Ibope: Dilma tem 38%; Aécio, 22%; e Eduardo, 8%

A primeira pesquisa Ibope sobre a sucessão presidencial após a oficialização das candidaturas, divulgada na noite desta terça-feira, apontou a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), com 38% das intenções de voto. O tucano Aécio Neves vem em segundo, com 22%, e o candidato do PSB, Eduardo Campos, aparece com 8% das intenções de votos.

Também foram citados na pesquisa o nome do PSDC, Pastor Everaldo, com 3%; Luciana Genro (PSOL), Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge, com 1% cada. A soma das citações dos candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) atinge, juntos, 1% das intenções de voto.

De acordo com o instituto, não há um quadro definido sobre a segunda etapa da disputa, por isso foram feitas simulações do segundo turno. No primeiro cenário, a presidente Dilma aparece com 41% das citações, contra 33% de Aécio Neves. No outro cenário, a presidente Dilma permanece com 41%, contra 29% do ex-governador Eduardo Campos.

A pesquisa também aferiu o nível de rejeição de cada um dos candidatos. A que aparece em primeiro lugar nesse quesito é a presidente Dilma, com 36%, seguida por Aécio, com 16; Pastor Everaldo, com 11%; Zé Maria, com 9%; Eduardo Campos, Eymael e Levy Fidelix, com 8%; Luciana Genro, Mauro Iasi e Rui Costa Pimenta, com 6% e Eduardo Jorge, com 5%

O levantamento do Ibope foi feito entre os dias 18 e 21, quando foram ouvidos 2.002 eleitores de 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.

Deixe um comentário