Pesquisa: Paulo Câmara cresce em todas as regiões. Já Armando cresce na Zona da Mata e Agreste

O ex-secretário e candidato ao governo de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) melhorou seu desempenho, no quesito intenção de votos, em todas as regiões do estado. O socialista saiu dos 35% no Grande Recife, divulgado na pesquisa do Ipespe na segunda-feira passada (15), para os atuais 47%. Na Zona da Mata, Câmara saiu de 31% para 43%. No Agreste, foi de 36% para 41%. O bom desempenho também foi no Sertão do São Francisco, de 29% para 35%, e no Sertão, de 24% para 29%.

Já o senador licenciado e candidato do PTB, Armando Monteiro Neto, caiu em três regiões. O trabalhista, no levantamento anterior, tinha 31% das intenções no Grande Recife, agora tem 25%. Já no Sertão do São Francisco tinha 40%, ficando com os atuais 29%. Outra perda foi no Sertão, caindo de 55% para 46%. O candidato, no entanto, melhorou seu desempenho em duas regiões: na Zona da Mata e no Agreste.

No levantamento divulgado na última segunda-feira (15), Armando tinha 22% do eleitorado da Zona da Mata. Na nova rodada da pesquisa, divulgada nesta segunda (22) pelo Diario, o candidato ficou com 28%. No Agreste, Armando cresceu sete pontos, saindo dos 32% para os atuais 39%. Ou seja, destas regiões, Armando só vence o adversário no Sertão de Pernambuco.

A Região Metropolitana do Recife é a mais densa em termos de população (40% do eleitorado); enquanto que o Sertão representa a segunda menor densidade (12%). Se o Sertão e o São Francisco for agrupado, Armando fica com a maioria, com 40% das intenções de votos lá.

Metodologia – A pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diario, foi realizada entre os dias 18 e 19 de setembro. Foram ouvidas 2 mil pessoas representativas do eleitorado do estado, por mesorregiões, segundo cotas de sexo, idade e localidade de moradia. As entrevistas, face a face, aconteceram em 59 municípios. A margem de erro possível para os resultados apresentados é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, calculada dentro de um intervalo de confiança de 95,45%.

Os resultados que não totalizem 100% são em decorrência de arredondamentos ou de múltiplas alternativas na resposta. A pesquisa Ipespe foi registrada no TRE sob o protocolo nº PE-00027/2014 e no TSE sob o protocolo nº BR-00734/2014.

Deixe um comentário