Arcoverde também realiza protesto

Em clima de entusiasmo e grande desejo de mudança, cerca de 700 pessoas marcham, no final da tarde desta quinta-feira (20). pelas avenidas Capitão Arlindo Pacheco, Antonio Japiassu e Praça da Bandeira, um dos principais corredores de circulação do município.

Apesar do anúncio da redução das tarifas de ônibus em Recife, Rio e em São Paulo e em várias outras cidades do País os manifestantes não desistiram. O ato programado começou às 17h em frente a Praça Mãe Rainha. A mobilização foi organizada com apoio dos centros acadêmicos da AESA/CESA e UPE, escolas, servidores públicos, MST, profissionais liberais e outros representantes da sociedade civil, mas, foi através das redes sociais que o protesto ganhou corpo.

Nas mãos dos participantes, cartazes com diversas mensagens, entre elas, frases de efeito desfavoráveis à redução de R$ 0,10 nas tarifas de ônibus e visões contrárias a proposta de cura para homossexuais, melhor transporte público, melhor atendimento no Hospital Regional de Arcoverde, contra a PEC 37, por investimento na educação, emprego e pedem uma série de outras coisas. Em alguns momentos a passeata foi interropida com gritos de “aí fora”, por que alguns integrantes de partidos que fazem oposição ao governo municipal tentaram participar da manisfestação levando faixas de cunho político partidário. Como estava no final do expediente alguns comerciários sairam das lojas e participaram da manifestação.

Fogos de artifício e instrumentos musicais como apitos foram utilizados para chamar a atenção da sociedade. Com o rosto pintado nas cores brasileiras, um grande número de jovens entoava o hino nacional e utilizam megafones para expor os motivos da participação.

A manifestação paralisou as ruas do município por onde passou, mas sempre acompanhado de perto pela Policia Militar. Em um esforço para frear atos de vandalismo o que os próprios organizadores reforçaram, nas redes sociais, o caráter pacífico da passeata.  Por isso nenhum incidente foi registrado durante a caminhada.

Na chegada a Praça da Bandeira onde aconteceu a abertura do São João de Arcoverde na noite de ontem (20) os manifestantes ficaram sentados no chão em forma de protesto. No camarote oficial a prefeita Madalena Brito recebeu um flor branca dos estudantes.  Primeiro a se apresentar o cantor Chambinho do Acordeon cantou o hino nacional, num momento de muita emoção na abertura do São João.

O movimento que começou em São Paulo por conta do aumento das tarifas de ônibus se espalhou pelo Brasil com outros tons.

Informações: Darcio Rabelo

Deixe um comentário