SAMU Regional do Agreste será implantado dia 27

Na próxima segunda-feira, 27 de maio, às 8h da manhã, o Secretário de Saúde de Pernambuco, Dr. Antônio Figueira, estará novamente em Garanhuns, e junto com a V GERES – Gerência Regional de Saúde, representam o Governador Eduardo Campos, na implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – de 18 municípios do Agreste. Ao todo, contabilizam-se  20 municípios com equipamentos, pessoal e ambulâncias para atendimento da população, e que terão suas bases funcionando normalmente a partir da implantação.

Garanhuns e Lajedo, que já estão com o serviço funcionando desde o final de semana, também participam do evento, aliás, a Cidade das Flores conta além da ambulância básica, com outra Unidade Avançada, incluindo equipamentos de UTI.

A gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, informa que diversas autoridades estarão presentes, dentre prefeitos da região, secretários de saúde e representantes de diversas entidades, inclusive da capital pernambucana. “Estamos também convidando a população, de todos os municípios, para vir acompanhar este momento especial para a saúde regional. Um marco do Governo Estadual que investe diretamente na saúde e na vida das pessoas” – Afirmou a gestora.

A população deve discar, em todos os municípios, para o número 192. Contudo, a Coordenadora Regional do SAMU, Alda Lúcia, da V GERES, pede responsabilidade no uso do serviço, evitando ligações desnecessárias e trotes, impedindo o atendimento a quem realmente precisa. “O trote é um crime, você pode tirar a vida de alguém achando que ligar para o SAMU é uma brincadeira.” – Alerta a coordenadora.

UPA-E e Audiência Pública – O Secretário de Saúde, Dr. Antônio Figueira, logo após a implantação do SAMU Regional, comandará uma Audiência Pública na qual serão apresentadas estatísticas do programa Pacto pela Saúde. O encontro acontece às 9h30min, no auditório da Codeam.

Está programada para o horário da tarde, uma reunião com prefeitos, secretários de saúde e outras autoridades sobre a abertura e funcionamento da UPA-E, que será inaugurada em breve em Garanhuns. A reunião será coordenada também pelo Secretário Antônio Figueira.

Deixe um comentário