Pernambuco tem a menor evasão no ensino médio

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Os alunos das escolas estaduais de Pernambuco são os que menos desistem de estudar durante o ensino médio. É que o Estado tem o menor índice de abandono escolar do País neste nível de educação. De acordo com o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), 5,2% dos jovens matriculados no ensino médio de colégios estaduais pernambucanos largaram os estudos em 2013. O índice é o menor do Brasil, cujo percentual total é de 9,3%.

Em sete anos, Pernambuco passou da penúltima para a primeira colocação no ranking das menores taxas estaduais de abandono escolar do ensino médio. Em 2007, o Estado tinha a segunda pior avaliação do País (26ª colocação), com uma taxa de 24%. Nos anos seguintes teve uma melhora gradativa. Em 2011, já figurava na 11ª posição com taxa de 11,3%. Entre 2012 e 2013, pulou da quinta para a primeira colocação, passando de 8,4% para 5,2%. O índice atual supera até as médias regionais e a federal. A boa avaliação ainda reflete na taxa de aprovação dos alunos. Segundo o Inep, 84% desses estudantes concluíram as turmas finais da educação básica com sucesso em 2013. O índice também é o melhor do Brasil, cujo percentual de aprovação é de 78%.

Para o secretário de Educação de Pernambuco, Ricardo Dantas, o avanço é fruto de um conjunto de projetos que vêm sendo desenvolvidos para melhorar o ensino público. “As escolas estaduais estão cada vez mais atrativas, com melhorias na infraestrutura e na qualidade do ensino. Além disso, temos várias ações pedagógicas que facilitam o aprendizado e motivam os alunos a ter boas notas, como o uso de robótica nas aulas de ciências e o programa de intercâmbio Ganhe o Mundo”, acredita. A aluna do Ginásio Pernambuco Ingrid Santos, 17, concorda com o secretário. “A escola me motiva a estudar, principalmente agora no 3º ano. Ganhamos livros novos e temos aulões e simulados preparatórios para o vestibular. Além disso, os professores estão sempre nos cobrando”, conta.

A melhora no índice de abandono escolar é a segunda conquista da educação de Pernambuco neste mês: o Estado registrou o maior avanço no ensino médio na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, divulgada há 15 dias. “É um excelente resultado que só confirma a avaliação do Ideb. Se a escola está melhor, é natural que o aluno queira continuar nela e concluir os estudos”, declara Dantas.

No ensino fundamental, no entanto, o quadro é outro. Mesmo com um índice de abandono escolar menor que o do ensino médio (3,5%), as escolas estaduais ocupam só a 17% colocação do ranking deste nível de ensino. O secretário afirmou que o percentual é bom mesmo assim, mas vai trabalhar em parceria com os municípios para melhorá-lo.

Deixe um comentário