Armando e Câmara: lado a lado, mas não falam


Os jornalistas que viajaram 570 km para cobrir a Missa do Vaqueiro em Serrita com a intenção de registrar o reencontro dos candidatos a governador Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB), adversários que polarizam a disputa, saíram frustrados. Armando e Câmara acompanharam o ato religioso na mesma tenda, quase lado a lado, mas não se cumprimentaram em nenhum instante.

Câmara foi o primeiro a chegar por volta das 10 horas ao lado do governador João Lyra Neto (PSB) e do candidato a senador, Fernando Bezerra Coelho. Atravessaram em comitiva o pátio do Sítio das Lages, local do evento, caminhando e cumprimentando as pessoas e em seguida ocuparam a área reservada para autoridades.

Armando chegou uma hora depois em companhia do senador Humberto Costa (PT) e se dirigiu à mesma tenda em que já estavam os candidatos da Frente Popular. Mas, embora tenha ficado quase ao lado de Câmara, separado por apenas cinco pessoas, entre os quais o governador, não foi até Câmara cumprimentá-lo.

O trabalhista se comportou como se não tivesse tomado conhecimento da presença do adversário. A missa durou duas horas. Ambos assistiram levando sol na cara. Armando usou um chapéu de palha para se proteger do sol causticante de 40 graus. Câmara preferiu recorrer a protetor de sol, tanto ele como Lyra e Bezerra.

A Imprensa ainda alimentava a expectativa de que os candidatos iriam se cumprimentar no final da missa. Mas quando Dom Magnus, bispos da Diocese de Salgueiro, encerrou a celebração dando a benção aos cristãos, notadamente os vaqueiros, Câmara também ignorou Armando e saiu à francesa, sem cumprimentá-lo.

Câmara acompanhou o governador até o palco montado para a cerimônia religiosa, mas preferiu aguardar fora para não ser acusado de tirar proveito político. Foi o tempo de Lyra receber uma homenagem especial da organização do evento, ganhando um autêntico chapéu de couro das mãos do bispo.

Por ser ano eleitoral, a Missa do Vaqueiro atraiu um grande número de políticos, principalmente candidatos proporcionais, que disputam as eleições para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Prefeitos de toda região do Alto Sertão também foram vistos, uns ao lado de Câmara, outros com Armando.

Anfitrião, o prefeito de Serrita, Carlos Cecílio (PSD), deu a Armando e Câmara o mesmo tratamento, até porque, segundo ele próprio revelou, ainda não decidiu qual candidato apoiar, mesmo faltando apenas dois meses para a eleição. “Estou indeciso”, disse Cecílio, ao lado de Armando, com quem conversou bastante durante a missa.

Informações: Blog do Magno

Deixe um comentário