Integração Nacional vai implantar Centro de Referência do Projeto São Francisco

O Ministério da Integração Nacional e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram, nesta quinta-feira, acordo de cooperação técnica para criação do Centro de Referência Cultural e Ambiental (CRCA) do Projeto São Francisco. O espaço vai abrigar projetos e exposições de bens arqueológicos, além de vestígios da fauna e da flora encontrados na área do empreendimento.

Com sede no município de Salgueiro (PE), em função da localização do sítio mais representativo encontrado, o objetivo principal do Centro de Referência é apresentar o Projeto de Integração do Rio São Francisco e sua relevância econômico-social, reunindo e exibindo os patrimônios resgatados representativos da cultura e da paisagem da região. “Todos os achados arqueológicos e paleontológicos, toda a cultura da região será valorizada e disseminada neste centro de referência”, garantiu José Machado, assessor especial responsável pelo projeto no Ministério da Integração Nacional. Segundo Machado, a expectativa é de que o centro também contribua com o debate sobre os benefícios da obra e as relações com o desenvolvimento regional.

No CRCA do Projeto São Francisco, o visitante será convidado a conhecer a paisagem, a história da ocupação e o patrimônio cultural do território. Nesse espaço interativo, também serão apresentadas as pesquisas realizadas na região e os trabalhos desenvolvidos pelos programas ambientais do Projeto São Francisco, universidades e centros de pesquisas.

Está prevista também a criação de uma rede cooperativa com as 17 cidades da área de influência do Projeto São Francisco, além de parcerias com instituições de ensino e circuito turístico regional. O objetivo é explorar os espaços culturais destinados a receber as exposições itinerantes da sede do CRCA, que poderão agregar suas culturas locais. “A ideia é que o Centro de Referencia Cultural e Ambiental se torne a cabeça de uma rede de outros pequenos centros. Devemos fortalecer a cultura do sertão brasileiro”, disse a diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Célia Corsino.

A partir de agora, Ministério da Integração e Iphan vão definir um cronograma de trabalho para elaboração do termo de referência do projeto básico de arquitetura do Centro. Até o final deste ano, deverá ser lançado o edital de licitação para contratação do projeto arquitetônico-urbanístico do empreendimento.

Deixe um comentário