou toda sua vida ao Brasil e a Pernambuco, nos negócios, e como deputado e ministro de Estado. “Sua trajetória se confunde com a história política do Brasil, sempre ao lado dos interesses de Pernambuco. Que Deus leve conforto a seus familiares neste momento de dor”, escreveu.
O senador Humberto Costa disse que Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial. “Tive a oportunidade de externar meu reconhecimento a esse grande homem público quando o indiquei para receber o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, em homenagem à sua brilhante, exitosa e honrada trajetória de vida”, declarou, por meio de nota.
O ex-ministro das Cidades Bruno Araújo declarou, por meio de nota, que Pernambuco e o Brasil perderam Armando Monteiro Filho uma importante referência de homem público e empresário que sempre se conectou às legitimas causas sociais pensando de forma coletiva. “Deixo aqui os meus sentimentos a toda a família”, esceveu o deputado federal (PSDB).
Para o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB), Armando Filho sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. “Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano”, afirmou, por meio de nota.

 

Deixe um comentário